Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
53Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Orçamento Empresarial - Paper1

Orçamento Empresarial - Paper1

Ratings:

5.0

(3)
|Views: 21,947|Likes:
Published by thiagoreisrs

More info:

Published by: thiagoreisrs on Aug 07, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/05/2013

pdf

text

original

 
IMPORTÂNCIA E VANTAGENS DA ELABORAÇÃODO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
 
Thiago Grassel dos ReisProf. Valdecir Knuth
Centro Universitário Leonardo da Vinci
 – 
UNIASSELVIProcessos Gerenciais (EMD3311)
 – 
Orçamento Empresarial29/09/2008
RESUMO
Para auxiliar os gestores no planejamento, controle, acompanhamento e avaliação dos resultadosda organização, a elaboração de orçamentos é de extrema importância. As práticas de formalização dos planos da empresa auxiliam em todas estas tarefas, e as ferramentas maisadequadas são os orçamentos. Destacam-se, dentre as vantagens, a flexibilidade e a capacidade deadaptação as mudanças nos ambientes interno e externo da organização.
Palavras-chave: Orçamento empresarial; planejamento orçamentário; controle.
1 INTRODUÇÃO
No competitivo ambiente de negócios de hoje, destacam-se em particular os profissionais daárea contábil-financeira que vêem os orçamentos como poderosa ferramenta capaz de levá-los aalcançar não apenas os objetivos de suas empresas, mas também seu próprio sucesso profissional.Um sistema de planejamento global é um conjunto de planos e políticas que, formalmenteestabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultadosoperacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que essesresultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.Fundamentalmente, o sistema orçamentário implica na utilização de técnicas eprocedimentos contábeis aplicados antecipadamente aos fatos decorrentes de planos, políticas emetas para a consecução de um resultado desejado. Portanto, ao final do processo, são obtidos osdemonstrativos financeiros preparados sob condições de premissas que se espera que aconteçamdurante o período.Apesar de ser visto por alguns funcionários como mais uma manobra da administração paracercear sua liberdade e ação, bem como uma forma de investigar e controlar seus atos, a finalidadedos orçamentos, de acordo com Sanvicente (2000, p. 16), é auxiliar nas tarefas de controle e
 
 
2planejamento, formalizando e sistematizando estas tarefas, criando assim condições para oaperfeiçoamento das ações administrativas, e permitindo uma aferição mais objetiva dodesempenho dos diversos setores da organização.Para Narayanan (2009), os orçamentos desempenham quatro funções básicas, todas elascríticas ao sucesso geral de uma empresa em alcançar objetivos estratégicos: planejamento,coordenação e comunicação, monitoramento do progresso (controle), e avaliação do desempenho.
2 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Planejar é estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar recursos queserão necessários e alocados, assim como atribuir as responsabilidades em relação a um períodofuturo pré-determinado. Desta forma, é possível identificar a existência de oportunidade e restriçõestanto no âmbito interno quanto externo da organização (SANVICENTE, 2000, p. 16).Em sua essência, segundo Dowsley (1983, p. 49), o planejamento
“é um ciclo de decisões
múltiplas e inter-relacionadas, devendo ter consistência entre si e conduzir a empresa a objetivos
comuns”.
A principal finalidade do planejamento orçamentário é projetar os resultados dasatividades previstas e programadas, bem como verificar em que medida o lucro ou o prejuízo, secomparados aos objetivos de rentabilidade fixados como meta, foram atingidos.Segundo Narayanan (2009), o planejamento pode ser dividido em três etapas com o objetivode assegurar que a organização irá dispor de recursos para alcançar suas metas:a)
 
Escolha das metas: as metas podem ser tão abrangentes quanto à missão estratégicada organização;b)
 
Rever opções e prever resultados: assim que as metas forem definidas, o próximopasso é observar as opções disponíveis para alcançá-las e prever quais serão osresultados mais prováveis para cada opção. Prever os custos e benefícios de cadaopção é parte do planejamento;c)
 
Decidir sobre as opções: após uma análise dos custos e benefícios potenciais de cadaopção, deve-se decidir como alcançar as metas almejadas. Escolher que opçõesdevem ser implementadas estabelece a direção que a empresa tomará. O orçamentoreflete essas decisões.
 
 
3
3 CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Nem sempre é possível seguir o rumo traçado. As condições mudam, e a empresa tem que seajustar a elas se não puder controlá-las. De qualquer modo, o administrador necessitará acompanharos desvios, analisá-los e tentar corrigi-los.O orçamento funciona como uma ferramenta que os gerentes podem usar para monitorarperiodicamente o progresso, comparando resultados reais com resultados planejados. Esse feedback ou monitoramento e avaliação do progresso, por sua vez, permite que ações corretivas sejamtomadas oportunamente, se necessárias (NARAYANAN, 2009).Portanto, a primeira finalidade do controle orçamentário é possibilitar à direção a tomada dedecisões que corrijam as falhas existentes e procurar colocar a empresa no rumo certo. Se, por outrolado, a avaliação periódica mostra que a organização está no rumo certo, com resultados reais queequivalem aos resultados planejados no orçamento, nenhum ajuste ao plano de ação será, então,necessário.
4 VANTAGENS DO ORÇAMENTO
A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba asoperações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funçõesadministrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização.Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso deorçamentos, introduz-se o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomadade decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada eoportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas(SANVICENTE, 2000, p. 23).Outro aspecto importante na adoção de um orçamento global é o fato de que naturalmente éaplicado em partes, para a operação de toda a empresa, e isto força a todos os membros daadministração interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com asoperações diárias através da delegação de poderes.

Activity (53)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Diego Santos liked this
Alexandre Moraes liked this
Hudson Brandao liked this
Edna Melo liked this
Edna Melo liked this
Ilza Pcarmo liked this
Ilza Pcarmo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->