Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
11Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
MEDIAÇÃO NA SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO - A Melhor Solução Para os Filhos

MEDIAÇÃO NA SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO - A Melhor Solução Para os Filhos

Ratings: (0)|Views: 1,544 |Likes:
Published by aldaferreira
Mediação na Separação e Divórcio - A melhor solução para os Filhos
Mediação na Separação e Divórcio - A melhor solução para os Filhos

More info:

Published by: aldaferreira on Jul 06, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/08/2013

pdf

text

original

 
Mediação na Separação e Divórcio
A melhor solução para os filhos
Alda de Fátima Tomás Ferreira
1
 
Mediação na Separação e Divórcio
A melhor solução para os filhos
Alda de Fátima Tomás Ferreira
 A mediação é, em primeiro plano, vontade: Uma vontade de abrir caminhos, de construir  pontes, de estabelecer ligações onde elas não existem, permitindo que as pessoas ou grupos seunam, permitindo também que um ser encontre o caminho de si próprio”.
Jean François Six
 
Sumário
:
RESUMO
;
INTRODUÇÃO
;
MEDIAÇÃO NA SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO: a) O Casalna Mediação, b) Os Filhos na Mediação; VANTAGENS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR; FUNÇÕES ECARACTERÍSTICAS DO MEDIADOR; CONCLUSÃO; BIBLIOGRAFIA.
 
RESUMO
 
O presente trabalho tem como objectivo reflectir sobre a mediação como forma deajudar os “
 pais a continuarem a ser pais
” após a separação, que quase sempre causasofrimento aos filhos, porque a separação é, não só para os pais, mas também para ascrianças, uma transição de vida e consequentemente um processo de luto e dereadaptação às mudanças que surgem na família.Nestes casos, a mediação procura que o casal construa um divórcio o menostraumatizante possível, facilitando a comunicação entre si e ajudando os pais a mantercom os filhos um relacionamento equilibrado, próximo, participativo e responsável, pois
 
Mediação na Separação e Divórcio
A melhor solução para os filhos
Alda de Fátima Tomás Ferreira
2
 os pais são os que conhecem o que melhor convém à dinâmica da sua vida familiar, e,por isso, na mediação trabalham em conjunto para chegarem a um acordo emconformidade com este princípio.Para tanto, a mediação auxilia os cônjuges a redefinirem os papéis enquanto paiscapazes de colaborar um com o outro para criar novas metas familiares, através de umprocesso de negociação a fim de evitar futuras disputas, responsabilizando os pais parauma participação activa e afectiva na educação e bem-estar dos seus filhos.Para que tal suceda, o recurso à mediação para resolver a dissolução conjugal é amelhor solução para os filhos, uma vez que o mediador, imparcial, actua no sentido deestimular os pais a colocarem de lado as suas amarguras sobre o relacionamentoconjugal, concentrando-se nas necessidades dos seus filhos, que também devem serabordados e considerados na mediação.Nestas circunstâncias, encara-se como um factor positivo a possibilidade das criançaspoderem ser ouvidas pelo mediador, desde que este esteja habilitado para fazer aentrevista. Com efeito, o mediador deve auxiliar a criança na compreensão dos factos ena expressão dos seus sentimentos diante da situação que está a viver. Todavia, épreciso explicar às crianças as razões da separação, de maneira condizente com suaidade e maturidade, o que facilitará a sua adaptação à separação dos pais.O mediador faz isso conduzindo a comunicação para que possa haver uma discussãoracional, onde todos possam ser ouvidos, incluindo as crianças, sem lhes atribuirresponsabilidade pelas decisões.Nestes termos, sem tomar partido e sem decidir pelo casal, o mediador tenta ajudaros pais a compreender as necessidades dos filhos visando o seu bem-estar, através deum relacionamento parental cooperativo. Ainda que, o mediador possa apresentarsugestões e ajudar o casal a formular planos de cuidado parental, o acordo final cabe aospais.A sua finalidade não é contribuir para a reconciliação do casal, mas ajudar asfamílias a resolver as questões relativas ao divórcio e fazer acordos bem sucedidos.
 
Mediação na Separação e Divórcio
A melhor solução para os filhos
Alda de Fátima Tomás Ferreira
3
 Todavia, o sistema não funciona para todos, assim, alguns casos precisam serdecididos em Tribunal. Contudo, para a maioria das famílias a mediação é a melhoralternativa para resolver os complexos problemas criados pelo divórcio.Quando os pais resolvem as controvérsias no Tribunal, a rispidez, a mágoa e adesconfiança entre eles são sempre exacerbadas pelo processo de litígio judicial. Namaioria dos casos, o ressentimento perdura por décadas e os filhos sofrem quando vêemos seus pais a discutirem no Tribunal. Os pais podem discutir por causa do dinheiro ouimóveis, mas não é benéfico para os filhos que eles discutam por causa deles.Sempre que possível, os conflitos que surgem durante e após o divórcio devem sersolucionados através de um mediador, pois as crianças conseguem adaptar-se muitomelhor ao divórcio dos pais quando a mediação substitui o litígio.Assim, recomenda-se aos pais divorciados que façam esforços para resolverem osseus problemas através da Mediação Familiar, antes de partirem para o processo judicial, altamente perturbador, longo e litigioso, o qual aumenta drasticamente oconflito parental e a desconfiança que se traduz directamente em problemas adicionaisde adaptação dos filhos.Para além desses benefícios emocionais para pais e filhos, os acordos mediados sãomenos onerosos que as lutas judiciais. Todavia, não significa que a mediação sejamágica na resolução das separações, as emoções são as mesmas, mas o mais importanteé que as partes procurem voluntariamente a mediação.

Activity (11)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Bruno Fonseca liked this
Michelle Schwab liked this
Sofia Colaço liked this
Monica Nove liked this
paulitchia6938 liked this
lindomatavel liked this
marisadoreta475 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->