Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
30Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Fichas de Autoavaliacao DICAS

Fichas de Autoavaliacao DICAS

Ratings:

4.84

(32)
|Views: 3,708|Likes:
Published by Ricardo

More info:

Published by: Ricardo on Jul 01, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/11/2011

pdf

text

original

 
FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHODOCENTE DOS 1º, 2º E 3º CICLOS E DO ENSINO SECUNDÁRIOAUTO-AVALIAÇÃO1 Como avalia o cumprimento do serviço lectivo e dos seus objectivosindividuais estabelecidos neste âmbito?
No início do ano lectivo, a nível da componente lectiva foram-me atribuídas X turmas,num total de X alunos. A nível da componente não lectiva/horas supervenientes,foram-me atribuídas X horas na Biblioteca/Ludoteca/Apoio PedagicoAcrescido/Desporto Escolar/...Fui assíduo/a, tendo cumprido integralmente o serviço que me foi distribuído.
2 Como avalia o seu trabalho no âmbito da preparação e organização dasactividades lectivas? Identifique sumariamente os recursos e instrumentosutilizados e os respectivos objectivos.
Preparei e organizei as actividades lectivas, elaborando as planificações, quer com omeu grupo disciplinar, em Departamento, quer individualmente, de acordo com arealidade sócio-cultural das minhas turmas.Recursos: quadro, manual, retroprojector, quadro interactivo, materiais autênticos (nocaso das Línguas), pesquisa informática, de enciclopédias, de dicionários, leitor deCD...Instrumentos: Fichas diagnóstico, fichas informativas e formativas..., todo o tipo demateriais facilitadores e potenciadores da aprendizagem para os alunos e que meforam permitindo uma melhor adequação da minha prática lectiva, no tratamento eexplicitação dos conteúdos.
3 – Como avalia a concretização das actividades lectivas e o cumprimento dosobjectivos de aprendizagem dos seus alunos? Identifique as principaisdificuldades e as estratégias que usou para as superar.
As estratégias levadas a cabo, a fim de que eu cumprisse os meus objectivos e que seprenderam com o desenvolvimento das competências necessárias dos meus alunos,foram diversificadas, ao longo do ano lectivo. Estas centraram-se na promoção dopapel activo dos alunos, a fim de que eles sentissem a sua co-responsabilidade naconstrução do seu processo de aprendizagem, tendo valorizado muito a organização emétodo de trabalho. Como já referi no ponto 2, fui atento/a às necessidades dos meusalunos, tendo utilizado diferentes recursos e instrumentos facilitadores e motivadoresda aprendizagem. Também solicitei aulas de Apoio Pedagógico Acrescido (os serviços
1
 
SPO...), para os alunos que apresentaram mais dificuldades e tentei que os alunos semobilizassem para a participação nas actividades levadas a cabo pela escola.
4 – Como avalia a relação pedagógica que estabeleceu com os seus alunos e oconhecimento que tem de cada um deles?
Tentei sempre estabelecer uma relação pedagógica baseada no princípio de aprender a aprender, na reciprocidade de responsabilidades, a fim de que os alunos gostassemde estar na escola a trabalhar. Fui, também, estabelecendo sempre uma articulaçãoestreita com as regras a cumprir, a fim de que os alunos as interiorizassem e asaplicassem, exercendo, desta forma, a cidadania, utilizando o princípio de aprender aviver com os outros.
5 – Como avalia o apoio que prestou à aprendizagem dos seus alunos?
O apoio prestado aos alunos foi muito positivo, tendo em conta que todos os recursose instrumentos utilizados permitiram a diversificação de estratégias que visavam osucesso. Também prestei um apoio mais individualizado sempre que necessário. Anível da relação escola/família, tentei envolver os Encarregados de Educação,informando-os ou solicitando o seu apoio, através da caderneta escolar, sempre queas atitudes dos alunos o justificavam.
6 Como avalia o trabalho que realizou no âmbito da avalião dasaprendizagens dos alunos? Identifique sumariamente os instrumentos queutilizou para essa avaliação e os respectivos objectivos.
Tive como referência quer os Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento, quer osCritérios de Avaliação definidos pelo meu Departamento. Assim, procedi à avaliaçãodiagnóstica, formativa e contínua, à medida que ia trabalhando os diferentesconteúdos e à avaliação sumativa, no final de cada período. Os instrumentos utilizadosforam os referidos no ponto 2, tendo valorizado a organização e métodos de trabalho,com especial relevo para o caderno diário.
7 – Identifique a evolução dos resultados escolares dos seus alunos. Avalie oseu contributo para a sua melhoria e o cumprimento dos objectivos individuaisestabelecidos neste âmbito.
No início do ano lectivo, a turma X apresentava X Planos de Acompanhamento e Xalunos com dificuldades na minha disciplina. Através das estratégias levadas a cabo, Xalunos conseguiram recuperar e desenvolver as competências necessárias para o seunível de ensino. Contudo, X alunos não conseguiram desenvolver as competênciasnecesrias, apesar de todos os esforços que desenvolvi e que se encontram
2
 
registados em actas de Conselho de Turma e de Departamento, ao longo do anolectivo.
-
Provas de Aferição
-
Exames NacionaisOs resultados obtidos pelos alunos na avaliação externa foram ao encontro da internaque realizei ao longo do ano lectivo... ou não.
8 Como avalia a sua participação e o seu contributo para a definão econcretização de estratégias para a prevenção e redução do abandono escolar eo cumprimento dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito? Nasua aprecião identifique sumariamente as acções e iniciativas quedesenvolveu.
Para a prevenção e redução do abandono escolar, por um lado, informei de imediatoas ausências sistemáticas de determinado(s) aluno(s) às entidades competentes. Asaber: Director/a de Turma e Encarregados de Educação, através da cadernetaescolar do aluno. Por outro lado, tentei dialogar com os alunos, sempre que surgia aoportunidade, sobre a importância da escola nas suas vidas, a fim de que elesdesenvolvam as suas expectativas face à mesma.
9 – Como avalia o seu contributo para a vida da escola e em particular a suaparticipação nos projectos e actividades previstos ao nível daescola/agrupamento e da turma (designadamente, no 1º ciclo, na supervisão dasactividades de enriquecimento curricular)? Identifique as actividades quedinamizou e/ou em que participou.
A nível das actividades levadas a cabo nesta escola, trabalhei com os meus alunos,levando-os a participarem nelas activamente. Também colaborei com os meus colegasespontaneamente e/ou quando solicitado/a, quer na planificação quer na suarealização.Dinamizei...Participei...
10 Como avalia a sua participação nas estruturas de orientação educativa enos órgãos de gestão e o contributo que deu para o seu funcionamento?
Estruturas de orientação educativa: Conselhos de TurmaÓrgãos de Gestão (intermédia): DepartamentosEm Departamento, participo sempre na discussão inerente às nossas práticas lectivas(planificações, Critérios de Avaliação, definição de estratégias...), bem como naplanificação de actividades.
3

Activity (30)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Vitor Cabral liked this
Clara Rodrigues liked this
Clara Rodrigues liked this
Manuel Marques liked this
lennas liked this
profana1 liked this
maisumprof liked this
chinitapt liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->