Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
23Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Treinamento de Professores Coletanea

Treinamento de Professores Coletanea

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 4,231|Likes:
Published by Karen
Paródia muito linda tirada do blog Mulheres Sud Online
Paródia muito linda tirada do blog Mulheres Sud Online

More info:

Published by: Karen on Jul 17, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/22/2013

pdf

text

original

 
Treinamento de professores 01
"Tema: barco, usando a escritura I Nèfi, sobre Néfi sendo chamado pelo Senhor paraconstruir um barco."Todas as mãos no convés": fizemos com que os professores escolhessem entre váriosmateriais alguns para construir um barco e fizemos uma relação disso com nossoschamados. Todas as coisas são possíveis para o Senhor. Se tivermos fé e o desejo desermos guiados por Ele, podemos fazer qualquer coisa, particularmente atingir os Filhosdo Pai Celestial pelos quais somos responsáveis. Tratamos de metas para asresponsabilidades como professores."Instrumentos de navegação": um barco possui coisas como Âncora, equipamento desegurança, bússola etc. para ajudar na navegação e assegurar uma ótima experiência.Relacionamos isto com as lições para nos assegurarmos de que os professores e osalunos tenham uma boa experiência.Pegamos uma lição futura do manual dos valorosos e a expandimos. Demos idéias sobrecomo envolvermos as crianças etc. Também demos 3 idéias que podem ser adaptadas para qualquer lição (cada professor recebeu estas 3 idéias prontas para usar em sala deaula. Por exemplo, dados e números de 1-12).Ensinamos 3 estratégias para manejo da sala de aula e 3 estratégias para disciplina nasala de aula."Homem ao mar!": esta parte foi dedicada à reativação. Foram usadas ótimas citaçõesde Autoridades Gerais e coisas que todos nós poderíamos fazer para ajudar a chegar nascrianças usando os canais apropriados."SOS" - esta foi uma oportunidade para os professores levantarem quaisquer problemasque tivessem e oportunidade para outras pessoas compartilharem como lidam com essesassuntos.Demos para cada professor um "kit de sobrevivência da Primária"
Treinamento 02 -
"Apascentai Minhas Ovelhas" (João 21:15)Usamos a gravura que está na capa da New Era de abril (Jesus segurando uma ovelha). Nós a colocamos em convites e tínhamos uma gravura em moldura na mesa daatividade. Outra parte da exposição era uma mesa cheia de itens que os professores podem usar para "apascentar" suas classes durante as lições (manuais de lição, vídeos,manual "Ensino: não há maior chamado", hinário, canções para crianças, A LIAHONA,O AMIGO, etc.).Decidimos quais assuntos cruciais queríamos discutir com nossos professores e entãodesignamos estes temas (discursos de 2-3 minutos) para os professores debaterem.Fomos capazes de incluir quase todo mundo:a) pensamentos sobre o discurso de conferência da Sister Menlove de abril; b) como elas trazem reverência para suas classes e durante o Tempo deCompartilhar;c) disciplina na classe e durante o Tempo de Compartilhar;
 
d) trazer o Evangelho para o entendimento da criança;e) ensinar tolerância, aceitação de outros e segurança na Primária.Como Presidência, falamos sobre alguns pequenos assuntos sobre os quais queríamosque nossos professores estivessem mais atentos. Também lhes perguntamos se haviaalgo que poderíamos fazer para ajudá-los. Encerramos dizendo-lhes o quanto elas nossão valiosas e que não poderíamos cumprir nossos chamados sem elas. Demos-lhe uma pequena planta, com um cartão escrito João 21:15.
Treinamento de professores # 03
Como usar materiais aprovados pela Igreja (sugestões de Elaine, na Califórnia)1. verificar com antecedência as lições futuras e encontrar um vídeo curto que acomplemente. Dê-lhes uma sugestão de lição e depois mostre o vídeo;2. mostre-lhes como fazer uso das gravuras dos manuais ou do pacote de gravuras dIgreja, colocando-as em protetres cm imãs no verso;3. as gravras podem ser "baixadas" do site da Igreja e ter o tamanho alterado. Pode-se, por exemplo, imprimir duas em uma folha de papel e fazer um jogo de memória para aaula.4. pode-se montar um quebra-cabeça por cima da gravura e mostrar como fazer com queas crianças escolham as peças e respondem perguntas relativas à aula para revelar agravura ao invés de somente segurar a gravura para que as crianças vejam;5. use os livros de histórias das escrituras ilustradas para mostrar como pode ser divertido contar histórias das escrituras para as crianças mais jovens (Muitas podem ser impressas em capítulos na revista O AMIGO);6. mostre como incorporar mais música nas lições, não apenas cantando, mas tambémfazendo jogos musicais como dança da cadeira etc. Pode-se usar um cd ou baixar asmúsicas da página da Igreja;7. Há muitas atividades no Livreto FÉ EM DEUS para ensinar princípios do Evangelho,como batismo e oração;8. Fale dos recursos das revistas da Igreja;9. o manual de recursos para a Noite Familiar também fornece idéias e lições para professores e pais para ajudar as crianças a entenderem e aplicarem princípios doEvangelho;10. não se esqueça de falar do Manual "Ensino: não há maior chamado". Todo professor da Ala dever ter um exemplar.
 
Treinamento professores #04Qual o objetivo dos manuais
Ajudar as jovens a compreenderem melhor o plano do Senhor para elas, tornado-se maisfácil basear suas escolhas e comportamento pessoal em princípios do evangelho.
Todo membro da igreja é um professor
O élder M. Russel Ballard aconselhou:Os professores fariam bem em estudar cuidadosamente as escrituras e seus livros e lições, antes de lançarem mão dos materiaissuplementares. Grande número de professores parece desviar-se dos materiaiscurriculares aprovados sem examiná-los devidamente. Se um professor julgar necessário usar material suplementar além das escrituras e livro de lições naapresentação de uma aula, deve primeiro recorrer às revistas da Igreja.”
Aprendemos por meio de repetições
Todos os anos as aulas curriculares o repetitivas, pois é somente assim queaprendemos e colocamos em prática. Mas se isso é feito de maneira diferente,inspiradora, as vezes divertida e interessante, torna as aulas mais agradáveis e menoscansativas.
Avaliar necessidades
As aulas são desenvolvidas como um todo, mas ao ministrarmos devemos avaliar asnecessidades de cada jovem. Pergunte a si mesma:-Que problemas elas estão enfrentando?-Que lições tiveram anteriormente sobre o assunto?-O que sabem sobre o Assunto?-Quais destas aulas atendem melhor as suas necessidades?Assim será muito mais fácil, proveitoso e atingirá bem mais os objetivos das lições. Ocurso ficará mais completo e bem equilibrado.
Fontes e Recursos
Incentive as alunas a levarem para a aula semanalmente as obras-padrão, pois todas aslições são baseadas nas escrituras.Caso as aulas sejam extensas demais, selecione aquelas referências que causem maior efeito. Por meio de sua preparação, elas poderão tornar-se um poderoso instrumentodidático. Prepare-se estudando, orando e meditando a respeito das passagens que esperaque as jovens consultem durante a aula.Outro recurso importante é o manual
Ensino Não Há Maior Chamado
– contémsugestões para a preparação das aulas, preparação espiritual e técnicas didáticas.
A Liahona
utilizem os artigos e histórias que enriquecem o material da aula.Juntamente com a liahona de Conferência de Nov/05 vem um apanhado com os temasdas aulas e os artigos que podem e devem ser utilizados nas lições.
Lembrem-se:
Você está ensinando as moças, não apenas ensinando lições! Ore pedindo inspiração para ajudá-las a aprender e alcançar seu pleno potencial como filhas de Deus.O ensino eficiente inclui conhecer cada uma das alunas, seus pais e sua família.Procure ver cada jovem como o Pai Celestial as vê.

Activity (23)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Dina S Miranda liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->