Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
167Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
-Bakhtin- Marxismo e Filosofia da Linguagem

-Bakhtin- Marxismo e Filosofia da Linguagem

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 15,125 |Likes:
Published by anontrick
Livro completo escrito por Bakhtin, assinado à época no nome de um amigo e admirador.

Livro completo escrito por Bakhtin, assinado à época no nome de um amigo e admirador.

More info:

Published by: anontrick on Aug 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as RTF, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/02/2014

pdf

text

original

 
 MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM 
(orelha do livro)Mikhail BakhtinPublicado na Rússia em 1929 e assinado por V. N. Volochínov,
Marxismo e Filosofia da Linguagem
foi posteriormente atribuído a M.Bakhtin. Não são claras as razões efetivas que teriam levado Bakhtin aescolher o nome de um dos seus amigos e discípulos para subscrever aautoria do livro. O fato é que o leitor encontrará aqui vários pontoscomuns com
A Poética
de Dostoievski e mesmo com a sua obra sobreRabelais e a cultura popular.Volochinov, assim como o teórico da literatura Medviédiev – outrointelectual que participava das indagações e pesquisas sobre o chamadométodo sociológico –, foi vítima dos expurgos stalinistas no começo dadécada de 30. Desapareceu desde então, ficando o livro, por muitosanos, relegado ao esquecimento oficial com que os autoritarismos sabemsempre brindar a reflexão crítica.É em meio à controvérsia de que era objeto o formalismo que se dáa sua publicação. O esforço, que nele se observa, para desenvolver umafilosofia da linguagem de fundamento marxista, sem as paraiashistéricas das receitas oficiais, é admirável. A natureza ideológicado signo lingüístico, o dinamismo próprio de suas significações, aalteridade que lhes é constitutiva, o signo como arena da luta declasses, as críticas ao conservadorismo das posições formalistas; ascríticas a Saussure e, lidas hoje, sua adequação ao estruturalismo, osfemenos de enuncião que a sentica moderna tanto preza, asanálises dos diferentes tipos de discurso (direto, indireto, indiretolivre, etc.) o alguns dos temas que o leitor encontra, nestelivro, discutidos, às vezes, com desenvoltura e perspicácia que nãodecepcionam.Em 1950, publica o Pravda a célebre entrevista de Stálin na qual,repudiando a natureza superestrutural do femeno da linguagem,exorcizava ainda o até então lingüista oficial da U.R.S.S., N. Marr.No pronunciamento de Stá1in, se a recusa se faz no que diz respeito aomecanicismo das determinações da estrutura econômica sobre a língua,seu autor não evita, entretanto, o deslize para uma concepção tambémmecanicista: a da língua como instrumento de comunicação. Vinte anosantes, o livro de Bakhtin (Volochínov) tratava o problema das relaçõesentre linguagem e ideologia de forma a superar totalmente aslimitações dessas ortodoxias.(fim da orelha)
 
LinguagemColeção dirigida porCarlos VogtConselho EditorialCláudia Tereza Guimarães de LemosLuiz Henrique Lopes dos SantosMaurizio GnerreJaime PinskyMARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEMMIKHAIL BAKHTINV. N. Volochínov)
 
 Marxismo e Filosofia da Linguagem 
Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagemprefácio deROMAN JAKOBSONapresentação deMARINA YAGUELLOtradução deMICHEL LAHUD E YARA FRATESCHI VIEIRAcom a colaboração deLÚCIA TEIXEIRA WISNIK e CARLOS HENRIQUE D. CHAGAS CRUZsegunda ediçãoEDITORA HUCITECSão Paulo, 1981C) 1977 da Agência de Direitos de Autor da Uno das ReblicasSocialistas Soviéticas (VAAP). Direitos de publicação reservados pelaEditora de Humanismo, Ciência e Tecnologia "Hucitec" Ltda., AlamedaJaú, 404, 01420, São Paulo, SP, Brasil, Telefone (011) 287-1825. Capade Olímpio Pinheiro.

Activity (167)

You've already reviewed this. Edit your review.
Ana Lugri liked this
InêzNerez liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
eliana_kozma liked this
Marcelo Borba liked this
Mayara Costa liked this
jairpopper liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->