Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
82Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Homilética

Apostila Homilética

Ratings: (0)|Views: 6,319 |Likes:
Published by Ivan Dumace Chihale
Uma brochura de homiletica para todo tipo de sermoes e pregadores
Uma brochura de homiletica para todo tipo de sermoes e pregadores

More info:

Published by: Ivan Dumace Chihale on Aug 18, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/23/2013

pdf

text

original

 
Escola Bíblica do Ministério Ebenézer " Na conquista, formação e valorização da familia "
1.Introdução
A pregação é um milagre duplo. O primeiro milagre é Deus usar um homem imperfeito, pecador e cheiode defeitos para transmitir Sua perfeita e infalível Palavra. Trata-se de um Ser perfeito usando um ser imperfeito como seu porta-voz. Só um milagre pode tornar isso possível. O segundo milagre é Deus fazer com que os ouvintes aceitem o porta-voz imperfeito, escutem a mensagem por intermédio do pecador e,finalmente, sejam transformados por essa mensagem. Esse é o grande milagre da pregação.As técnicas são indispensáveis para uma boa pregação. Embora todas as técnicas ajudem o pregador,porém, não fazem dele um pregador. Par ser um bom pregador é preciso ter a técnica e algo mais. Essealgo mais é o milagre do Espírito Santo. O pregador deve orar, meditar e se colocar inteiramente nasmãos de Deus, para então, depois disto, pregar.A leitura é uma parte importante do sermão. Ela deve ser bem feita, observando as pontuaçõesestabelecidas, com suas pausas e mudança de personagem. O pregador precisa manter o contato com opúblico através do olhar, se fazendo próximo dos ouvintes.
2. DEFINIÇÃO DOS TERMOS
O termo Homilética é derivado do Grego
"HOMILOS"
o que significa, multidão assembléia do povo,derivando assim outro termo,
"HOMILIA"
ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar.O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto,
Homilética significa "A arte de pregar".Vejamos algumas definições que envolve essa matéria:
Discurso - 
Conjunto de frases ordenada faladas em público.
Homilética
:
É a ciência ou a arte de elaborar e expor o sermão.
"É a arte de pregar sermões", "a ciência da pregação", "arte de fala religiosa".
Oratória -
Arte de falar ao público.
Pregação :
Ato de pregar, sermão, ato de anunciar uma notícia.
"É a comunicação da verdade por um homem a outros homens."
"É a comunicação verbal da verdade divina com o propósito de persuadir."
Retórica -
Conjunto de regras relativas a eloquência; arte de falar bem.
Sermão
- Discurso cristão falado no púlpito.
Objetivo da homilética
Ajudar na confecção de sermões para uma pregação mais eficiente. Isto porque beneficia o pregador (torna mais fácil a pregação do sermão) e beneficia o auditório (um sermão homileticamente preparado émais assimilável). Muitos sermões falham por ser absolutamente sem ordem. As idéias são confusas e apregação perde o sentido, por completo. 
A homilética não é:
a) Substituta da vida espiritual;
 ________________________________________________ Compilado, Adaptado e Corrigido por: Ivan Dumace ChihaleMaputo, Fevereiro de 2009
 
Escola Bíblica do Ministério Ebenézer 
b) Substituta do Espírito Santo;c) Uma garantia de ministério eficiente. 
A homilética é:
a) Um auxiliar no estudo e análise do texto;b) Um auxiliar na exposição de idéias;c) Uma compreensão de que o sermão tem muito a ver com o pregador. O pregador é o sermão.d) Uma compreensão de que Deus colocou no mundo recursos que devemos aproveitar. Inclusive os daciência da comunicação verbal.
3. A ELOQUÊNCIA
É
 
um termo derivado Latim Eloquentia que significa: Elegância no falar, Falar bem,
 
ou seja, garantir osucesso de sua comunicação, capacidade de convencer. É a soma das qualidades do pregador. Não égritaria, pularia ou pancadaria no púlpito. A elocução é o meio mais comum para a comunicação; portantodeve observar o seguinte:
1. Voz
- A voz, é o principal aspecto de um discurso.
Audível
Todos possam ouvir.
Entendível
Todos possam entender. Pronunciar claramente as palavras. Leitura incorreta, não observaas pontuações e acentuações.
2. Vocabulário
- Quantidade de palavras que conhecemos.
Fácil de falar 
- comum a todos, de fácil compreensão - saber o significadoEvitar as gírias, Linguagem incorreta, Ilustrações impróprias.
3.ALGUMAS REGRAS DE ELOQUÊNCIA
- Procurar ler o mais que puder sobre o assunto a ser exposto.- Conhecimento do publico ouvinte.- Procurar saber o tipo de reunião
 
e o nível dos ouvintes.- Seriedade pois o orador não é um animador de platéia.- Ser objetivo, claro para não causar nos ouvintes o desinteresse.- Utilizar uma linguagem bíblica.- Evitar usar o pronome EU e sim o pronome NÓS.
4.QUALIDADES DO PREGADOR
1 Fidelidade a Deus; 6 Observação; 11 Bom vocabulário;2 Caráter; 7 Capacidade de síntese 12-Humildade.3 Entusiasmo; 8 Imaginação e criatividade;4 Determinação; 9 Memória;
5
 – Sensibilidade; 10 Boa aparência; 
5.A POSTURA E O AUDIOVISUAL DO PREGADOR
É muito importante que o orador saiba como comportar-se em um púlpito ou tribuna. A sua postura podeajudar ou atrapalhar sua exposição. A fisionomia é muito importe pois transmite os nossos sentimentos,Vejamos :
 
- Ficar em posição de nobre atitude.- Olhar para os ouvintes.- Não demonstrar rigidez e nervosismo.- Evitar exageros nos gestos.- Não demonstrar indisposição.- Evitar as leituras prolongadas.- Sempre preocupado com a indumentária. ( Cores, Gravata, Meias )- Cabelos penteados melhora muito a aparência.- O assentar também é muito importante.Lembre-se que existem muitos ouvintes, e estão atentos, esperando receber alguma coisa boa da partede Deus através de você.
 
 ________________________________________________ Compilado, Adaptado e Corrigido por: Ivan Dumace ChihaleMaputo, Fevereiro de 2009
 
Escola Bíblica do Ministério Ebenézer 
a)
Quanto ao audiovisual:
 
O coração alegre aformoseia o rosto...
” (Provérbio 15.13a)
1 – Expressão corporal;2 – O olhar e a expressão fisionômica: “O grande orador romano Cícero (106-43 a.C.) declarou: nalocução, em seguida à voz e à eficácia, vem a fisionomia; e esta é dominada pelos olhos. O poder daexpressão do olhar humano é tão grande que, de certa maneira, ele determina a expressão dosemblante todo”;3 O sorriso; 6 O volume;4 Tom de voz; 7 A velocidade;5 A dicção (s, r, l); 8 A respiração.
3.PORQUE PREPARAR SERES?
"Sermão é Deus quem dá". Por que há níveis diferentes de sermões? Por que há pregadores melhoresque outros? Todos os sermões e todos os pregadores deveriam ser uniformes. Quase todos ospregadores se acham bons e não gostam de ser corrigidos. Corrigir um pregador não significa duvidar desua vocação. Há pregadores que encaram o preparo do sermão como descrença no poder espiritualdeles.
4.1. OBJETIVO GERAL DO SERMÃO
O objetivo geral é o propósito geral do sermão, a categoria a que ele se encaixa em termos de fim último.O que se pretende com um sermão? Ocupar o espaço no culto? Dar algum material para o povo pensar?Os ouvintes de um pregador ou são salvos ou são perdidos. A quem se destina o sermão? A ênfase noseu conteúdo se para os salvos, se para os perdidos, é o que determina o seu objetivo geral. São seis osobjetivos gerais do sermão, a saber: evangelístico, doutrinário, devocional, consagração, ética (ou moral)e alento (pastoral). Destina-se a crentes e não crentes.
4.OS NEROS DE SERES:
Os gêneros de sermões nada mais é, do que classes de assuntos bíblicos de uma mesma natureza. É oconteúdo propriamente dito do sermão.
5.1. Evangelístico
: É o gênero de sermão que leva o ouvinte face a face com Cristo, com o filho deDeus e o convence a aceitá-lo como Salvador e Senhor, (Jo. 3:16; Is. 1:18; Rm. 3:23-24). Sua finalidadeé persuadir os perdidos a aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Infelizmente, os sermõesevangelísticos são, hoje, repletos de frases feitas: "Deus te ama", "Você pode morrer esta noite", "Vemagora", etc. No entanto, um sermão evangelístico pode ter um bom conteúdo (O evangelista nãonecessita de pobreza de idéias no cumprimento de sua missão). Quatro verdades devem se delinear nosermão evangelístico:a) O homem natural está perdido;b) A obra redentora é de Cristo;c) As condições pelas quais o homem se apropria da obra redentora de Cristo;d) A necessidade de uma decisão, se não pública, pelo menos no íntimo.
5.2. Doutrinário ou Teológico
: É o gênero de sermão que interpreta uma ou mais verdades cristãs comfins práticos, Este gênero de sermão apela tanto para a mente como para o coração. Este gênero exigedo pregador um preparo muito grande em termos de conhecimento teológico. Sua finalidade é instruir oscrentes sobre as grandes verdades da fé e como aplicá-las, portanto, é didático. O sermão doutrinárioatende quatro funções na vida da igreja:a) Atende o desejo de aprender que existe na vida do crente;b) Previne contra as heresias;c) Dá embasamento à acção;d) Contribui para o crescimento dos ouvintes e do próprio pregador.
4.3.
Ético
:
 ________________________________________________ Compilado, Adaptado e Corrigido por: Ivan Dumace ChihaleMaputo, Fevereiro de 2009

Activity (82)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Rita Oliveira liked this
Rita Oliveira liked this
Rita Oliveira liked this
Nilton Melo liked this
Brauna Filho added this note
eu mim identifico muito bem com essa disciplina Homilética.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->