Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
17Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estrutura Atômica e distribuição

Estrutura Atômica e distribuição

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 6,025|Likes:
Published by luluzinha_rj

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: luluzinha_rj on Aug 01, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/27/2013

pdf

text

original

 
Estrutura Atômica – O Átomo
Matéria é tudo que possui massa e ocupa lugar noespaço
.
Matéria é energia condensada.
O Átomo
Desde os tempos antigos o homem procuradesvendar os mistérios da constituição da matéria. Aidéia de átomo (A = não, TOMO = parte, Divisão) surgiuda proposição de filósofos gregos. Imaginava-se que seuma amostra for dividida em partes cada vez menores,iríamos obter, em dado momento, uma partícula tão pequena que não poderia mais ser dividida (partículaindivisível = átomo).
O Átomo de Dalton (1803)
A idéia inicial permaneceu inalterada por séculos,sendo retomada por Dalton para justificar os seusresultados experimentais.Dalton, em sua teoria atômica propõe que o átomoé uma partícula compacta, maciça e indivisível. 
O Átomo de Thomson (1898)
A descoberta de que a matéria é constituída de partículas eletricamente carregadas (eletrização) levou àadmissão de que o átomo seria constituído por partículasnegativas (elétrons) e positivas (prótons), embora acomprovação da existência dos elétrons e dos prótons sótenha ocorrido algum tempo depois.Com base nestes dados, Thomson propõe que oátomo seria uma partícula compacta, o maciça,formada por um aglomerado de cargas positivascravejado de partículas negativas e de carga total nula. 
O Átomo de Rutherford (1911)
O modelo de átomo que concebemos hoje éoriundo das experiências de Rutherford.
A experiência:Bombardeamento de uma finíssima película de ourocom partículas α (+).
As observações:A maior parte das partículas a atravessava a película de ouro sem sofrer desvio de trajetória, uma pequena parcela atravessava a película sofrendo desviona trajetória, outra pequena parcela (1 a cada 10.000,aproximadamente) não atravessava a película.
As conclusões:Admitindo que a pecula é formada pelaassociação de átomos de ouro: A maior parte do espaço ocupado pelo átomo évazio, região onde se movimentam os elétrons (de massamuito menor que a do próton, não oferecendo resistênciaà passagem das partículas α.O núcleo é denso, concentra a massa dos átomos eé positivo.Partículas repelidas -> colidem com o núcleo.Partículas desviadas -> desvio devido a repulsão: núcleo(+)/α(+).O modelo de Rutherford o caracteriza ocomportamento dos elétrons.Obs.: a comprovação da existência dos nêutrons ocorreu em 1932 (Chadwick).
O Átomo de Bohr (1913)
O modelo atômico de Rutherford, emboraexplicasse com sucesso propriedades observadas, eracontestado. De acordo com a Física Clássica, uma partícula em movimento em torno do cleo devedesprender energia, logo o elétron em seu movimentoem tomo do núcleo deve perder velocidade e descrever uma trajetória em espiral até colidir com o núcleo. Niels Bohr, baseado na teoria dos quanta dePlanck (1900), propôs uma explicação complementandoo trabalho de Rutherford.
 A Teoria de Planck 
A energia não varia continuamente, mas em saltosenergéticos os
quanta
de energia.Quantum - menor quantidade de energia (o valor de umquantum não é constante; ele depende da frequência de propagação da energia: E = hf).Bohr, estudando o espectro de emiso dohidrogênio, apresentou os seguintes postulados:
Os Postulados de Bohr 
1)O elétron descreve órbitas circulares ao redor donúcleo sem emitir ou absorver energia. Os níveis deenergia permitidos são múltiplos inteiros de hf. 2)Quando o elétron absorve energia, ele salta para umnível mais energético e, quando volta, libera aenergia absorvida. O tipo de radiação emitidadepende do salto. 
O Átomo atual 
O elétron também assume propriedadesondulatórias, isto é, comporta-se como uma onda (1924).Esta descoberta tirou o sentido de se falar em órbita doelétron; criou-se modelo orbital. Orbital é a região doespaço, próxima do núcleo, onde há maior probabilidadede se encontrar um determinado elétron.

Activity (17)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ricardo Almeida liked this
Dinho Santana liked this
Laninha Santos liked this
Gabriel Santos liked this
tochywky liked this
tochywky liked this
o_mendes liked this
Elson Juliani liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->