Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Bem aventurados aqueles que têm puro o coração

Bem aventurados aqueles que têm puro o coração

Ratings: (0)|Views: 770 |Likes:
Published by kuramax

More info:

Published by: kuramax on Aug 10, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/26/2012

pdf

text

original

 
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAP. VIII -
BEM AVENTURADOS AQUELES QUE TÊM PURO O CORAÇÃO “
 
Bem
aventurados aqueles que têm puro o coração por que verão a Deus. (SãoMateus, cap. V, v. 8).
Vamos
iniciar efetivamente nossa conversa de hoje, entendendo o sentidoliterário: Bem- aventurança, pureza e coração.Bem-Aventurança -
Termo técnico para indicar uma forma literária que se encontraquer no Antigo quer no Novo Testamento. A Bem-Aventurança é uma declaração de bênção com base em uma virtude ou na boa sorte.
Puro – 
Sem mistura nem alteração; genuíno. Límpido, claro, transparente,cristalino, sem manchas.
Coração – 
Órgão central do ser humano é tomado como símbolo – e não,certamente, como sede efetiva – das funções intelectuais. Na maioria das religiões éo local da atividade divina. Na Bíblia, a palavra coração é empregada uma dezenade vezes para designar o órgão corporal, mas há mais de mil exemplos nos quais échamado.
 
-
A pureza do coração
é inseparável da simplicidade e da humildade exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho; por isso, Jesus toma a infância por emblemadessa pureza, como tomou para o da humildade.
“Deixai vir a mim ascriancinhas”
, por que o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham.
Acriança no ponto de vista da vida presente
, não tendo manifestado nenhumatendência maléfica, têm a imagem da inocência e da pureza, (não estamos falandodo espírito recém reencarnado), que poderia ser uma comparação não real seconsiderarmos que o espírito da criança pode ser muito velho, trazendoimperfeições de outras existências.Os que vivem da virtude e amam agir sempre no bem, são puros de coração.São puros de coração, aqueles que desprezam as coisas terrenas e procuram ascelestes e não cessam de adorar e de ver o Senhor Deus vivo e verdadeiro comcoração e ânimo puro.
1
 
A pureza de coração deve ser o principal alvo daquele que quer se elevarespiritualmente. Assemelhando-nos à criança, inocente e sem defesas, teremosmaiores possibilidades de não só nos conhecer como também ao nosso próximo.
O Sermão se inicia com as nove Bem-Aventuranças, que contém a Lei do Novo Testamentodo renascimento espiritual.
PECADO POR PENSAMENTO. ADULTÉRIO
A verdadeira pureza não está somente nos atos, mas também no pensamento.Jesus condena o pecado, mesmo em pensamento por que é um sinal de impureza.“Por que se alguém se envergonhar de mim, e de minhas palavras entre esta raça
adúltera e pecadora
, o filho do homem se envergonhará também dele, quando vier acompanhado dos santos anjos na glória de seu Pai”. São Marcos, cap. VIII, v. 38.É importante frisarmos, que a palavra “adultério”, deve ser entendida no sentidomais geral e amplo, Jesus a empregou para designar o mal, o pecado e todo mau pensamento,
aquele que mente para obter vantagens, aquele que nega a própriaconsciência frente a verdade dos fatos.
O pensamento, também deve ser visto em três situações: a pessoa que
não concebemesmo o pensamento do mal
, o progresso está realizado; para aquela em que esse
pensamento vêm, mas o repele
, o progresso está em vias de vir e, para aquelas
quetem esse pensamento e nele se compraz
, o mal está ainda com toda sua força.Deus que é justo, considera todas essas diferenças na responsabilidade dos atos edos pensamentos do homem.O importante é que nós repreendamos todo e qualquer pensamento mal, poisimperfeitos que somos e habitantes do planeta Terra, mundo de provas e expiação,muitos de nós tendemos para o mal.
VERDADEIRA PUREZA, MÃOS NÃO LAVADAS.
2
 
 Não basta, pois, ter as aparências da pureza, é preciso antes de tudo ter a pureza docoração.Jesus, questionado pelos fariseus, “por que vossos discípulos violam a tradição dosantigos”, não lavando as mãos quando tomam as refeições?Jesus, respondeu: por que vós mesmos violais o mandamento de Deus para seguir vossa tradição? Honrai vosso pai e vossa mãe; que aquele que disser palavrasinjuriosas ao seu pai e sua mãe, seja punido pela morte. Mas vós outros vos dizeis:Todo aquele que tiver dito ao seu pai, ou a sua mãe: toda oferenda que faço a Deusvos é útil, satisfaz a lei, - ainda que depois disso não honre nem assista seu pai ousua mãe; e assim, tornastes inútil o mandamento de deus por vossa tradição.Sabe-s e que os fariseus,eram um povo que aparentava muita santidade, mas na prática eram hipócritas.“Não é o que entra na boca do homem que enlameia o homem, mas o que sai da boca do homem”, pois parte do coração, tornando o homem impuro, por que é docoração que partem os maus pensamentos, com conseqüentes homicídios, adultério,fornicações, falsos testemunhos, blasfêmias e as maledicências. Comer sem ter lavado as mãos não é o que torna o homem impuro. São Mateus, cap. Xv, v. de 1 a20.Então meus amigos, é importante que tenhamos muito cuidado no que falarmos.Certas palavras mal ditas, são verdadeiras cicatrizes que perpetuam magoando ocoração, enquanto que a cicatriz do bisturi, somente deixa marca na pele.
ESCÂNDALOS, SE VOSSA MÃO É UM MOTIVO DE ESCÂNDALO, CORTAI-A.
Vejamos o sentido literário de escândalo: ato reprovável, toda ação que choca com amoral ou a decência de um modo ostensivo. No sentido evangélico, a palavra escândalo tem uma abrangência mais geral, e nãose compreende a acepção em certos casos. Não é somente o que ofende aconsciência dos outros, mas tudo que resulta dos vícios e das imperfeições doshomens, toda reação má de indivíduo para indivíduo, com ou sem repercussão. Nesse caso é o resultado efetivo do mal moral.
É preciso que haja escândalo no mundo
, disse Jesus, por que os homens sendoimperfeitos sobre a terra, são inclinados a fazerem o mal, e as más árvores dão mausfrutos. É preciso pois, entender por essas palavras que
o mal é uma conseqüênciada imperfeição dos homens, e não que haja para eles obrigação de praticá-lo
.
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->