Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
58Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estudo Dos Dons Espirituais

Estudo Dos Dons Espirituais

Ratings: (0)|Views: 10,093 |Likes:
Published by Ivan Dumace Chihale
uma resenha dos dons espirituais
uma resenha dos dons espirituais

More info:

Published by: Ivan Dumace Chihale on Aug 18, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/31/2013

pdf

text

original

 
Page | 1
Ministério Ebenézer de Moçambique1Sm.7.12...
 Até aqui nos ajudou o Senhor...
Estudo Sobre Os Dons Espirituais
Introdução
O assunto sobre os dons espirituais nos faz dividir seu estudo em três partes: O Batismo no EspíritoSanto; A Especificação de cada um dos Dons; A Unidade do Corpo de Cristo (Igreja). Os dons espirituaissão concedidos aos crentes mediante o batismo no Espírito Santo, por este motivo iremos estudar deinício sobre este batismo.
Batismo no Espírito Santo
Atos 1.5
O que é o Batismo no Espírito Santo ?
Ao contrário do que muitos tem dito sobre este batismo, ele não significa:
- Salvação:
Os discípulos já eram salvos antes do Pentecostes (Lc 22.28; 10.20; Jo 13.10; 15.3),restava-lhes porém serem revestidos de poder.
- Santificação:
Embora o Espírito promova a santificação na vida do crente (Gl 5.16-18, 24-26), isso nãotem nada a ver com o batismo no Espírito Santo, a pessoa pode ser santificada e cheia do fruto doEspírito (Gl 5.22), e mesmo assim não ser batizada no Espírito Santo.
- Alegria:
A salvação traz alegria no coração do ser humano (Rm 14.17), porém, sentir grande alegria, ouemoção, não significa que o crente haja sido batizado no Espírito Santo.
Mas o que seria então este batismo no Espírito Santo?
- É uma promessa do Pai, desde o AT , onde falaram à respeito: Salomão(Pv 1.23), Isaías (Is 28.11),Joel(Jl 2.28-32), Zacarias(Zc 12.10).- Revestimento de poder, temos aqui uma das expressões que definem o derramamento do poder do altoem nossas vidas: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade deJerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24.49).
Como receber este batismo?
A única condição prévia para essa experiência é a conversão e única exigência é a fé, focalizando issona oração, submissão e a atitude de expectativa, mas essas condições não são acréscimos à salvação.“As condições que acabamos de mencionar são melhor entendidas, não como exigências adicionaisalém da simples fé, mas como expressões dessa fé ”. Sobre a fé, a oração, a entrega e a expectativa,elas meramente produzem o contexto – atmosfera – em que o batismo no Espírito Santo é recebido.Portanto, o batismo não está vinculado a mérito , pois é um dom de Deus (At 10.45), e nem a métodos,pois o Espírito opera como o vento; o importante mesmo é a posição do coração: “E buscar-me-eis e me
Elaborado, Compilado e Corrigido Por:
Ivan Dumace Chihale
Maio de 2009
 
 
Page | 2
Ministério Ebenézer de Moçambique1Sm.7.12...
 Até aqui nos ajudou o Senhor...
Estudo Sobre Os Dons Espirituais
achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”(Jr 2913).Conclusão, para receberdes o batismo no Espírito Santo, pois é para todos(At 2.38), aí vai a dica, masnão se esqueça, não é um método:1. Arrependa-se;2. Seja Obediente;3. Busque com perseverança.
O propósito do batismo no Espírito Santo
O batismo no Espírito Santo tem algumas principais finalidades, assim como:
- Capacitação para o serviço:
capacita o crente a pregar(At 1.8) com autoridade celestial(At 4.13). Umagrande mudança operou-se na vida dos discípulos depois de eles terem recebido o poder do alto. Tãologo foram batizados no Espírito Santo, colocaram-se de pé para proclamar o Evangelho de Cristo
(At2.2,14)- Novo dimensionamento espiritual:
o batismo proporciona aos crentes a visão dos perdidos enecessitados(At 16.9; 18.9-11); incentivo à conquista de outras bênçãos.- Aprofundamento da comunhão com Deus: (1 Co 14. 2,4,15,17 ).Portanto, acreditamos firmemente que o propósito primário do batismo no Espírito Santo
é o poder parao serviço:
Lc 24.49; At 1.8. A igreja precisa do poder dinâmico do Espírito para evangelizar o mundo demodo eficaz e edificar o corpo de Cristo. Mas fica um alerta, portanto não seja o falar em línguas opropósito ulterior ou razão pela qual a experiência deve ser desejada, mas a necessidade do poder sobrenatural para testemunhar e servir.
Mas enfim, porque em uma apostila sobre os “Dons Espirituais” estamos falando sobre o batismono Espírito Santo?
Simples a resposta, “esse batismo é a entrada para os numerosos ministérios noEspírito, chamados dons do Espírito, inclusive muitos ministérios espirituais.”
DONS ESPIRITUAIS
“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”
1Coríntios 12.1
 
I Cortíntios 12; Efésios 4:11-18
“Dom é atributo especial, dado pelo Espírito Santo, a cada membro docorpo, de acordo com a graça de Deus, para uso no contexto do corpo”
A quem é dado um dom espiritual?
A cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do Dom de Cristo (Efésios 4:7).
Elaborado, Compilado e Corrigido Por:
Ivan Dumace Chihale
Maio de 2009
 
 
Page | 3
Ministério Ebenézer de Moçambique1Sm.7.12...
 Até aqui nos ajudou o Senhor...
Estudo Sobre Os Dons Espirituais
Para quê nos é dado um dom?
Para servir. “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros damultiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10).
Quando recebemos os dons?
Uma pessoa recebe os dons espirituais quando se torna um crente, quando nasce de novo. Podereconhecê-lo imediatamente ou muito mais tarde. O dom espiritual não é um fim em si mesmo, mas ummeio pelo qual o amor de Cristo vai ser manifesto através do crente, que se torna um “canal” para o bemde outros e para glória de Deus.
Quais os benefícios do crente descobrir, desenvolver e exercer seus dons na igreja?
- O corpo funciona melhor, pois cada membro saberá seu lugar no corpo (Ef 2:10; 1Co 12:12-27).- Haverá harmonia, e todos poderão trabalhar juntos em amor, sem ciúmes, inveja, orgulho ou falsamodéstia (Rm 12:3).- Edificação: haverá desenvolvimento espiritual e de caráter; conseqüentemente o membro servirámelhor (Ef 4:16).- Deus será glorificado (1Pe 4:10,11).
Como o dom espiritual afeta o portador?
O exercício do dom traz alegria e satisfação, e ele se sente liberto e seguro em ser ele mesmo (auto-aceitação).
Como o reconhecimento mútuo dos dons afeta o relacionamento interpessoal?
“Quando um crente reconhece que Deus opera de uma maneira toda especial através de cada membrodo corpo, então ele terá mais consideração e nutrirá um amor mais sincero para com os outros crentes.Isso o ajudará a entender também o modo de pensar e agir das outras pessoas. O reconhecimentomútuo dos dons espirituais (pessoais) promove coordenação e unidade entre os membros do corpo deCristo” (Larry Coy).
Como descobrir meu dom espiritual?
Podemos descobrir nossos dons mediante certas evidências:- Nossa motivação básica. O dom está ligado diretamente a uma motivação depois da conversão.Revela-se no que realmente gostamos de fazer. Nessa atividade nos sentimos felizes e realizados.- O dom também está realizado no que realizamos por completo, o que fazemos até o fim semesmorecer. Em situação favorável a tarefa será cumprida.
Elaborado, Compilado e Corrigido Por:
Ivan Dumace Chihale
Maio de 2009
 

Activity (58)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Bianca Tavares added this note
edificante ;para o crescimemto
Andrea Silva added this note
esses estudos sempre são edificantes....
Laíne Souza liked this
Wanderson Leonardo added this note
gostei
samuelbarachodasilva added this note
Eu crêio que existe os dons espirituais!

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->