Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
0Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Glossario Textil

Glossario Textil

Ratings: (0)|Views: 42|Likes:
Published by Mara Célia

More info:

Published by: Mara Célia on Nov 22, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/22/2013

pdf

text

original

 
LIVROS E DESENHOS DE MODA – http://lopesstore.mercadoshops.com.br/
Acetato
: o acetato ou raiom acetato, é uma fibra artificial a base de celulose, obtida por processo semelhante ao da viscose, utilizada como substituta da seda  natural, o consumo do acetato é reduzido, especialmente no caso de aplicações têxteis. Embora apresentando características gerais similares s da viscose, n!o reage bem aos processos normais de tingimento, exigindo a utilizaç!o de técnicas especiais. "uas maiores aplicações est!o na produç!o de filtros para cigarros, rendas, cetins e material de estofamento.#er: raiom, cetim e tafet$ alpaseda, viscose e "imbologia %ibras.
Acrílico ou Poliacrílico
: fibra sintética &ue embora sendo a menos consumida dentre as fibras &uímicas têxteis, o acrílico, por suas características, ocupa espaço pr'prio no setor de confeccionados xteis como o melhor substituto da l!. ( matéria prima
 
é acrilonitrilo )cianeto de vinila* &ue pode ser obtido a partir do amoníaco, propilenos e oxigênio. ( polimerizaç!o do acrilonitrilo efetua+se em emuls!o na $gua e os catalisadores utilizados s!o per'xidos minerais. odem ser utilizados dois processos de fiaç!o:
Fião a seco:
 ( fieira desemboca numa c-mara de evaporaç!o onde os filamentos reencontram uma corrente de ar &uente, de azoto ou vapor de $gua.
Fiação úmida:
a coagulaç!o faz+se num banho rico em $gua, o &ual contém um coagulante &ue é, a maior parte das vezes, uma mistura $gua diluente. um produto /&uente/ )bom isolante térmico* e leve, muito resistente  aç!o dos raios solares )radiaç!o ultra+violeta* e aos agentes &uímicos, n!o amassa,de f$cil lavagem, n!o encolhe e seca rapidamente. 0em larga aplicaç!o na fabricaç!o de artigos de inverno: agasalhos em geral, meias, gorros, cobertores, mantas e tecidos felpudos1 além disso, por ser n!o+alergênico, é muito utilizado na produç!o desses mesmos artigos para uso infantil. #er: %eltro %elt2cril, el3cia, el3cia  "elvagem.
Albene:
tecido para vestu$rio produzido com fio de acetato opaco.
 fibra natural de origem vegetal procedente do algodoeiro. 4 tecido a base de algod!o detém melhor capacidade de absorç!o de umidade é ade&uado para o clima brasileiro, &uente e 3mido. ( transpiraç!o do corpo é mais bem absorvida &uando se usa tecido com algod!o em sua composiç!o.5aracterísticas: macio e confort$vel1 dur$vel1 resistente ao uso,  lavagem,  traça e insetos1 lava+se com facilidade1 tem tendência a encolher e a amarrotar1 atacado por fungos1 &ueima com facilidade1 n!o resiste a produtos &uímicos16imite de umidade: 7!o mercerizados: 8,91 ;ercerizados: <=,9.  (plicações: 5onfecç!o, tecidos para uso doméstico, tecidos profissionais.
 
LIVROS E DESENHOS DE MODA – http://lopesstore.mercadoshops.com.br/
Algodãozinho ou Algodão:
nome genérico utilizado para denominar &ual&uer tipo de tecido cru ou alve>ado, geralmente com ligamento sar>a, feito com fibras de algod!o.
Alpaca:
 tecido barato de algod!o ou viscose empregado em forros de roupas. 4rigin$rio de tecido antigo, fino e brilhante, &ue era produzido com fios dos pelos da (lpaca.
Alta Costura:
"etor da ind3stria xtil, envolvendo os tecidos, as f$bricas e especialmente os costureiros, produzindo vestidos de alto luxo, feitos a m!o e com exclusividade. 4s tecidos e os vestidos s!o sempre realizados por especialistas e artistas de muito bom gosto, ditando a moda para o mundo inteiro. 4s principais costureiros franceses s!o: 5hristian ?ior, @almain Aivench2, 5hanel, 6. %erraud, ArBs, @alenciaga, C. %ath, Cean atou, ierre 5ardin, D. "aint 6aurent, 5ourrBges, ngaro, etc.
Anarruga:
 tecido com efeito enrugado ou plissado no urdume ou na trama, conseguido através da utilizaç!o de fios com encolhimentos dif erentes, muito  utilizado em roupas leves para o ver!o, como blusas, vestidos, etc..
Angorá:
variedade de gato, coelho e cabra da regi!o de (ngor$, na 0ur&uia. 4s pêlos destes animais s!o muito compridos, brilhantes e macios. tiliza+se também esta palavra para denominar os tecidos feitos com estes fios.
Aniagem:
pano grosseiro sem acabamento, de  >uta, c-nhamo, ou de outra fibra vegetal an$loga, usado para confecç!o de fardos. 
Arrastão:
 tipo de malha com ligamentos bastante abertos, semelhante a um rede de pescador.
Astracã ou Astrakan:
tecido, parecido com a pel3cia, imitando a pele deste animal.
Atoalhado (Felpo:
 tecido obtido por fios em forma de laços &ue emergem da estrutura b$sica, dando um efeito felpudo em uma ou ambas as faces. sado em toalhas de banho, roupões, etc. 5onhecido também como felpa ou felpudo. #er: 0ecido %elpo 
!aeta:
tecido felpudo normalmente feito de l!.
 
LIVROS E DESENHOS DE MODA – http://lopesstore.mercadoshops.com.br/
!ailarina:
tecido de malha de poliamida texturizada, de gramatura média.
 !ata"ia:
ligamento sar>a FGF, denomina+se, também, tecido de l! para uso masculino com este ligamento, muito divulgadopelos lanif ícios.
!atik:
 tecido muito antigo de algod!o, estampado e produzido na Hndia e Indonésia. (tualmente, ainda muito utilizado, ele éestampado com o processo  cer a e ap's pintado a m!o, o &ue lhe confere uma característica original e delicada.
!atiste:
tela fina, semelhante a cambraia, e transparente de linho,de algod!o ou mista com acabamento firme )inventor: Cean @aptiste 5hambra2 + século JIII*, muito utilizado para blusas, lenços, lingerie e sub vestimentas.
!a#ad$re:
0ecido onde os desenhos formam listras brilhosas, cor ou aspecto diferentes no sentido da trama. Ko>e, o efeitoba2adBre pode ser obtido pelos desenhos e através de fios de cores, brilhos ou torções diferentes.
!inar:
ato de >untar dois fios a.
!ordado
: lavor feito em relevo, sobre estofo ou pano,  linha, fio de l!, prata ou ouro, etc.
!oton%:
tecido fantasia com efeito de coco ralado, produzido com fio fantasia do mesmo nome e &ue têm pe&uenas bolas de fibras enroladas.
!oucl%:
tecido com efeito fantasia de laçadas, esultando numa textura crespa, produzido com fio fantasia do mesmo nome, &ue é um fio retorcido onde aparecem laçadas e n's, resultando uma textur a crespa, o nome origina+se da palavra francesa /boucler/ &ue significa encaracolar.
!rim
: tecido forte com desenho em sar>a, de algod!o. Ele se assemelha ao coutil,  >eans, denim. (tualmente é muito utilizado além de confecç!o )calças, bermudas, unifor mes, etc.*, para decoraç!o, toalhas de mesa, guardanapos, fundo de palco,  etc. #er: @rim sar>ado, fortbrim, m2Lonos, etc.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->