Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Circulando Informação - Ano 7 - nº 122

Circulando Informação - Ano 7 - nº 122

Ratings: (0)|Views: 42|Likes:
Published by CPCD

More info:

Published by: CPCD on Nov 18, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/18/2014

pdf

text

original

 
 
Ano 7 - nº 122 - Curvelo, 1º a 30 de Novembro de 2.013.
COOPERATIVA DEDO DE GENTE
 
- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO|MG - Aconteceu - 7/10 -
A equipe da Dedo de Gente recebeu a visita dos estudantes da FGV - Fundação Getúlio Vargas. O objetivo do grupo era conhecer o trabalho desenvolvido e em especial a transformação dos resíduos. Os estudantes participaram da roda e entrevistaram alguns jovens. Concluíram que o trabalho da Dedo de Gente é coerente com a proposta trabalhada, respeito ao meio ambiente, desenvolvimento dos valores humanos e culturais, autonomia e satisfação econômica. 
- 8/10 -
Os jovens da Dedo de Gente foram entrevistados pela jornalista Thaís no programa “Bairro a Bairro” da Rádio Centrominas. Os jovens contaram suas experiências como artesãos e como a Dedo de Gente contribuiu na formação de cada um como protagonistas e empreendedores.
- 15/10 -
Alguns integrantes da Dedo de Gente,  juntamente com a coordenadora pedagógica, Cláudia Aparecida, participaram de uma reunião no Rotary Club de Curvelo Norte. Os rotarianos tinham interesse em conhecer mais sobre a Dedo de Gente. Após exibirem o vídeo “Feito à Mão”, os jovens falaram dos pilares, do trabalho artesanal e metodológico desenvolvido e das pedagogias aplicadas. Após os relatos os jovens responderam algumas perguntas.
- 22/10 -
Participação da equipe Dedo de Gente na reunião municipal de combate à Dengue. Através de vídeos e palestras, os Agentes da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde orientaram a todos sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O vídeo apresentado, “Deu a Louca no Mundo da Fantasia”, mostra que a partir de bons hábitos a doença pode ser evitada.
- 23/10 -
Visita dos Agentes da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde à Dedo de Gente. A equipe visitou a loja e as fabriquetas, e aproveitou para orientar os jovens sobre o combate ao mosquito Aedes Aegipty. Com a contribuição de todos podemos acabar com a Dengue. A prevenção mais eficaz da doença é o combate ao mosquito transmissor, feito através da eliminação de depósitos de água parada, evitando a proliferação de mosquitos.
- 24/10 -
Visita de Renata e Kleber Valadares, da Avaliação e Aprendizagem do FICAS. Entre 780 projetos avaliados pelo FICAS, a Cooperativa Dedo de Gente está entre os 25 (vinte e cinco) projetos finalistas que estão sendo visitados para receber a premiação. Destes 25 (vinte e cinco) projetos apenas 15 (quinze) receberão o prêmio “Fundo Itaú de Excelência Social“. Os visitantes conversaram com os jovens na roda, visitaram as fabriquetas e a empresa de Marcos Antônio Pereira, - empresário respeitado na área de marcenaria, conhecido pelo profissionalismo e qualidade do trabalho desenvolvido. Marquinhos foi integrante dos projetos Ser Criança e Dedo de Gente, atuando como coordenador na fabriqueta Marcenaria durante muitos anos.
1
 
 
- 25/10 -
 Visita do professor Roberto do Cefet, campos Curvelo, à Dedo de Gente. O professor participou da roda e acompanhou o trabalho das fabriquetas. Encantado com o trabalho o professor retornará trazendo seus alunos para compartilhar a experiência. O objetivo da visita foi acompanhar de perto o processo produtivo, metodológico e conhecer um pouco sobre a história dos jovens artesãos.
- 4/11 -
 Semana da Poesia - Visita dos alunos da Esc. Estadual Bolivar de Freitas à Dedo de Gente. Os alunos conheceram a instituição e participaram da roda. Sob a orientação da professora de Português, Sheila, declamaram algumas poesias. Em agradecimento à visita a jovem Dionara Medeiros declamou a poesia de sua autoria:
Ser Dedo de Gente.
- 4 a 8/11 -
 
Encontro dos projetos patrocinados
 
pela Petrobras no Rio de Janeiro. Durante o
 
evento os representantes das instituições
 
parceiras acompanharam o parecer dos gestores
 
da Petrobras sobre o desenvolvimento dos projetos e participaram de palestras. Tião Rocha
 
foi convidado para proferir a palestra
 
magna: Desenvolvimento Sustentável e
 
Promoção de Direitos - Princípios da Carta da Terra.
- 11/11 -
A equipe da Dedo de Gente atendendo ao convite do INSS, decorou o hall de entrada da sede em Curvelo com peças natalinas. O presépio utilizado na decoração foi criado e confeccionado pelos jovens artesãos. As peças, confeccionadas em sucata de ferro, despertaram a atenção do público pelos detalhes e beleza. Na cerimônia de abertura para as comemorações natalinas estavam presentes representantes do CPCD, Dedo de Gente, colaboradores e direção do INSS Curvelo e autoridades locais.
Acontece -
 Atividades de incentivo à leitura - Objetivando estimular os jovens à prática de ler, a equipe de coordenadores incentiva-os a levarem os livros do acervo da Dedo de Gente para casa, e após a leitura compartilhar a história na roda. Esta atividade, além de prazerosa, contribui de forma positiva para o desenvolvimento do espírito crítico dos jovens.
AÇÃO CURVELO|MG
 
Aconteceu - 02/11 -
Campanha de Combate à Dengue em Curvelo,
 
“Minha Cidade sem Dengue” - A equipe do projeto AÇÃO, participou das ações de combate à Dengue, organizadas pela equipe de Mobilização Social da Secretaria Estadual de Saúde-SES/MG. Durante o evento as educadoras do CPCD promoveram oficinas de brinquedos com materiais recicláveis.
- 12/11 -
Feira de Produtores Rurais - 22 (vinte e dois) produtores rurais das comunidades de Paiol de Baixo e Canabrava comercializaram seus produtos nas dependências do escritório da Plantar. A feira é uma das alternativas de geração de renda para as comunidades locais. Os produtos vendidos são confeccionados pelas mulheres da comunidade seguindo os costumes sertanejos, além de verduras e frutas saudáveis e sem agrotóxicos. Durante o evento aconteceram atividades de educação ambiental promovidas pela Plantar. Contamos com a participação da equipe do projeto AÇÃO e Plantar.
2
 
 
Acontece - 16 a 22/11 -
Oficinas de Pintura de tinta de terra. A tinta de terra é composta basicamente de terra e cola branca, são potencialmente mais sustentáveis e saudáveis. A pintura além de despertar a curiosidade das pessoas devido aos tons variados de terra, estimula sensações de bem-estar e aproxima as pessoas. Durante a oficina foram trabalhadas frases de Guimarães Rosa.
Acontecerá - 23/11
 - Passeio Rosiano -
"Felicidade se acha é em horinhas de descuido" 
.
Guimarães Rosa
 
1º Passeio Rosiano, coordenado pela equipe do projeto AÇÃO. Uma manhã para conhecer a rotina do sertanejo e seus costumes, apreciar as maravilhas da zona rural e adquirir produtos caseiros, hortaliças e legumes. Haverá também feiras, Colha e Pague e leite tirado na hora. O 1º Passeio Rosiano acontecerá na comunidade de Canabrava em Curvelo, no dia 23 de novembro, sábado, com saída da praça do Santuário às 6h30, com previsão de retorno às 13h30.
BANCO DO LIVRO - CURVELO|MG
 
Aconteceu - 24/10 -
Os integrantes do Chá com Romance mobilizaram-se e promoveram ações que conquistaram novos leitores. A equipe também resgatou o lanche coletivo nos encontros, o que proporcionou momentos de descontração entre os integrantes. Enquanto as mães participavam do Chá, algumas crianças, filhos das leitoras, aproveitaram o tempo livre para conhecer o espaço e fizeram leituras de gibis e literatura infantil. Foram realizadas 16 (dezesseis) trocas entre os adultos, 8 empréstimos de gibis para as crianças e foram sorteados 4 livros.
 
3
 

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->