Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
26Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Genero e Violencia Domestica

Genero e Violencia Domestica

Ratings: (0)|Views: 3,731 |Likes:
Published by Domingos Bihale
This document is a result of my own essay on gender relations and domestic violence. It describes the diferences between gender and sex, and issues the social factors boost the iniqualities in distribution of power, authority, resources and other benefits among men and women in society.
This document is a result of my own essay on gender relations and domestic violence. It describes the diferences between gender and sex, and issues the social factors boost the iniqualities in distribution of power, authority, resources and other benefits among men and women in society.

More info:

Published by: Domingos Bihale on Jul 01, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/06/2013

pdf

text

original

 
Universidade Eduardo Mondlane
Faculdade de Letras e Ciências SociaisDepartamento de Sociologia
 Mestrado em Sociologia Rural e Gestão de Desenvolvimento
Modulo 5: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA
A Estratificação do Género e a Violência Doméstica:Um olhar sobre o contexto moçambicano
Domingos Elias Bihale
Ensaio elaborado paraefeitosde Ava
liação do Módulo de Fundamentos de Sociologia
 
Maputo, Abril de 2009
 
 
Resumo
O presente ensaio estuda a relação existente entre a estratificação do género e a violênciadoméstica e faz uma reflexão sobre essa relação na sociedade moçambicana. Discute igualmenteos conceitos de género e de violência dostica e analisa como as representações sociais sobre ogénero e as relações entre os géneros na instituição família contribuem para ocorrência daviolência doméstica, com vista a compreender as motivações da violência doméstica. Aestratificação de género existe quando os homens e as mulheres em uma sociedade recebemefectivamente parcelas desiguais de dinheiro, poder, autoridade, prestígio e outros recursos e ésustentada pelos ciclos de socialização, que reforçam mutuamente pela identidade de género. Aanálise é feita com base na perspectiva sociológica marxista. Na perspectiva marxista, aviolência doméstica é um conflito social resultante de oposição de interesses entre os homens eas mulheres e expressa dinâmicas de poder/afecto, nas quais estão presentes relações dedominação – subordinação. A luta pela igualdade de género na sociedade moçambicana encontramuitas vicissitudes na tradição, em nome da qual se mantém, ainda, rígidos padrões deautoridade e dominação masculina.
Palavras-chave
: Desigualdade Social. Estratificação do género. Violência Doméstica.
Abstract
This essay studies the relationship between the gender stratification and domestic violence and reflects on this relationship in Mozambican society. Also discusses the concepts of gender and domestic violence and examines how the social representations of gender and relations betweenthe sexes in the family institution contribute to the occurrence of domestic violence, tounderstand the motivations of domestic violence. The gender stratification exists when men and women in an unequal society actually receive parcels of money, power, authority, prestige and other resources and is supported by cycles of socialization, that reinforce the identity of gender.The analysis is based on the Marxist sociological perspective. In the Marxist perspective,domestic violence is a social conflict due to opposition of interests between men and women and expresses the dynamics of power / affection, which are present relations of domination -subordination. The struggle for gender equality in the Mozambican society is in manyvicissitudes tradition, in the name of which remains, still, rigid patterns of male domination and authority.
 Keywords
: Social inequality. Gender Stratification. Domestic Violence.
 
 
Introdução
A luta pela igualdade do género está a assumir uma evolução incontornável na sociedademoçambicana, constituindo, portanto, uma política generalizada no seio das instituições tais como afamília, o governo, a educação, a saúde, a ciência, entre outras. Entretanto, a luta pela igualdade dogénero não é encarada da mesma forma. Enquanto no governo, na educação, na saúde e na ciência, aluta pela igualdade do género tem merecido um apoio expressivo, na família causa conflitos que porvezes atingem um carácter violento. Assim, à medida que o género feminino vai conquistando o seuespaço na sociedade, reporta-se muitos casos de violência doméstica, o que faz levantar a seguintequestão: de que forma a luta pela igualdade do género contribui para o agravamento da violênciadoméstica?A violência doméstica não é, infelizmente, um problema dos nossos dias, assim como não é umproblema especialmente nacional. Muito pelo contrário, a sua prática atravessa os tempos, e ofenómeno tem características muito semelhantes em países cultural e geograficamente distintos. EmMoçambique cresce o debate em volta deste fenómeno em consequência do aumento dos casos. Nocontexto multicultural como é o de Moçambique, as motivações da violência doméstica podem serdiversas. Não obstante a diversidade, a luta pela igualdade de género afigura-se como uma dasprincipais motivações. Portanto, é importante estudar as relações do género para compreender asmotivações da violência doméstica na sociedade moçambicana.Com o presente trabalho se pretende, em geral, estudar a relação existente entre a estratificação dogénero e a violência doméstica na sociedade moçambicana e, especificamente, visa discutir oconceito de género e de violência doméstica; analisar como as representações sociais sobre o géneroe as relações entre os géneros na instituição família contribuem para ocorrência da violênciadoméstica e compreender as motivações da violência doméstica. O trabalho se desenvolve com baseem pressupostos de que os esforços para reduzir o fosso de diferenciação entre homens e mulheresem termos de características culturalmente definidas e status na sociedade moçambicana contribuempara ocorrência da violência doméstica e que a violência doméstica ocorre quando as mulheresreivindicam os seus direitos sobre os papéis, a economia, o poder, autoridade, o prestígio, e outrosno seio familiar, facto percebido pelos homens como uma ameaça contra à sua posição dominante.Em primeiro lugar faz-se uma discussão teórica da estratificação do género e da violência doméstica.Em seguida discute-se os conceitos de estratificação do género e de violência. Depois estabelece-se arelação entre a estratificação do género e a violência doméstica. A seguir, reflecte-se sobre o géneroe a violência doméstica na sociedade moçambicana, para depois tecer as considerações finais.

Activity (26)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ernesto Calisto Braimo added this note
gostaria de saber teorias neomarxista no contexto mocambicano.
Sagrada Djive added this note
gostaria de saber mais sobre a violencia domestica sobre a crianca e o adolescente
bebelote23 liked this
Helena Tepa liked this
nhamututo7946 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->