Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
29Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Integraçao economica em Africa

Integraçao economica em Africa

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 5,818 |Likes:
Published by PatricioViana

More info:

Published by: PatricioViana on Aug 19, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/22/2013

pdf

text

original

 
Índice
Introdução1 - Integração económica1.1 - Zona preferencial de comércio1.2 - Área de livre comércio1.3 - União aduaneira1.4 - Mercado comum1.5 - União económica e monetária1.6 - Integração económica total
2 - Integração econômica de África
2.1 - Mercado Comum da África Oriental e Austral2.2 - Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral
2.2.1 - Principais parceiros econômicos
2.3 - Comunidade Económica dos Estados da África OcidentalConclusãoBibliografia
 
Introdução
Integração económica de África é o assunto que será abordado neste trabalho.África, como sabemos, é um continente que está, ao todo, começar a firmar-se nomercado internacional há pouco tempo. Depois de ser explorada pelos colonos, oobjectivo agora é, visto ser independente, crescer conquistar o vel de outroscontinentes, mas para isso, é necessário que próprios lideres africanos se unem naresolução dos problemas que o continente, em geral, apresenta. E como poderemos ver no decorrer do desenvolvimento, África tem dado realmente estes passos. Além de falar da África, antes de tudo começarei por explicar em consiste a integração económica, sódepois é que irei passar a falar deste assunto concernente a África.
 
1 - Integração económica
O
processo de integração económica
entre territórios ou países foi descritoteoricamente nos anos 1960pelo economista húngaro Béla Balassa.Segundo a teoria, à medida que a integração económica progride, diminuem as  barreiras comerciais  mantidas entre os mercadosparticipantes. Hoje em dia, a economia mais integrada entre Estadosindependentes é aUnião Europeiae a suazona do euro. A integração económica ocorre em seis degraus sucessivos:
integração económica total.A integração económica costuma preceder a integração política. Na verdade,Balassa pensava que os mercados comuns supranacionais, com seu livre movimentotransfronteiriço defactores económicos, geram naturalmente uma demanda por maisintegração, não apenas económica (via umaunião monetária) mas também política,rao pela qual, concluiu, com o tempo as comunidades económicas evoluemnaturalmente para uniões políticas.
1.1 - Zona preferencial de comércio
Uma
zona preferencial de comércio
, também conhecida como
acordo decomplementação econômica
(
ACE
), é a primeira fase do  processo de integraçãoeconômicae nesse sistema há o livre comércio de  benspara alguns produtos.
1.2 - Área de livre comércio
Dá-se o nome de
área de livre comércio
ou
zona de livre comércio
a umgrupo de países que concordou em eliminar astarifas,quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países.O propósito da área de livre corcio é estimular ocomércioentre os países participantes por meio da especialização, dadivisão do trabalhoe da vantagem  comparativa.A área de livre comércio costuma ser vista como um passo para a instituição deumaunião aduaneira. Diferencia-se desta última pela inexistência de uma políticacomercial comum (como, por exemplo, umatarifa externa comum), adoptada por todosos países participantes e válida para as importações provenientes de fora da área.As áreas de livre comércio são criadas por meio deacordos de livre comércio (ALCs) entre dois ou mais Estados.

Activity (29)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Priscila Wandrey liked this
Albertino Jesus added this note
This document is very very imoportant
Pedro Quesado liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->