Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
58Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estudo Dos Dons Espirituais

Estudo Dos Dons Espirituais

Ratings: (0)|Views: 22,002|Likes:
Published by Ivan Dumace Chihale
uma resenha dos dons espirituais
uma resenha dos dons espirituais

More info:

Published by: Ivan Dumace Chihale on Aug 18, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/31/2013

pdf

text

original

 
Page | 1
Ministério Ebenézer de Moçambique1Sm.7.12...
 Até aqui nos ajudou o Senhor...
Estudo Sobre Os Dons Espirituais
Introdução
O assunto sobre os dons espirituais nos faz dividir seu estudo em três partes: O Batismo no EspíritoSanto; A Especificação de cada um dos Dons; A Unidade do Corpo de Cristo (Igreja). Os dons espirituaissão concedidos aos crentes mediante o batismo no Espírito Santo, por este motivo iremos estudar deinício sobre este batismo.
Batismo no Espírito Santo
Atos 1.5
O que é o Batismo no Espírito Santo ?
Ao contrário do que muitos tem dito sobre este batismo, ele não significa:
- Salvação:
Os discípulos já eram salvos antes do Pentecostes (Lc 22.28; 10.20; Jo 13.10; 15.3),restava-lhes porém serem revestidos de poder.
- Santificação:
Embora o Espírito promova a santificação na vida do crente (Gl 5.16-18, 24-26), isso nãotem nada a ver com o batismo no Espírito Santo, a pessoa pode ser santificada e cheia do fruto doEspírito (Gl 5.22), e mesmo assim não ser batizada no Espírito Santo.
- Alegria:
A salvação traz alegria no coração do ser humano (Rm 14.17), porém, sentir grande alegria, ouemoção, não significa que o crente haja sido batizado no Espírito Santo.
Mas o que seria então este batismo no Espírito Santo?
- É uma promessa do Pai, desde o AT , onde falaram à respeito: Salomão(Pv 1.23), Isaías (Is 28.11),Joel(Jl 2.28-32), Zacarias(Zc 12.10).- Revestimento de poder, temos aqui uma das expressões que definem o derramamento do poder do altoem nossas vidas: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade deJerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24.49).
Como receber este batismo?
A única condição prévia para essa experiência é a conversão e única exigência é a fé, focalizando issona oração, submissão e a atitude de expectativa, mas essas condições não são acréscimos à salvação.“As condições que acabamos de mencionar são melhor entendidas, não como exigências adicionaisalém da simples fé, mas como expressões dessa fé ”. Sobre a fé, a oração, a entrega e a expectativa,elas meramente produzem o contexto – atmosfera – em que o batismo no Espírito Santo é recebido.Portanto, o batismo não está vinculado a mérito , pois é um dom de Deus (At 10.45), e nem a métodos,pois o Espírito opera como o vento; o importante mesmo é a posição do coração: “E buscar-me-eis e me
Elaborado, Compilado e Corrigido Por:
Ivan Dumace Chihale
Maio de 2009
 
 
Page | 2
Ministério Ebenézer de Moçambique1Sm.7.12...
 Até aqui nos ajudou o Senhor...
Estudo Sobre Os Dons Espirituais
achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”(Jr 2913).Conclusão, para receberdes o batismo no Espírito Santo, pois é para todos(At 2.38), aí vai a dica, masnão se esqueça, não é um método:1. Arrependa-se;2. Seja Obediente;3. Busque com perseverança.
O propósito do batismo no Espírito Santo
O batismo no Espírito Santo tem algumas principais finalidades, assim como:
- Capacitação para o serviço:
capacita o crente a pregar(At 1.8) com autoridade celestial(At 4.13). Umagrande mudança operou-se na vida dos discípulos depois de eles terem recebido o poder do alto. Tãologo foram batizados no Espírito Santo, colocaram-se de pé para proclamar o Evangelho de Cristo
(At2.2,14)- Novo dimensionamento espiritual:
o batismo proporciona aos crentes a visão dos perdidos enecessitados(At 16.9; 18.9-11); incentivo à conquista de outras bênçãos.- Aprofundamento da comunhão com Deus: (1 Co 14. 2,4,15,17 ).Portanto, acreditamos firmemente que o propósito primário do batismo no Espírito Santo
é o poder parao serviço:
Lc 24.49; At 1.8. A igreja precisa do poder dinâmico do Espírito para evangelizar o mundo demodo eficaz e edificar o corpo de Cristo. Mas fica um alerta, portanto não seja o falar em línguas opropósito ulterior ou razão pela qual a experiência deve ser desejada, mas a necessidade do poder sobrenatural para testemunhar e servir.
Mas enfim, porque em uma apostila sobre os “Dons Espirituais” estamos falando sobre o batismono Espírito Santo?
Simples a resposta, “esse batismo é a entrada para os numerosos ministérios noEspírito, chamados dons do Espírito, inclusive muitos ministérios espirituais.”
DONS ESPIRITUAIS
“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”
1Coríntios 12.1
 
I Cortíntios 12; Efésios 4:11-18
“Dom é atributo especial, dado pelo Espírito Santo, a cada membro docorpo, de acordo com a graça de Deus, para uso no contexto do corpo”
A quem é dado um dom espiritual?
A cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do Dom de Cristo (Efésios 4:7).
Elaborado, Compilado e Corrigido Por:
Ivan Dumace Chihale
Maio de 2009
 
 
Page | 3
Ministério Ebenézer de Moçambique1Sm.7.12...
 Até aqui nos ajudou o Senhor...
Estudo Sobre Os Dons Espirituais
Para quê nos é dado um dom?
Para servir. “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros damultiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10).
Quando recebemos os dons?
Uma pessoa recebe os dons espirituais quando se torna um crente, quando nasce de novo. Podereconhecê-lo imediatamente ou muito mais tarde. O dom espiritual não é um fim em si mesmo, mas ummeio pelo qual o amor de Cristo vai ser manifesto através do crente, que se torna um “canal” para o bemde outros e para glória de Deus.
Quais os benefícios do crente descobrir, desenvolver e exercer seus dons na igreja?
- O corpo funciona melhor, pois cada membro saberá seu lugar no corpo (Ef 2:10; 1Co 12:12-27).- Haverá harmonia, e todos poderão trabalhar juntos em amor, sem ciúmes, inveja, orgulho ou falsamodéstia (Rm 12:3).- Edificação: haverá desenvolvimento espiritual e de caráter; conseqüentemente o membro servirámelhor (Ef 4:16).- Deus será glorificado (1Pe 4:10,11).
Como o dom espiritual afeta o portador?
O exercício do dom traz alegria e satisfação, e ele se sente liberto e seguro em ser ele mesmo (auto-aceitação).
Como o reconhecimento mútuo dos dons afeta o relacionamento interpessoal?
“Quando um crente reconhece que Deus opera de uma maneira toda especial através de cada membrodo corpo, então ele terá mais consideração e nutrirá um amor mais sincero para com os outros crentes.Isso o ajudará a entender também o modo de pensar e agir das outras pessoas. O reconhecimentomútuo dos dons espirituais (pessoais) promove coordenação e unidade entre os membros do corpo deCristo” (Larry Coy).
Como descobrir meu dom espiritual?
Podemos descobrir nossos dons mediante certas evidências:- Nossa motivação básica. O dom está ligado diretamente a uma motivação depois da conversão.Revela-se no que realmente gostamos de fazer. Nessa atividade nos sentimos felizes e realizados.- O dom também está realizado no que realizamos por completo, o que fazemos até o fim semesmorecer. Em situação favorável a tarefa será cumprida.
Elaborado, Compilado e Corrigido Por:
Ivan Dumace Chihale
Maio de 2009
 

Activity (58)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Bianca Tavares added this note|
edificante ;para o crescimemto
Laíne Souza liked this
Andrea Silva added this note|
esses estudos sempre são edificantes....
Wanderson Leonardo added this note|
gostei

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->