Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
157Activity
P. 1
O Horto - Auta De Souza (completo)

O Horto - Auta De Souza (completo)

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 15,179 |Likes:
Published by Cristiano
À ALMA DE MINHA MÃE
Partiu-se o fio branco e delicado Dos sonhos de minh’alma desditosa... E as contas do rosário assim quebrado Caíram como folhas de uma rosa.
À ALMA DE MINHA MÃE
Partiu-se o fio branco e delicado Dos sonhos de minh’alma desditosa... E as contas do rosário assim quebrado Caíram como folhas de uma rosa.

More info:

Published by: Cristiano on Aug 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/04/2013

pdf

text

original

 
O HORTO – AUTA DE SOUZAÀ ALMA DE MINHA MÃEPartiu-se o fio branco e delicadoDos sonhos de minh’alma desditosa...E as contas do rosário assim quebradoCaíram como folhas de uma rosa.Debalde eu as procuro lacrimosa,Estas doces relíquias do Passado,Para guardá-las na urna perfumosa,Do meu seio no cofre imaculado.Aí! se eu ao menos uma só pudesseD’estas contas achar que me fizesseLembrar um mundo de alegrias doidas...Feliz seria... Mas minh’alma atentaEm vão procura uma continha benta:Quando partiste m’as levaste todas!Natal - Março de 1895.GENTILA essa criancinha de olhos castanhos esorriso claro, que eu vejo sempre àtarde, descalcinha e loura, sacudindobeijos...Como é gracioso e lindo o pequenino louroQue às vezes, à tardinha, eu vejo docementePassar junto de mim como um sorriso de ouro,Anjo que vem do Céu na luz do Sol poente.Como é gracioso e lindo! Eu cuido ver um sonho,- Um sonho cor da aurora e belo como o Mar -Quando os olhos sem luz entristecidos ponhoNa pupila gentil d’aquele meigo olhar.O seu cabelo guarda a cor serena e doceDa pálida estrelinha ao despontar do dia. Talvez que um anjo diga, ao vê-lo: “desmanchou-seO louro resplendor do filho de Maria!”
 
 ORAÇÃO DA NOITEAjoelhada, ó meu Deus, e as duas mãos unidas,Olhos fitos na Cruz, imploro a tua graça...Esconde-me, Jesus! da treva que esvoaçaNa tristeza e no horror das noites mal dormidas,Maria! Virgem mãe das almas compungidas,Sorriso no prazer, conforto na desgraça...Recolhe essa oração que nos meus lábios passaEm palavras de fé no teu amor ungidas.Anjo de minha guarda, ó doce companheiro! Tu que levas do berço ao porto derradeiroO lúrido batel de meu sonhar sem fim,Dá-me o sono que traz o bálsamo ao tormento,Afoga o coração no mar do esquecimento...Abre as asas, meu anjo, e estende-as sobre mim.Macaíba - 3 de Abril de 1899.PENNAS DE GARÇAVERSOS DO POVOIResponde-me, ó jurity,Ao que te vou perguntar:Por que é que o Dia sorriE a Noite vive a chorar?IINão sabes? N’um sonho brando,O Dia ri quando quer,E a Noite vive chorando,Somente porque é mulher.IIIQuando eu nasci, no telhado,Uma coruja cantou...Dizia a chorar: coitado!Um anjo do Céu voou.
 
IVDas noites de minha terraDouradas pelo luar,Nenhuma delas encerraA graça de teu olhar.VMeus sonhos andam no mundoEm cantos negros dispersos...São ondas de um mar profundo...Ai! triste de quem faz versos!VINas noites de lua, eu cantoPara esquecer-me de ti.Minh’alma soluçou tantoQue o pranto já aborreci.VIIFazem dois dias que pensoN’uns olhos que vi chorar...Quem me dera ver meu lençoAquele pranto enxugar!VIIIÓ moça dos olhos puros, Tão tristes que causam dor... Teus olhos são mais escurosQue os olhos do meu amor.IXMeu peito é triste, isolado,Vazio, nu de esperanças,Como um ninho abandonado,Uma casa sem crianças.XSe eu fosse rapaz, pequena,E me casasse algum dia,Só amava uma morenaQue se chamasse Maria.

Activity (157)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
thaisarydell liked this
Dina Rosário liked this
Luiz Barreto liked this
filho2010 liked this
Vanderley Lima liked this
Priscila Aguiar liked this
Mônica Aquino liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->