Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
132Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercicios Resolvidos Biologia I

Exercicios Resolvidos Biologia I

Ratings:

4.0

(3)
|Views: 19,692 |Likes:
Published by lucasavelar

More info:

Published by: lucasavelar on Aug 04, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/15/2013

pdf

text

original

 
Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na InternetAcesse Agora!www.vestibular1.com.br 
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE BIOLOGIA I
Questão 01
Analise as afirmações abaixo, relativas ao processo do metabolismo energético:
I.
Fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica são processos dedegradação das moléculas orgânicas em compostos mais simples, liberandoenergia.
II.
Todos os processos de obtenção de energia ocorrem na presença de oxigênio.
III.
A energia liberada nos processo do metabolismo energético é armazenada nasmoléculas do ATP.
IV.
No processo de fermentação, o existe uma cadeia de aceptores dehidrogênio que está presente na respiração aeróbica e anaeróbica.
V.
Na respiração aeróbica, o último aceptor de hidrogênios é o oxigênio, enquantona respiração anaeróbica é outra substância inorgânica.
VI.
Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenadaem 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica é armazenada em2 ATPs.Estão corretas apenas as afirmativas:a)
I
,
III
,
IV
,
V
.b)
I
,
IV
,
V
,
VI
.c)
I
,
II
,
III
,
IV
.d)
I
,
III
,
V
,
VI
.e)
I
,
II
,
IV
,
V
.
Alternativa AI - corretaII - só o processo aeróbico ocorre na presença de O
2
III - corretaIV - corretaV - corretaVI - a respiração aeróbica produz 38 ATP/glicose.Questão 02
Define-se citoesqueleto como:a)conjunto de fibras e túbulos com diferentes diâmetros, formado por celulose eque dá suporte às várias estruturas celulares.b)conjunto de fibras e bulos de protnas que sustentão às lulas epermite sua movimentação.c)membrana externa formada por celulose e que suporte à membranaplasmática, permitindo movimentos amebóides.
 
Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na InternetAcesse Agora!www.vestibular1.com.br 
d)feixes de actina, miosina e queratina que promovem o estrangulamento dacélula no processo de divisão celular.e)cílios fundidos e dispostos em lamelas as quais fazem o suporte de indivíduosunicelulares.
Alternativa BMicrofibras e microtúbulos o estruturas protéicas que formam ocitoesqueleto. Esse componente celular participa da sustentão e demovimentos celulares.Questão 03
O primeiro organismo transgênico foi obtido em 1981, quando genes de coelhoforam injetados em ovos de camundongos que se desenvolveram no útero demeas dessa escie. Os camundongos que nascidos desses ovosapresentaram hemoglobina de coelho em suas hemácias, porque:a)DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e passou aconduzir a síntese de proteínas nessa célula.b)RNA mensageiro do coelho injetado no ovo passou a conduzir a síntese deproteínas nessa célula.c)DNA do coelho injetado no ovo foi transcrito para o RNA ribossômico queconduziu a síntese de proteínas nessa célula.d)DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foitransmitido de célula a célula através de mitoses.e)RNA mensageiro do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo efoi transmitido de célula a célula através de mitoses.
Alternativa DO material genético (DNA) da célula-ovo é duplicado em cada mitose.Questão 04
A hemofilia A, doença herediria causada pela deficiência no fator VIII decoagulação do sangue, é causada por um gene recessivo e ligado ao sexo.Uma menina hemofílica deve ser filha dea)pai normal e mãe hemofílica.b)pai normal e mãe portadora do gene para hemofilia.c)pai hemofílico e mãe hemofílica heterozigota.d)pai hemofílico e mãe hemofílica ou portadora do gene para a hemofilia.e)pai hemofílico e mãe normal homozigota.
 
Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na InternetAcesse Agora!www.vestibular1.com.br 
Alternativa DChamando o gene para hemofilia de X
h
, uma menina hemofílica, raríssima,teria genótipo X
h
X
h
Questão 05
As afirmações que se seguem são relativas às diferentes hipóteses e teorias queprocuraram explicar a diversidade de seres vivos que habitam o planeta.
I.
As espécies vivas foram criadas por ato divino e com as características queapresentam hoje.
II.
A diversidade de espécies é resultado de um processo de duas etapas: amutação e a recombinação gênica criam variantes genéticas sobre as quaisatua a seleção natural.
III.
As características de um indivíduo se modificam em função do uso e desuso, eessas modificações são transmitidas aos descendentes.
IV.
A seleção natural favorece, ao longo de gerações, a permanência decaracterísticas relacionadas com a melhor adaptão dos indiduos àscondições ambientais.Assinale a alternativa que contém as associações corretas.a)I Fixismo; II Darwinismo, III Lamarckismo; IVTeoria Sintética daEvoluçãob)I Fixismo; II Teoria Sintética da Evolução;III – Lamarckismo; IV – Darwinismo.c)I Lamarckismo; II Teoria Sintética da Evolão; III Fixismo; IV Darwinismo.d)I – Lamarckismo; II – Darwinismo; III – Fixismo; IV – Teoria Sintética daEvolução.e)I Fixismo; II Lamarckismo; III Darwinismo; IV –- Teoria Sintética daEvolução.
Alternativa BAs afirmações caracterizam bem as "diferentes hipóteses e teorias" daalternativa correta.
X
H
X
h
ouX
h
X
h
X
h
 Y mãe normalportadoraou x
h
X
h
paimenina

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->