Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
141Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A Primeira e Segunda Guerra Mundial

A Primeira e Segunda Guerra Mundial

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 113,027|Likes:
Published by vieiranunes

More info:

Published by: vieiranunes on Jul 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/13/2014

pdf

text

original

 
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do séculoXX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavamextremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final doséculo XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processoneocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias,ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação daItália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas daGrande Guerra.Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrênciacomercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercadosconsumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações.Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corridabélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava searmar mais do que o outro.Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muitogrande. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena paraa Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês estava no ar,e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.O pan-germanismo e o pan-eslavismo também influenciou e aumentou o estadode alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir,em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo aconteciacom os países eslavos.
O início da Grande Guerra
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe doimpério austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). Asinvestigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérviochamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Oimpério austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação aocrime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Política de Alianças
Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde ofinal do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De umlado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro eAlemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a TrípliceEntente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros emedicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.
 
Desenvolvimento.
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldadosficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista depequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigosdestes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologiasbélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavamnas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
Causas da Primeira Guerra Mundial
Principais causas (motivos) que provocaram a Primeira Guerra Mundial:
- A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, geroumuitos desentendimentos entre as nações européias. Enquanto Inglaterra e Françaficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itáliativeram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Estedescontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi umdos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorare aumentar seus recursos.- No final do século do século XIX e começo do XX, as nações européias passaram ainvestir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões geravainsegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante deuma possibilidade de conflito armado na região;- A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercadosconsumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eramtomadas por determinados países ou empresas (com apoio do governo);- A questão dos nacionalismos também esteve presente na Europa pré-guerra. Alémdas rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra), havia o pan-germanismo e o pan-eslavismo. No primeiro caso era o ideal alemão de formar um grande império, unindoos países de origem germânica. Já o pan-eslavismo era um sentimento forte existentena Rússia e que envolvia também outros países de origem eslava.
Fim do conflito
Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância : a entrada dosEstados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois haviaacordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fatomarcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Osderrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estespaíses fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, suaindústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver àFrança a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dospaíses vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha,influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.
 
A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos,arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízoseconômicos.
Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)
Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial
Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos.Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou naEuropa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, naEuropa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. NaAlemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o territórioAlemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territóriosperdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado porBenito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites. Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica noinício da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluçõestomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmentena criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra,navios, tanques etc.)Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios paraterritórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas,uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e complanos de conquistas elaborados em comum acordo.
O Início
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu aPolônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Deacordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se doisgrupos : Aliados ( liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos ) e Eixo( Alemanha, Itália e Japão ).

Activity (141)

You've already reviewed this. Edit your review.
Jose Rubens added this note
cara..sensacional...me ajudo pra caralho na minha pesquisa..vcs são Fodas..Parabéns!!
1 hundred thousand reads
Jose Rubens liked this
Amanda Moser added this note
Isso é de maissssssss, esclareceu-m muitas coisas. Continuem assim...
Nykollas Matheus added this note
Gostei de mais,isso vai me ajuda muito,durante a minha vida !!!!!!
Tamires Barbosa de Souza added this note
ADOREI
1 thousand reads
1 hundred reads
Isso é de maissssssss, esclareceu-m muitas coisas. Continuem assim...
Yuri Wheeling added this note
muito bom valeu!!!!!!!!!!!!

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->