Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
65Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
País Basco - Geografia dos Conflitos

País Basco - Geografia dos Conflitos

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 44,807|Likes:
País Basco - texto didático sobre o conflito nesta região da Espanha
País Basco - texto didático sobre o conflito nesta região da Espanha

More info:

Published by: Silvio Araujo de Sousa on Jul 31, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/22/2013

pdf

text

original

 
A História
 País Basco, é berço do povo mais antigo da europa, são tão antigos que perderam o vínculo comqualquer outra etnia do planeta.
Ligação com a Terra:
Poucos povos do mundo são tão presos à terra como os bascos. É umarelação profunda que dura, pelo menos, 150 000 anos, idade dos primeiros vestígios da ocupaçãohumana na região.
A Geografia:
É uma região encravada entre a rudeza do Mar Cantábrico e as imponentes mon-tanhas ibéricas, num espaço pequeno, menor que a Bélgica, contribuiu para este isolamento des-te povo , que, se de um lado ficou privado de um contato maior com o mundo, de outro garantiusua existência por muitos séculos.
As Invasões:
Depois de sobreviver as invasões sucessivas de romanos, visigodos e mouros, osbascos foram dominados politicamente pelos castelhanos, mas souberam preservar uma culturaque remonta à Idade da Pedra.
A Cultura:
Na confusão de etnias e línguas da Europa, que traçaram tantos mapas ao longo dosanos ,os bascos conseguiram a façanha de manter quase intactos seu território, sua cultura e su-as tradições. Nada mau para aquele que é considerado o povo mais antigo do continente euro-peu. Diante deste fato, é até compreensível que os bascos lutem há tanto tempo para preservarsua identidade.
País Basco:
Apesar do nome , o País Basco não é uma nação independente, mas goza de sufici-ente autonomia.
A Língua:
A língua falada no país basco é a mesma ha 4000 anos, " O euskera ", por issso é omais antigo. É uma língua não latina, cuja origem é desconhecida e não apresenta nenhuma se-melhança com as demais línguas faladas no continente. O "euskera" tem desempenhado um pa-pel fundamental na preservação da unidade cultural do povo basco e desafiado, de todas as for-mas o governo espanhol, para obter sua independência.
 
Localização:
O País Basco é uma região autômomalocalizada ao norte da Espanha, junto ao Golfo de Bis-caia, no oceano Atlântico. Divide-se em três provín-cias: Álava, Biscaia e Guipúzcoa.
A População:
A população Basca, com aproximada-mente 3 milhões de habitantes, ocupam o território doPaís Basco e também a Província de Navarra, na Espa-nha, e ainda as Províncias de Labourd, Navarre, eSoule, na França.
Guernica - Pablo Picasso:
Durante a Guerra CivilEspanhola (1936-1939) , a região basca espanhola foiintensamente bombardeada, e uma das batalhas maisconhecidas ficou imortalizada no painel
Guernica
, dePablo Picasso, que retrata a violência dos ataques àregião.
A Questão do País Basco
GEOGRAFIA DOSCONFLITOS
Texto adaptado com finalidadespedagógicas para aplicação emminhas aulas de Geografia - EscolaEstadual Prof. Renê Rodrigues deMoraes - Guarujá - SP.
Professor Silvio Araujo de Sousa

Activity (65)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
PJ de Andrade liked this
Rafa Mendes liked this
PJ de Andrade liked this
SolanGe Alves liked this
Larissa Paiva added this note|
*_________*
Isabelly Santos added this note|
*--*
Gisele Cristina liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->