Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Enem 2009 - Questões-modelo de Ciências Humanas

Enem 2009 - Questões-modelo de Ciências Humanas

Ratings: (0)|Views: 148|Likes:
Published by AllanDenis
Exemplos de questões no novo perfil de avaliação do ENEM 2009.

Área: Ciências Humanas
Exemplos de questões no novo perfil de avaliação do ENEM 2009.

Área: Ciências Humanas

More info:

Published by: AllanDenis on Aug 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
1
 
 
2
 
 
3
 
A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivopreservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordadaem suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiõescomo a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantesocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa regiãoum total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, oplantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração.
Disponível em:
 
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14256&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia>.Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).
O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que
(A)
as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País,cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(B)
a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importanteelemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(C)
a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais,com proibição de alterações em seus costumes.
(D)
os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e doscostumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(E)
a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra comprometeo desenvolvimento econômico da região.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->