Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A RELIGIÃO DOS GREGOS E OS SEUS DEUSES

A RELIGIÃO DOS GREGOS E OS SEUS DEUSES

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 1,574 |Likes:
Published by Ana Pereira
TRABALHO ESCOLAR DE ADRIANA E DENIS PEREIRA
TRABALHO ESCOLAR DE ADRIANA E DENIS PEREIRA

More info:

Published by: Ana Pereira on Jul 26, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/29/2012

pdf

text

original

 
A RELIGIÃO
Os Gregos e os seus Deuses
OsGregostinhammuitos mitosmas alguns deles eram só deuses locais e que tinham pouca importância.Os Gregos desenvolveram a linguagem, a filosofia e as artesmuito mais do que qualquer outra cultura do Mediterrâneo ou doMédio Oriente. Escreviam histórias para se divertirem já em 750a. C. Assim, criarammitos muito complexose, em algumashistórias havia conspirações e intrigas sobre os vários deuses.A civilização grega começou a ter grande importância apartir de 1500 a. C.. Foiabsorvendo outras mitologiasque jáexistiam, como certascrenças pagãs. Por exemplo, a grandedeusa- mãe Hera, era uma força muito importante na antigamitologia pagã ou pré- helénica. Os primeiros gregos não podiamsubstituir Hera e, por isso, casaram-na com o deus do céu, ZeusOs Gregos foram influenciados pelas mitologias maisantigas que já existiam, como asBabilónicas e as Egípcias, porvolta de 330 a. C..Tal como os Egípcios, os Gregos também tinham muitosdeuses que eram adorados só em determinados locais, mastinham muitas outras divindades e mitos que eram reconhecidospara além da Grécia.
 
A influência do mar na mitologia GregaDevido à situação geográfica da Grécia, o mar eraextremamente importante para o seu povo e muitos dos seusmitos e lendas estão relacionados com as histórias do mar.Como era um povo que vivia dos negócios por via marítima,existem muitashistórias e lendas sobre viagens no mar e grandesaventuras. Como a Grécia se tornou numa província romana em 146 a.C., amitologia gregasobreviveu, mas foi totalmenteabsorvida pela cultura romana.
 
 
O objectivo dos mitosA maior parte dosmitos gregostinham a ver comacontecimentos da sua história antigaou tentavam darexplicação a acontecimentos naturais.Ao contrário dos Egípcios, os Gregosnão faziam ligação entre o seu comportamento e a religião. Para eles,os deuses  erambons ou maus e não obrigavam os humanos a comportarem-se como eles queriam. No entanto, mais tarde a civilização gregaacreditava que após a morte haveria um julgamento do seucomportamento durante a vida.Os Gregos tinham muitosritos religiosos,cerimóniase festivaise em todas as casas havia um altar para os deusesdomésticos. No entanto, para os Gregos isto não tinha nenhumaintenção moral, era só um recurso prático: se os deusesestivessem contentes eles poderiam sorrir-lhes. Mas os humanosnunca podiam provocar a ira dos deuses e demonstrarem poucorespeito.Alguns filósofos gregos pensavam queos mitos eram histórias fictíciase queos deuses eram pessoas reaisque tinham sidodivinizadasdevido aos seusactos heróicos. Enquanto outros povos ofereciam sacrifícios aos seus deuses,os Gregoscontinuavam a pensar que os mitos eram histórias. 

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->