Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
38Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Algumas Dicas Para Uma Boa Voz

Algumas Dicas Para Uma Boa Voz

Ratings: (0)|Views: 7,252|Likes:
Published by marianadella
Pesquisa site evangélico sobre voz.
Pesquisa site evangélico sobre voz.

More info:

Published by: marianadella on Aug 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/27/2012

pdf

text

original

 
Algumas Dicas Para Uma Boa VozEduardo Guaiato
Aqui estão selecionadas algumas pequenas dicas, a serem colocadas em prática, antes, durante eapós a apresentação vocal. Talvez algumas delas, não retratem o ponto de vista de outros colegas,e podem também, divergirem de pessoa para pessoa, de acordo com o organismo de cada um.Entretanto, procurei adaptar aquilo que mais se enquadra no "cantar" bem, norteado por amigosprofissionais experientes e também, claro, por mim mesmo. Muito bem, vamos a elas...
Procure cantar sempre em pé, com postura ereta. Evite roupas apertadas.
Postura ereta, neste caso, não significa rigidez, mas sim, prontidão. Prontidão à respostasimediatas do organismo, exigidas para uma boa vocalização.
Relaxe a musculatura do corpo, principalmente a do tronco.
Através de exercícios técnicos, um aquecimento vocal é sempre fundamental antes decada apresentação.
Após a apresentação, faça repouso vocal.
No canto, a hidratação da mucosa é de fundamental importância. Procure tomar pelomenos dois litros de água por dia.
Procure ter ciência do que vai cantar. Isso evitará frustrações por medo, timidez,ansiedade, etc.. No caso de uma melodia nova, procure estudar o texto em "off ", (semacompanhamento), isso lhe trará maior segurança posterior.
Com o microfone, é muito importante ouvir sua própria voz. Se sentir que oacompanhamento está lhe incomodando, não hesite em pedir para aumentar o volume, oupedir para abaixar a "cozinha" (acompanhamento).
Aprenda a reconhecer sua voz, novos timbres, tessituras ( tons graves, médios e agudos),partes ressonantes da máscara facial. É importante você monitorar sua voz,constantemente.
Procure não comer em excesso momentos antes das aulas, e beba água sem gelo duranteo aprendizado.
Atenção às comidas super-condimentadas e gordurosas. Não fazem bem para a mucosa eprejudicam o sistema respiratório.
É relevante o hábito de exercícios de relaxamento, procurando evitar uma apresentaçãosob tensão e esforço.
Não é bem vista a auto-medicação via nasal. Procure antes um especialista.
Abomine o uso de bebidas alcoólicas, drogas e fumo, dando ênfase especial à maconha,cuja aspiração provoca super-aquecimento no complexo vocal, tornando a voz mais grave.
Não exagere na ingestão de bebidas quentes em excesso, (chá, café, chocolate, etc..).
 
Cuidado com mudanças bruscas de temperatura, seja por ingestão de líquidos ou fatoresclimáticos. Fuja do contato próximo a ares-condicionados e ventiladores. Se não for possível, aumente a ingestão de água à temperatura ambiente.
Nada de esforços vocais desnecessários, como gritar e falar alto. Evite falar demais aotelefone.
Ao falar, não force sua tessitura vocal (tons agudos ou graves). Fale no seu tom normal devoz. Por falar nisso, exija de seu professor para acompanhar no seu tom de voz maisadequado. Ele que se vire se cair em bemóis ou sustenidos, (teclas pretas).
Mantenha a concentração durante as aulas. Lembre-se de que sua voz é um instrumentoque toca através do seu metabolismo, do seu espírito, da sua alma.
Esqueça os problemas extra-aula. Certifique-se de que você necessita de totalrelaxamento e concentração durante esse período.
Procure, pelo menos uma vez ao ano, visitar um otorrino para uma avaliação médica.
Alimentos pesados antes de dormir irritam as pregas vocais.
Dormir bem é de fundamental importância.
Não cante estressado.
É extremamente prejudicial cantar exaustivamente em ambientes de muito barulho, ou semtratamento acústico adequado.
Evite cantar se não estiver bem de saúde.
Até hoje, não ficou cientificamente provado o uso de sprays, gengibre, conhaque,pastilhas, alho na manteiga, cebola crua, limão com mel, rapadura do Egito, e outrasmisturas milagrosas, como prevenção aos distúrbios vocais. Respeito a opinião decolegas, mas na minha ótica, é tudo uma questão de auto-sugestão, ou seja, se você por na cabeça que essas poções lhe farão bem, vá em frente, mas deixe seu clínico geral desobreaviso.
Adquira seu próprio microfone. Uma questão de higiene e identificação.
Gostaria de deixar claro, que não sou terapeuta em distúrbios vocais, ou áreas abrangentes. Apenas enfoco colocações a título de informação, como profissional da voz. Caso necessite deorientação mais aprofundada, submeta-se à consulta de um especialista.
Aquecimento Vocal - Três Técnicas BásicasTécnicas para os lábios
 Esse exercício é feito com a vibração dos lábios. Para isso, deve-se levar os lábios à frente,elevando o diafragma, para que este sirva de apoio na execução do exercício. Os lábios devemficar completamente relaxados, para que a passagem de ar entre eles faça-os vibrar. O resultadodesta vibração, lembra a pronúncia conjunta das letras BR e poderíamos compará-lo a umaimitação do ronco do motor de uma moto.
 
Técnica da língua
 Esta técnica é realizada com a vibração da língua, lembrando uma pronúncia exagerada da letra R.Para a execução desta técnica, também deve-se elevar o diafragma fazendo com que esteproporcione um bom apoio. O som deste exercício nos faz lembrar uma hélice de helicóptero emmovimento. Procure passear com estas técnicas por regiões graves e agudas de sua voz.
Técnicas com a letra M
 Este exercício é feito para que, a princípio, a pessoa sinta a vibração da letra M internamente e,sobretudo, sinta esta ressonância na região das bochechas (caixa de ressonância da voz).O efeito deste M interno nada mais é do que a própria preparação bocal que fazemos normalmentepara que possamos pronunciar palavras que comecem com esta letra, porém, esta preparaçãoserá agora prolongada.Para se produzir este M interno corretamente, deve-se cerrar os lábios e imaginar um espaçodentro da boca suficiente para caber uma bola de ping-pong. A ponta da língua deve estar emcontato com os dentes frontais superiores e o som do exercício lembra a pronúncia do nº 1, porémprolongado e com a boca fechada.É preciso tomar cuidado para que a vibração do som não se torne nasal, pois após um tempo desustentação deste som, com o apoio da elevação do diafragma, a boca se abre lentamente napronúncia da sílaba MO, prolongando-se o O.Para uma boa execução deste exercício, sugiro um prolongamento de quatro tempos, marcadospausadamente, para a sustentação do M interno e mais quatro tempos para a sustentação da letraO.Este M interior, é muito utilizado na forma de "mantra" (sons utilizados no processo de meditação,que possuem significados importantes nas religiões orientais) e o ideal é que seja pronunciadocomo forma de reflexão do som que todos nós possuímos e queremos aprender a usar.Mais uma vez quero ressaltar a importância da elevação do diafragma. Para isso, você pode, aprincípio, contrair a barriga, descontraindo-a gradativamente a medida que o exercício é realizadoe o ar inspirado no início é solto.Quando falo das bochechas com caixa de ressonância, é para conscientiza-lo que, trazer avibração do som exclusivamente para a garganta é um "suicídio vocal" ou seja, um convite arouquidão ou a aquisição de nódulos vocais, entre outros danos.Por fim, quero colocar que estes exercícios servem como um aquecimento para as cordas vocais,como um início de utilização do diafragma e devem ser feitos descontraidamente, pois desta formaserão incorporados, as
Dicas Para o Vocalista - Postura, Percepção e RespiraçãoJordan Augusto

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->