Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
34Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Câncer Bucal: a prevenção é fundamental !

Câncer Bucal: a prevenção é fundamental !

Ratings:

4.83

(6)
|Views: 18,787 |Likes:
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade bucal (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade bucal (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

More info:

Published by: Marco Tulio Pettinato Pereira on Jul 31, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
Câncer bucal: a prevenção é fundamental !
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é uma denominação que inclui oscânceres de lábio e de cavidade bucal (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca). Ocâncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relaçãoao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentamquando o tabagista é também alcoólatra.
Fatores de Risco
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos ecigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
Sintomas
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de ulcerações (feridas) na boca, com as bordaselevadas que não cicatrizam em até duas semanas. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menosde 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas noslábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágioavançado.
Exame Clínico da Boca e diagnóstico
Para as pessoas que tem alto risco para o câncer de boca, o exame clínico deve ser realizado anualmente por  profissional médico ou dentista.O diagnóstico correto do câncer bucal, é realizado pelo profissional da saúde, mas é fundamental a realizaçãodo auto-exame, ou seja, o exame da própria boca diante do espelho, que possibilita a detecção de lesões na boca na fase inicial e a pessoa ao perceber alguma anormalidade, deve procurar o seu dentista.O auto-exame pode ser realizado da seguinte forma:
Rosto:
Utilize de um espelho para realizar o auto-exame da boca. Inicie olhando bem a pele do seu rosto eobserve se há alguma modificação.
 
Pescoço:
Olhe e apalpe todo o seu pescoço . Observe se há algum inchaço e examine se os dois lados estãoiguais. Aperte com os dedos os dois lados do pescoço e em baixo do queixo (observe se tem algum caroçoou se sente dor no local).
Lábios:
Com as duas mãos puxe o lábio inferior para baixo e observe se há alguma mudança de cor ouferida. Repita o mesmo procedimento com o lábio superior.
Bochechas e gengivas:
Puxe a bochecha para fora, segurando com os dedos indicadores colocados noscantos superior e inferior da boca. Observe se há manchas vermelhas ou brancas. Verifique também asgengivas da parte superior e inferior da boca.
 
Na parte superior da língua:
Agora coloque a língua para fora e observe bem na parte superior se háalguma mancha ou ferida ou algum caroço.
As laterais da língua:
Coloque a língua para fora e segure-a. Observe nos lados da língua se há algumcaroço, mancha ou ferida. No exame da língua é importante observar as bordas da língua.
Abaixo da língua e assoalho da boca:
Levante a língua e encoste-a no céu da boca. Observe se há algumcaroço, mancha ou ferida. Observe também a parte do assoalho se há alguma modificação.
Observe embaixo da línguaObserve no assoalho da língua

Activity (34)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Cris Estevão liked this
Beatriz Lorenzoni added this note
Para se reduzir as estatísticas de mortalidade devido ao câncer bucal, é muito importante a divulgação de informações de caráter preventivo como as que estão contidas no artigo do Dr. Marco Tulio. Parabéns pelo artigo.
Paulo Skip liked this
Eline Moa liked this
antonietamanzano added this note
PARABÉNS PELO ARTIGO PUBLICADO!!! É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A DIVULGAÇÃO DE ARTIGOS QUE EXPRESSEM O CUIDADO COM A SAÚDE. BEIJO. ANTONIETA.
Carlla Jucymara added this note
nao gostei de nada

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->