Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
308Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Manual Basico Abordagem Policial

Manual Basico Abordagem Policial

Ratings: (0)|Views: 63,327|Likes:
Published by wagner1986

More info:

Published by: wagner1986 on Aug 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

09/25/2013

pdf

text

original

 
Manual Básico de Abordagem Policial/2000 1
 
EQUIPE DE INSTRUTORES DE ABORDAGEM DA PMBA
 
Manual Básico de Abordagem Policial/2000 2INTRODUÇÃO
Abordagem Policial é a técnica utilizada pela polícia para interceptar alguém com oobjetivo preestabelecido. Entendemos ser a abordagem policial um tema de granderelevância para todo e qualquer policial seja civil ou militar, federa ou estadual.Todo ato de abordar deve estar embasado numa motivação legal. Não deve ser umato isolado do Estado, ali representado pelo policial, arbitrário ou ilegal. Essa motivaçãodeve ser explicitada para o abordado assim que for possível a fim de fazê-lo compreender aação da polícia, o uso do poder do Estado para limitar ou impedir direitos individuais em prolde um bem maior, de um bem social ou coletivo.O presente manual elaborado a partir de experiências de diversos instrutores deabordagem policial, praticadas e testadas durante anos nas atuações verídicas diante deocorrências delituosas ou, ao menos, suspeitas. Neste Manual estão evidenciados desde oembasamento legal para a ação de abordar, considerando aí as normas mais recentes dedireito nacional e internacional de proteção a pessoa humana bem assim os pactosinternacionais de direitos humanos, até as técnicas mais recentes de intervenção policial.Evidencia-se aí, de igual forma, as técnicas diversas de aproximação, posicionamento eexecução da abordagem policial à pessoa, esteja ela a pé, em veículo de passageiro outransporte coletivo, em edificações ou homiziado em área de mato. Todas as técnicas aquiapresentadas foram experimentadas e repassadas tornando-as capazes de diminuir riscos eaumentar a precisão e a possibilidade de êxito diante de uma ocorrência policial.Ocorrências policias desastrosas tem sido alvo de críticas e tem levado muitospoliciais aos tribunais quando não à morte. O trabalho ora realizado tem por objetivoprimeiro proporcionar aos policiais conhecimentos técnicos que lhes possibilitem umaatuação eficaz diante de fatos que exijam intervenção imbuídos da responsabilidade doEstado de exercer o poder limitativo de atividades e comportamentos individuais quevenham a influenciar negativamente na coletividade.Para a polícia Baiana pretendemos fazer desse manual uma fonte permanente depesquisa, uma doutrina própria a ser desencadeada na profissão policial em suas diversasinstâncias.O conhecimento legal de uma ação policial e sua prática é de importância ímparpara essa profissão uma vez que com a técnica se previne a acidentes contra a vida e como conhecimento legal se evita a atribuição de responsabilidade pelos acidentes porventuraproduzidos.Tendo este manual como fonte permanente de consulta o policial evitará tropeçosem sua carreira bem assim terá uma ação mais profícua quando de sua intervenção , emnome do Estado, diante de comportamentos individuais que firam um público ou umacoletividade.
 
Manual Básico de Abordagem Policial/2000 3
Menção de agradecimento
 Aos facilitadores e instrutores do I curso de instrutores de Abordagem realizado pela  Academia de Polícia Militar da Bahia no ano de 2000, particularmente ao Cap PM Sérgio Baqueiro, ao Ten PM Paulo Sérgio Neves e aBel Gilberto Amorim Júnior, promotor de Justiça, bem assim ao Bel Carlos Alberto Costa, Delegado de Polícia que revisou  parte legal e ao Ten PM César Augusto Santiago Piedade que criou e organizou as figuras ilustrativas do presente manual, nossos sinceros agradecimentos.
ÍNDICE

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->