Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
12Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho sobre Histórico do Yoga

Trabalho sobre Histórico do Yoga

Ratings: (0)|Views: 978|Likes:
Published by Vitor Caruso Jr
Trabalho sobre a história do yoga no Brasil
Trabalho sobre a história do yoga no Brasil

More info:

Categories:Types, Research, History
Published by: Vitor Caruso Jr on Aug 17, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/03/2012

pdf

text

original

 
D
 A
C
OSTA
, L
 AMARTINE
ORG
.).
 ATLAS
 
DO
 
ESPORTE
 
NO
 
BRASIL
.
IO
 
DE
J
 ANEIRO
: C
ONFEF
, 2006 14.35
Definições
A Ioga (expressão portuguesa para o termo hinduoriginal Yoga) é uma das escolas de pensamento que integra opensamento Védico. O termo “Veda” representa as seis EscolasFilosóficas da Índia denominadas de “Darsanas” (ponto de vista).Cada Escola se assenta em diferentes linhas de pensamentoque se complementam, a saber: “Nyaya” – escola analista quese pauta na lógica em que repousa todo pensamento científicoda Índia; “Vaisesika” – escola analista de reconhecimento dascoisas existentes na natureza; “Samkhaya” – escola materialistaque procura explicar a natureza das coisas e procura encontrar acausa do sofrimento, da insatisfação e da dor; “Mimansa” –composta por duas escolas (Purva Mimansa) que procuraexaminar a natureza do “dharma” e (Ultra Mimansa) que estudao absoluto; “Yoga”– é um processo consciente através do qual seconsegue a maestria sobre a mente harmonizando o físico,emocional, o intelectual e o social, liberando o potencial criativopara o bem do indivíduo e da sociedade (
Uma Krishnamurti 
,1998);“Vedanta”– engloba todas as escolas tradicionais e pode serconsiderada como uma das mais perfeitas sínteses dopensamento Hindú. A Yoga Clássica, segundo a
 
tradição, foicriada por
Hiranyagarba 
muito embora, os pesquisadores afirmemque a Ioga sistematizada por
Patanjali 
representa um clímax nolongo e contínuo desenvolvimento desta filosofia. Apesar de
Patanjali 
ser considerado somente um compilador e umsistematizador, de qualquer forma não se pode negar aimportância de sua obra chamada de “
Yoga Sutras” 
. Algunshistoriadores apontam o nascimento de
Patanjali 
por volta doséculo II d.C., outros acham que ele viveu por volta do século IIa.C. e afirmam ser o mesmo que escreveu o
Maha-Bhashya 
, agramática da língua sânscrita.
Origens
A Ioga no Brasil teve início na década de 1950 porintermédio de
Sevananda 
. Este, unindo-se a
Savananda 
e
Vayuananda 
fundaram, em Resende-RJ, o primeiro Centro Esotérico do Brasildenominado Amo-Pax que, após alguns anos de experiênciamonastérica, encerrou suas atividades. O desenvolvimento da Iogano país a partir desta iniciativa definiu-se nas décadas de 1950, poracademias; de 1970 por associações; de 1980 – 1990 por federações;e de 1990 - 2000 por cursos, no seu enfoque principal. Além disso,foram figuras de Professores eminentes que se tornaram marcosde identificação da Ioga em sua memória de adesão nas diferentesregiões do Brasil. A influência dos Professores e Mestres, por suavez, fez-se nas décadas de 1950 – 1960, por transmissão oral(Mestre a discípulo); de 1970, por cursos de formação em academiasem RJ e em SP, como também por curso de extensão em “DakshinaTantra “ em RJ; e de 1980 – 2000, por cursos de formação, academiase Associações em todo o país.
1957
A primeira academia que se tem notícia no Brasil foi fundadaneste ano pelo Prof. de Educação Física francês Jean Pierre Bastiou.Esta personalidade se posiciona também como o responsável emlevar o primeiro grupo de estudantes à Índia, objetivando a formaçãodos primeiros instrutores de Ioga no Brasil.
Década de 1950
Apoiando-se nos ensinamentos recebidosenquanto participante das atividades desenvolvidas pelo CentroEsotérico Amo-Pax, Alberto Lohman foi o pioneiro a levar para oshospitais psiquiátricos o trabalho da Ioga. Este médico psiquiatra,em parceria com prof. Hermógenes, estenderam o trabalho de Iogaaos hospitais não psiquiátricos. A academia do Prof. JoséHermógenes, neste período, teve a colaboração de Vayuananda,
Ioga
A
LMERINDA
A
LICE
M
ENDES
, D
ARCYMIRES
 
DO
R
ÊGO
B
ARROS
, H
ILDA
C
ASTELO
 
DE
L
ACERDA
, I
ÊDA
O
LIVEIRA
A
LDRIGHI
, J
OSÉ
M
ARIA
C
OUTINHO
, M
ARIA
F
ERNANDA
L. S
OUZA
,M
ARIA
H
ELENA
F
ERREIRA
S
CHMIDT
, N
EUZA
V
ERÍSSIMO
M
EIRELES
, N
ORMA
P
INHEIRO
A
LVES
, P
AULO
M
URILO
R
OSAS
 
E
S
ONIA
M
ARIA
R
ICETE
C
OSTA
.
Yoga
vindo da experiência de Rezende. Em resumo, os Professores quemais influenciaram o desenvolvimento do Ioga no Brasil, nestadécada, foram: Caio Miranda – RJ; Jean Pierre Bastiou – RJ; JoséHermógenes– RJ; Ovídio Juan Carlos Trotta (Vayuananda) -RJ;Shitaro Shimada – SP; Swami Sevananda – RJ. Cabe fazer constarque os Professores brasileiros foram formados por Mestres daÍndia a partir desta década, tais como Vishnudevananda, Datatreya,Dayananda, Yogendra, Sivananda, Iyengar, Krishinamasharya,Desikachar, Maharishi Mahesh Yogi, Dhivendra Bramachari, GerardBlitz e outros.
Década de 1960
Neste período, surgiram livros pioneiros naIoga publicados no Brasil, destacando-se: Miranda, Caio. Hatha-Yoga: a ciência da saúde perfeita. Rio de Janeiro: Freitas Bastos,1962; Hermógenes, José A. Silva. Auto-perfeição com Hatha Yoga. São Paulo: Record, 1965; Bastiou, Jean Pierre. Encontro com oYoga. Rio de Janeiro: Lidador, 1965. Os Professores que sedestacaram nesta década foram: Alice Almerinda Mendes-RJ;Cláudio Duarte-SP; De Rose-RJ; Ercília Pinheiro-PE; Ieda OliveiraAldrighi-RJ; Léa Mello-RJ; Lêda Miranda-RJ; Lia Miranda-RJ;Maria Helena Monteiro-RJ; Maria Helena Bastos Freire-SP; MariaJosé da Luz-PE; Maria José Marinho-BH; Marilda Veloso-RJ;Matildes Albuquerque-RS; Miriam Both-RJ; Monserrat- PR; NeusaVeríssimo-CE; Nilda Fernandes-Brasília; Norma Pinheiro Alves-RJ; Paulo Murilo Rosas-RJ. Este último lançou, nesta década, oslivros pioneiros do Tantra no Brasil: “Os segredos do Tantra e doYoga” e A Psicologia dos Tantras.
Década de 1970
A fase da criação de Associações de Ioga nopaís inicia-se neste estágio, em âmbitos regionais e nacionais, taiscomo: Associação do Rio Grande do Sul, fundada por Maria HelenaSchimdt e Dagmar Krebbs; Associação Brasileira dos Professoresde Yoga, com sede no Rio de Janeiro, fundada em 10 de outubro de1973 por Vitor Binot, Vayuananda, Jean Pierre Bastiou, Eneida deOliveira Santos, Orlando Cani, Maria Augusta Cavalcanti, AlfredoVarella, Ana Maria Simões, Aura Perly, Beatriz Freire, BernardoPerisse´; Carmem Sylvia Penteado, Dagmar Krebs, DomingasAlencar, Gracila Bevilaqua, Graziella Preus, Jacy Pontes Vaz, MariaCristina Ataliba Cinchini, Maria Emília Goulart, Maria EugêniaTelles, Maria de Lurdes Machado, Marly Rafael Mayer, NildaFernandes Mesquita, Ione Martinez, Zilda Vianna, Zomar Ramos,BG Del Dena, Lavínia Genab e Maria Eugênia de Almeida;Associações em São Paulo fundadas por Cláudio Duarte e MariaHelena Bastos Freire; Associação de Belo Horizonte, fundada porMaria José Marinho; e a Uni-Yoga fundada por De Rose. Esteúltimo tornou-se o precursor no período em exame dodesenvolvimento por meio de entidades federativas dandoencaminhamento à Confederação Brasileira de Yoga - CBY, entãochamada de Swasthya Yoga. A criação das Associações decorreudo interesse de algumas pessoas que viajaram à Índia em busca deconhecimentos sendo incentivadas a criarem associações paradisseminarem os ensinamentos adquiridos. A partir daí, os cursosde formação de professores começaram a ser delineados. No finalda década foi criado o primeiro vinculo institucional com o exterior:a Federação Internacional de São Paulo.
Década de 1980
Cria-se a Confederação Brasileira dosProfessores e Praticantes de Yoga - COBAPEPY, que posterior-mente deu origem à Confederação Nacional de Yoga do Brasil -CONYB.
 
Este fato confirma a tendência da Ioga se desenvolverpela via federativa de Associações, que marcou a fase referida àesta década. A Federação de Florianópolis, então fundada, foiresultado desta tendência de aglutinação de Associações. Deresto, a expansão nacional por Associações teve continuidadepelo surgimento das entidades: Associação do Paraná, Associaçãode Pernambuco, Associação da Paraíba, Associação do Ceará eAssociação da Bahia. Um prenúncio da fase seguinte – a doscursos de formação de Mestres e Professores – ocorreu com aabertura do curso pioneiro de graduação em Ioga da FaculdadeEspírita do Paraná. No período, os Professores em destaque, coma maioria já ativa no final dos anos de 1970, foram: BeatrizLohman-RJ; Dagmar Krebs-RS; Divalda Campos Gomes-ES;Francisco Cosmelli-RS; Helder Carvalho-RJ; Hilda Castelo deLacerda-PE; Horivaldo Gomes-RJ; José Maria Coutinho-ES; MariaAugusta Cavalcanti-RJ; Maria Alice Figueredo-BA; Maria HelenaSchimdt-RS; Maria Simões Lopes-RS; Marly Rafael Maia-PE;Mercedes Bodê-RS; Mário Bittencourt-PE; Paulo Guerra-RJ; RuthPontual-PE; Zita Maidi- RS; Harbans Lal Arora-CE; LigiaBittencourt- PE; Marcos Rojo Rodrigues-SP; Rita Morelli-RN; VedKumari Arora-CE.
Década de 1990
Criação da Federação do Ceará, Federaçãodo Rio de Janeiro, Federação do Rio Grande do Sul e Federaçãoda Paraíba, como também da Associação do Pará, Associação deSanta Catarina, Associação de Brasília, Associação de Goiás,Associação Brasileira de Dakshina Tantra–RJ e
 
AssociaçãoNacional de Yoga Integral–RJ. Professores de destaque: AlexandrePerlingeiro-RJ, Hirley Diniz-PE e Maria Amélia Norões e Silva-PE.
 
Nova iniciativa de associativismo nacional: fundação daConfederação Brasileira de Yoga - CBY por Tonay Valle. Primeirocurso de pós graduação em Yoga no Brasil: FaculdadeMetropolitana Universitária de São Paulo – SP. Fundação daConfederação Nacional de Yoga do Brasil, presidida por MariaHelena F. Schmidt de Vitória–ES e do Instituto Holopráxico deConsultoria, Ensino e Pesquisa - IHOCEP, dirigido por NormaPinheiro do Rio de Janeiro- RJ. Esta última publica em 1997 olivro
Holopráxis na educação e na saúde” (Grupo Palestra Sport,RJ), acompanhando a tendência de edição de obras acadêmicasno tema da Yoga iniciada em 1996 por Manohar Laxman Gharotecom “Yoga Aplicada: da teoria a prática” (São Paulo: FMU).
Situação Atual
A partir de 2000, instalam-se cursos de pós-graduação
Lato Sensu 
em Ioga nos estados de Rio de Janeiro,Ceará e Paraná (ver mapa), redefinindo a forma de desenvolvimentoda filosofia originária da Índia, em sua adaptação às condiçõesbrasileiras. Neste ano, marco de 2000, cria-se também a Associaçãodo Piauí, comprovando que a expansão da Ioga no Brasil estavapraticamente já atuando nos seus limites geográficos. Hoje, alémdo associativismo típico da Ioga no país e seus cursos de formação,cabe citar os congressos, jornadas e encontros como elementosbásicos de desenvolvimento pois já estavam presentes na épocapioneira dos anos de 1950, e ainda continuam em processo deaperfeiçoamento. Inicialmente, estes eventos se realizavam paratransmissão dos conhecimentos adquiridos na Índia pelos que estiveram, como fez o Prof. Jean Pierre Bastiou, por exemplo.Neste contexto, os professores participantes das jornadas, aoretornarem às suas origens, formavam novos instrutores, ampliandoum ciclo que hoje permite atender cerca de 400 mil pessoas adeptosda Ioga em todo o Brasil. Por sua vez, estima-se o total de empregosgerados pelo ciclo em 15 mil pessoas, sendo 10 mil professores emestres (dados de média confiabilidade).
Yoga in Brazil started in the 1950s, when the first Centro Esotérico do Brasil (Brazilian Esoteric Center), called AMO-PAX, was founded in Resende-RJ. In this period several Indian masters (swamis) became associated with Brazilian teachers,who developed yoga in national scale. This development took place in the studios of the 1950s; in the associations of the 1970s; in the federations of the 1980s and in the courses of the past decade. Besides that, eminent teachers became yoga references in the different Brazilian regions. Today there are six university courses for the training of yoga teachers and around 400,0000 students (yogis) in different institutions spread all over Brazil.

Activity (12)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Beatriz Messias liked this
Paula Moreira liked this
Paula Moreira liked this
Andre De Rose liked this
Eline Campos liked this
terezahell liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->