Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
122Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Navegação - A Ciência e a Arte - Livro 1

Navegação - A Ciência e a Arte - Livro 1

Ratings:

4.33

(3)
|Views: 10,720 |Likes:
Published by Christiano
Livro completo sobre a ciência e a arte de navegar.
Livro completo sobre a ciência e a arte de navegar.

More info:

Published by: Christiano on Aug 06, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/18/2013

pdf

text

original

 
 Navegação costeira, estimada e em águas restritas
1
O problema geral da navegação
O PROBLEMA GERALDA NAVEGAÇÃO
1.1 DEFINIÇÃO; FORMAS; SEQÜÊNCIABÁSICA DAS ATIVIDADES
1
Entre as várias definições de navegação, uma que apresenta com precisão os principaisaspectos envolvidos na questão estabelece que “navegação é a ciência e a arte de conduzir comsegurança, dirigir e controlar os movimentos de um veículo, desde o ponto de partida até o seudestino”. O veículo pode ser um navio ou embarcação, um submarino, uma aeronave, umaespaçonave ou um veículo terrestre.Da definição acima, derivam as diversas formas da navegação: navegação marítima (desuperfície ou submarina), navegação aérea, navegação espacial e navegação terrestre. Outrasclassificações também aplicadas especificam ainda mais o meio ambiente no qual o veículo sedesloca, surgindo daí categoria como navegação fluvial e navegação polar.Este Manual aborda, basicamente, a navegação marítima de superfície, adotando, destaforma, a seguinte definição:NAVEGAÇÃO É A CIÊNCIA E A ARTE DE CONDUZIR, COM SEGURANÇA, UMNAVIO (OU EMBARCAÇÃO) DE UM PONTO A OUTRO DA SUPERFÍCIE DA TERRASem dúvida, a Navegação foi, inicialmente, quando o homem começou a locomover-sesobre a água em rústicas embarcações, uma arte. Entretanto, logo elementos de ciência foramincorporados. Hoje, a Navegação conserva aspecto de ambos. É uma ciência, pois envolve odesenvolvimento e utilização de instrumentos de precisão (alguns extremamente complexos),métodos, técnicas, cartas, tábuas e almanaques. É, também, uma arte, pois envolve o usoadequado dessas ferramentas sofisticadas e, principalmente, a interpretação das informaçõesobtidas. A maior parte do trabalho da Navegação é feita com instrumentos de precisão e cálculosmatemáticos. Porém, após a execução das observações e dos cálculos, o naveganteexperimentado aplica sua medida de arte, quando interpreta os dados disponíveis e resultadosobtidos e afirma, indicando na Carta: “esta é a posição do navio.
Para consecução do propósito da navegação, é necessário obedecer à seguinte seqüência básica deatividades:
 
Navegação costeira, estimada e em águas restritas
2
O problema geral da navegação
Efetuar um estudo prévio, detalhado, da derrota que se deseja seguir, utilizando,principalmente, as CARTAS NÁUTICAS da área em que se vai transitar e as PUBLICAÇÕESDE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO (Roteiros, Lista de Faróis, Lista de Auxílios-Rádio, Tábuas dasMarés, Cartas-Piloto, Cartas de Correntes de Marés, etc.). Esta fase denomina-se
PLANEJAMENTO DA DERROTA
; eNo mar, durante a
EXECUÇÃO DA DERROTA
, determinar a POSIÇÃO DO NAVIOsempre que necessário, ou projetá-la no futuro imediato, empregando técnicas da NavegaçãoEstimada, a fim de se assegurar que o navio está, de fato, percorrendo a derrota planejada,com a velocidade de avanço prevista e livre de quaisquer perigos à navegação.Um sumário das atividades a serem desenvolvidas na navegação é apresentada naFigura 1.1.
Figura 1-1
SEQÜÊNCIA DE OPERAÇÕES NA NAVEGAÇÃO
1.PLANEJAMENTO E TRAÇADO DA DERROTA (ESTUDO DA VIAGEM)SELEÇÃO DAS CARTAS NÁUTICAS, CARTAS PILOTO E PUBLICAÇÕES DESEGURANÇA À NAVEGAÇÃO NECESSÁRIAS.VERIFICAR, PELOS “AVISOS AOS NAVEGANTES”, SE AS CARTAS E PUBLI-CAÇÕES ESTÃO ATUALIZADAS.ESTUDO DETALHADO DA ÁREA EM QUE SE VAI NAVEGAR.TRAÇADO DA DERROTA NAS CARTAS GERAIS E DE GRANDE ESCALA.REGISTRO DE RUMOS, VELOCIDADES E ETAs.2.DETERMINAÇÃO DA POSÃO DO NAVIO.3.PREVISÃO DA POSIÇÃO FUTURA DO NAVIO, UTILIZANDO TÉCNICAS DANAVEGAÇÃO ESTIMADA.4.NOVA DETERMINAÇÃO DA POSIÇÃO DO NAVIO.5.CONFRONTO DA POSIÇÃO DETERMINADA E DA POSIÇÃO ESTIMADAPARA UM MESMO INSTANTE, A FIM DE:a – DETERMINAR OS ELEMENTOS DA CORRENTE.b – CORRIGIR O RUMO E A VELOCIDADE, PARA SEGUIR A DERROTAPREVISTA, COM A VELOCIDADE DE AVANÇO ESTABELECIDA, COMPEN-SANDO A CORRENTE.6.REPETIÇÃO DAS OPERAÇÕES DE (2) A (5), COM A FREQÜÊNCIA NECESSÁ-RIA À SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO.

Activity (122)

You've already reviewed this. Edit your review.
Catiússia Lima liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
fabi_mansur liked this
Sergio Tome liked this
tagua27 liked this
Felipe Feijoo added this note
Arquivo incompleto. Passa da página 40 para a 71.
diminano2745 liked this
diminano2745 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->