Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
99Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Tipos de soldas

Tipos de soldas

Ratings:

1.0

(1)
|Views: 30,376 |Likes:
Published by Gean Soares

More info:

Published by: Gean Soares on Jul 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/20/2014

pdf

text

original

 
Soldagem a arco gasoso com tungstênio (GTAW ou TIG)
Este é o processo mais amplamente usado devido a sua versatilidade e alta qualidade bemcomo a aparência estética do acabamento da solda. A capacidade de soldar em baixacorrente e portanto entrada de pouco calor, mais a capacidade de adicionar o arame deadição necessária, é ideal para materiais finos e a raiz corre em um dos lados da soldagemde chapa e tubo, mais grossa. O processo é facilmente mecanizado e a habilidade parasoldar com ou sem o arame de adição (solda autógena) faz deste processo a soldagemorbital do tubo.O argônio puro é o mais popular gás protetor, porém o argônio rico de misturas com aadição de hidrogênio, hélio ou nitrogênio é também empregado em finalidades específicas.Sendo empregada a soldagem lateral simples com proteção de gás inerte em baixo docordão de solda evita-se a oxidação e a perda da resistência a corrosão.
Soldagem a arco de plasma (PAW)
Ë uma derivação do processo TIG envolvendo a construção de um sistema de bocal queproduz um arco de plasma transferido concentrado e estreito com características depenetração profunda.Usado principalmente num sistema mecanizado com alta velocidade e alta produtividade éuma solda autógena onde é necessário uma junta de topo de conto vivo com espessura deaté 8mm. É necessário uma combinação de PAW/TIG e arame de enchimento paraassegurar uma junta de topo de canto vivo mais grosso com perfil pleno na superfície dasolda. Para espessuras maiores que 10mm emprega-se a preparação de raiz da solda PAWcom V parcial seguido de junta de enchimento multi passo. É necessário a proteção com gásargônio para manter a resistência à corrosão de baixo do cordão.
Soldagem a arco com eletrodo revestido (SMAW ou MMA)
É de operação manual e é o mais antigo dos processos a arco, os eletrodos MMA são de usocomum devido a sua flexibilidade adaptando se a uma ampla faixa de materiais a seremsoldados.Os tipos de eletrodos revestidos são produzidos para dar as características de performanceque os tornam adequados para diferentes aplicações em soldagem.O mais amplamente usado, o eletrodo revestido rutílico produz um arco com transferênciarápida de metal de adição em forma de “spray”, auto remoção da escoria e um perfil desolda finamente ondulada e estético. Será necessário o mínimo de esmerilhamento póssolda. É principalmente usado em posição descendente quando é produzido cordão e soldade topo. Os eletrodos com este tipo de revestimento pode ser usado na posição mas estalimitado a sua aplicação e dimensão ou seja no máximo 3,2mm.Os eletrodos com revestimento básico produz solda de maior integridade com relação amicro inclusões e poros devido a gases e são extremamente vantajosos para um conjuntofixo soldado de tubos. A remoção de escória e perfis de solda não são considerados comovantagem dos tipos rutilicos.Os eletrodos revestidos especiais são produzidos para aplicações específicas: por ex.:soldagem vertical descendente e descendente de alta recuperação. Os eletrodos sãofabricados em dimensões na faixa de 2,5 a 5,0mm de diâmetro (os aços 308L, 347 e 316Lsão também fornecidos nos diâmetros de 1,6 e 2mm)

Activity (99)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Alinny Kelly added this note
Se um tanque de combustível inflamável fosse identificado com um vazamento, que tipo de solda eu usaria?
Izabel Cristina liked this
profcm liked this
aulas liked this
Aline França liked this
aulas liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->