Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Manual do Acólito Extraordinário

Manual do Acólito Extraordinário

Ratings: (0)|Views: 1,043 |Likes:
Manual para a formação litúrgica de Coroinhas cuja citação bibliográfica: GAMITO, José Aristides da Silva. Manual do Acólito Extraordinário. Conceição de Ipanema, 2009.
Manual para a formação litúrgica de Coroinhas cuja citação bibliográfica: GAMITO, José Aristides da Silva. Manual do Acólito Extraordinário. Conceição de Ipanema, 2009.

More info:

Published by: José Aristides da Silva Gamito on Jul 12, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/22/2013

pdf

text

original

 
4
CAPÍTULO IINTRODUÇÃO À NOÇÃO DE LITURGIA1.
 
1. Compreensão de Liturgia
Liturgia é um serviço. É um serviço que uma pessoa presta à comunidade de fé da qualparticipa, auxiliando-a na sua relação com Deus. Na língua grega, significa “serviço do povo”.A Igreja adotou a palavra para falar da
ação do povo reunido para expressar sua fé em Deus.
 A liturgia se expressa mediante palavras e gestos. Por isso, dizemos que a Liturgia é feitade sinais sensíveis, ou seja, sinais que chegam aos nossos sentidos (audição, tato, olfato,paladar, visão).A liturgia se expressa por meio da celebração da fé. Celebrar tem vários significados:festejar em massa, solenizar, honrar, exaltar, cercar de cuidado e de estima.O ser humano é naturalmente celebrativo. As pessoas facilmente se reúnem para celebraraniversários, vitórias esportivas, formaturas, batizados, casamentos, funerais etc. A liturgia émais uma das formas de celebração da vida, dos acontecimentos.Quando se fala em celebrações litúrgicas, está se referindo aos encontros de Deus com oseu povo reunido. Esses encontros se realizam mediante algumas condições que chamamosElementos Constitutivos
 
da celebração litúrgica. Assim como tudo na vida, a liturgia tem umcomportamento próprio.Os principais elementos que constituem
 
uma celebração litúrgica são seguintes: as pessoas,o comportamento, o lugar e o tempo.
1.2.
 
Pessoa, sujeito da Liturgia
Na liturgia, todos são sujeitos da celebração. Isso quer dizer que todo mundo celebra. Osministros são aqueles servem durante o desenrolar da celebração. Muitas vezes apenas opresidente da celebração que é chamado de celebrante.
 Assembleia:
São pessoas batizadas que se reúnem para celebrar.
  Ministros:
Há ministros ordenados - Bispo, Padres, Diáconos - e os ministros instituídos –Leitores e Acólitos. Há inúmeros outros ministros não ordenados, nem instituídos: ministrosextraordinários da eucaristia, ministros da palavra, ministros do batismo...e ministros para osvários serviços da celebração litúrgica.Durante a celebração, alguns fieis podem participar do altar, mas a participação deles não éimprescindível para que haja a celebração.Esses participantes podem ser:
 Ministros Extraordinários para a Comunhão Eucarística:
eles assistem o presidente dacelebração e auxiliam na distribuição do pão eucarístico, na celebração e levam a eucaristiaaos enfermos, presidiários ou pessoas idosas que não podem ir à igreja.
Comentarista:
é um sacerdote ou um leigo bem preparado que orienta os movimentos e asorações dos fiéis, durante a missa. Dialoga com a comunidade, fazendo breves comentáriosintrodutórios sobre as leituras, indica as posições e, em alguns lugares, dá avisos aos fiéis.
 Leitores:
exercem uma função da alta dignidade, pois anunciam a Palavra de Deus para toda aassembleia. Eles devem saber ler desembaraçadamente, a fim de poder transmitir aquilo queproclamam com o testemunho da vida.
 Acólitos:
assistem e ajudam o presidente da assembleia, prestando-lhe todos os serviçosnecessários.
Cantores:
eles devem fazer a assembleia rezar por meio do canto com todo o entusiasmo.
 
5
1.3.
 
Rito (Comportamento e linguagem)
Durante a celebração, a fala e o canto fazem parte da comunicação litúrgica. Há leiturasbíblicas, homilia, símbolos e gestos que expressam o que está sendo celebrado.
 Proclamação da Palavra de Deus:
Leitura de um trecho da Bíblia, escolhido para acelebração.
  Palavra da Igreja (Sermão Pastorial):
Explicação da palavra proclamada, homilia, e orações.
  Ações Simbólicas:
Ritos e símbolos mediantes os quais os fiéis entram em comunhão comDeus.
 Cantos:
Indispensável na celebração, os cantos expressam harmonia dos cristãos, unida pelamesma fé.
 
1.4.
 
Lugar
Todo acontecimento precisa de um lugar. Na liturgia, o templo, o altar e outras repartiçõesda construção também comunicam o ato celebrativo.
 Espaço:
Local da celebração, mas significa também
ocasião
para se reforçar os laços defraternidade, momento da organização e luta por melhores condições de vida, e ambiente dafesta humana
 .
1.5.
 
Tempo
O tempo ajuda a nos orientar para percebermos quando é hora de algum acontecimento. Aliturgia divide o tempo e, a cada parte, atribui um acontecimento da vida de Jesus e do Povode Deus.
Tempo
:
É a sucessão de horas do dia e da noite, e também o instante da graça de Deus: sãomomentos em que Deus, desde toda a eternidade, vai realizando seu plano de salvação nahistória humana.
 
 
6
CAPÍTULO IIO MINISTÉRIO DO ACÓLITO E OS DEMAIS MINISTÉRIOS2.1. História do nome
Para começo de conversa, os termos coroinha e acólito são a mesma coisa. Coroinha é onome popular dado ao acólito extraordinário. Chama-se extraordinário para se diferenciar doacólito (adulto) que é ordenado para a função. O coroinha é um auxiliar temporário e somenterealiza essas funções se o acólito ordenado não estiver presente na celebração. Mas nem porisso é menos importante dentro da Igreja. Geralmente, é um ministério reservado a crianças eadolescentes.Acólito significa “servidor, acompanhante”. É um ministério recebido tanto por pessoasque serão padres quanto por leigos (CDC, 230). Além de auxiliar nas funções que o coroinhatambém exerce, ele pode distribuir comunhão e expor o Santíssimo Sacramento (o pão). Apalavra coroinha é antiga. Os meninos faziam parte do coro, que cantavam certas partes damissa, eram chamados para auxiliar o presidente da celebração. Coroinha quer dizer “meninodo coro”. Inicialmente era somente o menino que poderia sê-lo. Em 1994, João Paulo IIautorizou também que as meninas servissem o altar. Porém, tal adoção deve ser confirmadapelo bispo local (RS, 47).A título de conclusão, no sentido próprio, coroinha e acólito são distintos. Portanto, aochamar o coroinha de acólito seria bom sempre acrescentar a palavra
extraordinário
.
2.1. Ministérios
Todas as funções e serviços realizados na Igreja são ministérios. Ministério significa issomesmo “serviço”. Portanto, quem trabalha na Igreja é um ministro (um servidor). Existemvários ministérios e eles são classificados de acordo com a escolha de quem serve. Há osministros ordenados que são bispos, presbíteros (padres) e diáconos. Eles recebem a ordempara exercer especificamente certas funções. Eles têm origem na Bíblia. Há os ministrosinstituídos, ou seja, escolhidos mais tarde por necessidade da Igreja: acólitos, leitores. E há osministros de fato, que cuidam dos outros ministérios: são todos leigos, entre eles estão oscoroinhas.Então, o acolitato é um ministério muito importante no dia a dia da vida paroquial. Eledeve ser encarado como um servidor do povo, um servidor da liturgia. Precisando, portanto,do consentimento da comunidade representada pelo padre, de formação específica e deresponsabilidade própria.
2.3. A função do coroinha
A função do coroinha é auxiliar o presidente da celebração no translado dos objetoslitúrgicos, e durante a liturgia eucarística. Nesse momento, ele auxiliará na entrega dos vasossagrados, servindo o vinho e o pão que serão usados na eucaristia. Sua ajuda também éindispensável na celebração dos demais sacramentos e ações litúrgicas. Isso segundo ocostume local e a ser combinado com o padre e os ministros extraordinários da eucaristia.
2.4. Identidade do coroinha

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
burotech liked this
muito bom gostei
naharacastro liked this
ocolibri liked this
cmconstant liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->