Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
2Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Física - óptica geométrica - questões de vestibulares de 2013

Física - óptica geométrica - questões de vestibulares de 2013

Ratings: (0)|Views: 2,272|Likes:
Published by japizzirani4064
Questões com respostas de física, óptica geométrica, de vestibulares do ano de 2013.
Questões com respostas de física, óptica geométrica, de vestibulares do ano de 2013.

More info:

Published by: japizzirani4064 on Oct 07, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/19/2014

pdf

text

original

 
 japizzirani@gmail.com
física
óptica geométrica
QUESTÕES DE VESTIBULARES2013.1 (1
o
semestre)2013.2 (2
o
semestre)
 
 japizzirani@gmail.com2
ÓPTICA GEOMÉTRICA
princípios e fenômenos ópticos
VESTIBULARES 2013.1
(PUC/RJ-2013.1) - ALTERNATIVA OFICIAL: D A uma certa hora da manhã, a inclinação dos raios solares é tal queum muro de 4,0 m de altura projeta, no chão horizontal, uma sombrade comprimento 6,0 m.Uma senhora de 1,6 m de altura, caminhando na direção do muro,é totalmente coberta pela sombra quando se encontra a quantosmetros do muro?a) 2,0 *d) 3,6b) 2,4 e) 1,1c) 1,5Obs.: Todas as alternativas estão corretas. A resposta seria só aalternativa D se a pergunta fosse: Qual máxima distância que a pes-soa pode se encontrar do muro e permanecer totalmente cobertapela sombra?(PUC/RJ-2013.1) - ALTERNATIVA: ANa Astronomia, o Ano-luz é definido como a distância percorrida pelaluz no vácuo em um ano. Já o nanômetro, igual a 1,0 × 10
−9
m, éutilizado para medir distâncias entre objetos na Nanotecnologia.Considerando que a velocidade da luz no vácuo é igual a3,0 × 10
8
m/s e que um ano possui 365 dias ou 3,2 × 10
7
s, podemosdizer que um Ano-luz em nanômetros é igual a:*a) 9,6 × 10
24
b) 9,6 × 10
15
c) 9,6 × 10
12
d) 9,6 × 10
6
e) 9,6 × 10
−9
(FEI/SP-2013.1) - ALTERNATIVA: BUm soldado rastejando em um campo horizontal avistou o topo deuma torre de rádio inimiga, sob um ângulo visual de 37º. Continuourastejando mais 10 m e observou o topo da torre sob um ângulo visu-al de 53º. Retornando a sua base, ele informou a seus superiores aaltura aproximada da torre. O que ele disse a seus superiores?Dados: sen 37º = 0,6; cos 37º = 0,8a) h = 15 m*b) h = 17 mc) h = 24 md) h = 37 me) h = 12 m(UERJ-2013.1) - RESPOSTA: y’ = 20 × 10
−3
mm = 20
µ
mUm jovem com visão perfeita observa um inseto pousado sobre umaparede na altura de seus olhos. A distância entre os olhos e o insetoé de 3 metros.Considere que o inseto tenha 3 mm de tamanho e que a distân-cia entre a córnea e a retina, onde se forma a imagem, é igual a20 mm.Determine o tamanho da imagem do inseto.(SENAI/SP-2013.1) - ALTERNATIVA: AUm gato sobe em uma árvore e seu dono fica observando-o a umadistância de 20 m da árvore. Enquanto observa o gato no topo daárvore o seu campo de visão forma um ângulo de 45° com a hori-zontal.20 m1,70 m45ºSabendo que o dono do gato mede 1,70 m, a altura da árvore a partir do solo é*a) 21,7 m. d) 18,3 m.b) 22,0 m. e) 20,0 m.c) 16,0 m.(IF/SP-2013.1) - ALTERNATIVA: DPara responder à questão de número 09, leia atentamente o textoa seguir.
Mecanismos do Eclipse
 A condição para que ocorra um Eclipse é que haja um alinhamentototal ou parcial entre Sol, Terra e Lua. A inclinação da órbita da Luacom relação ao equador da Terra provoca o fenômeno da Lua nascer em pontos diferentes no horizonte a cada dia.
 l i n h a  n o d a l
órbita da TerraLua nova passando pelonodo orbital: eclipse solar órbita da Lua
LuaTerra
órbita da Lua
LuaTerra
Lua cheia passando pelonodo orbital: eclipse lunar 
Se não houvesse essa inclinação, todos os meses teríamos umEclipse da Lua (na Lua Cheia) e um Eclipse do Sol (na Lua Nova).
( www.seara.ufc.br/astronomia/fenomenos/eclipses.htm Acesso em: 03.10.2012.)
 Abaixo vemos a Lua representada, na figura, nas posições 1, 2, 3 e4, correspondentes a instantes diferentes de um eclipse.
órbita da Lua
Lua
(1)(2)(3)(4)
Sol As figuras a seguir mostram como um observador, da Terra, pode ver a Lua. Numa noite de Lua Cheia, ele vê como na figura I.
(V)(IV)(III)(II)(I)
QUESTÃO 09
 Assinale a alternativa em que haja correta correspondência entre aposição da Lua, a figura observada e o tipo de eclipse.Lua naposiçãoFiguraobservadaTipo deeclipsea)1IIISolar parcialb)2IILunar parcialc)3ISolar total*d)4IVLunar totale)3VLunar parcial(UNICISAL-2013.1) - ALTERNATIVA: EO processo de enxergar um objeto está baseado no fenômeno da re-flexão da luz. Quando a bandeira de Alagoas é iluminada com a luzbranca (luz policromática) percebemos três faixas de cores distintas.Da esquerda para a direita temos vermelho, branco e azul. Comquais cores, respectivamente, da esquerda para a direita, veríamosa bandeira de Alagoas, se ela fosse iluminada apenas com luz mo-nocromática vermelha?a) Vermelha, branca e azul.b) Branca, branca e azul.c) Vermelha, vermelha e azul.d) Vermelha, preta e preta.*e) Vermelha, vermelha e preta.
 
 japizzirani@gmail.com3(SENAI/SP-2013.1) - ALTERNATIVA: AEm um açougue são usadas lâmpadas brancas para iluminar car-nes. Nas prateleiras de carne bovina, são usadas placas vermelhaspara apoiar etiquetas de nomes das carnes e etiquetas de preço. Ouso das placas vermelhas também pode ser justificado por elas*a) refletirem luz vermelha sobre a carne, podendo melhorar a apa-rência da carne.b) absorverem luz vermelha e refletirem outras cores, ajudando navisualização.c) absorverem luz vermelha, aumentando a incidência de luz brancana carne.d) refletirem luz branca sobre a carne, melhorando a qualidade dacarne.e) absorverem luz branca, ajudando a manter a temperatura da car-ne.(UEPG/PR-2013.1) - RESPOSTA: SOMA = 03 (01+02) A ótica geométrica estuda, em geral, os fenômenos relacionados àpropagação da luz e considera o raio luminoso como um ente geo-métrico. Sobre os princípios da ótica geométrica, assinale o que for correto.01) Raios de luz são segmentos de reta orientados que represen-tam, graficamente, a direção e o sentido de propagação da luz.02) Nos meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga emlinha reta.04) A trajetória dos raios luminosos depende do sentido do percur-so.08) Quando raios de luz se cruzam, ocorre o fenômeno da polariza-ção da luz.
VESTIBULARES 2013.2
(UNIFOR/CE-2013.2) - ALTERNATIVA: DDeseja-se calcular a altura de uma pirâmide regular de base quadra-da de lado 200 m, usando um bastão de 1 m de comprimento e quefica verticalmente no chão. Supondo que a sombra projetada pelosraios solares, ao incidirem sobre a face da pirâmide, é de um triân-gulo de altura 50 m e que, no mesmo instante, a sombra do bastãomede 1,25 m, a altura da pirâmide (em metros) é de:a) 250b) 200c) 150*d) 120e) 100(UFPR-2013.2/adaptado) - ALTERNATIVA: AConsidere as seguintes afirmativas a respeito de lentes e da ópticageral:1. A luz se propaga de forma retilínea num meio transparente e ho-mogêneo.2. O eclipse lunar ocorre quando a Lua está no cone de sombra daTerra quando esta é iluminada pelo Sol.3. As cores que observamos de um objeto não são característicassuas, mas sim da luz que o ilumina.4. Uma câmara escura de orifício projeta em seu interior uma ima-gem invertida. Assinale a alternativa correta.*a) As afirmativas 1, 2, 3, e 4 são verdadeiras.b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.(FEI/SP-2013.2) - ALTERNATIVA: DSobre os meios transparentes, opacos e translúcidos, podemos afir-mar que:a) No meio opaco, a luz atravessa o meio de forma desordenada.b) No meio transparente, a luz atravessa o meio de forma desorde-nada.c) O meio translúcido impede completamente a passagem de luz.*d) O meio opaco impede completamente a passagem de luz.e) No meio translúcido, a luz atravessa o meio de forma ordenada.(UFU/MG-2013.2) - ALTERNATIVA: DHá átomos que têm seus elétrons excitados pela luz, os quais sãoimpulsionados para um estado de energia mais alta, numa espéciede salto quântico “para cima”. Ao relaxar, os elétrons retornam àscamadas menos energéticas e fótons são emitidos, o que se verificana forma de luz visível. Certos materiais possuem um retardo entreo processo de excitação e de relaxação, uma vez que seus elétronspermanecem aprisionados em órbitas mais altas, mesmo que o pro-cesso de excitação seja removido, o que permite que continuem aemitir luz por algum tempo. Materiais que exibem esta propriedadecaracterizam-se por possuir a) polarização.b) fluorescência.c) incandescência.*d) fosforescência.(IF/SC-2013.2) - ALTERNATIVA: BNum período da tarde, a sombra de uma árvore foi medida, obtendo-se um comprimento de 10 metros, ao mesmo tempo em que Márcio,que mede 1,60 metros de altura, tinha uma sombra com 2 metrosde comprimento.
Imagem disponível em: www.dmm.im.ufrj.br .Acesso: 15 fev. 2013.
É CORRETO afirmar que a altura da árvore é:a) 10 metros. d) 9 metros.*b) 8 metros. e) 8,4 metros.c) 16 metros.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->