Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
42Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Aula 2 Eventos

Aula 2 Eventos

Ratings: (0)|Views: 2,850|Likes:
Published by claudiatmello

More info:

Published by: claudiatmello on Aug 22, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/23/2012

pdf

text

original

 
1
PLANEJAMENTO DE EVENTOSAULA 2CONCEITOS DE EVENTO E MARKETING
Nunca os eventos foram tão essenciais à nossa cultura conforme os dias de hoje. Atualmenteas pessoas dispõem de um tempo maior em lazer, de uma maneira mais cuidadosa de gastardinheiro e uma busca eminente de conhecimentos e novas sensações e experiências.Os eventos não acontecem por acaso, sejam eles culturais, sociais, econômicos, políticos,esportivos ou ambientais, sempre estarão relacionados em uma determinada área da vida doser humano. Talvez seja isso o principal aspecto pelo qual os levem a popularidade, o apoio eo crescimento.Para quem organiza, por exemplo, significa trabalho, iniciativa, criatividade, competência eresultados.Já para quem participa, significa congraçamento e interação, gerando e consolidando vínculose relações de caráter profissional e pessoal.Por este motivo, cada vez mais os governos apóiam e promovem eventos como parte de suasestratégias para o desenvolvimento e crescimento econômico, social, cultural e ambiental.Por outro lado, as empresas adotam os eventos como estratégias essenciais de marketing e depromoção de imagem.Números que só fazem com que o turismo de eventos de negócios e de tecnologia, porexemplo, sejam uns dos segmentos que mais cresce em todo o mundo - 9,9%, além disso, sãoconsiderados os que mais oferecem retorno econômico e social.Como comprovação dessas estratégias utilizadas pelos governos e empresas, está o crescenteaumento nos anúncios de eventos nos mais diversos veículos de comunicações, mídiasexistentes, que já se tornaram parte integrante de nosso dia a dia.Kotler e Armstrong (1991, p - 463) afirmam:"Os profissionais de Marketing chegam a investir 35% de seu orçamento anual de comunicaçãoem feiras."O potencial do setor de eventos no Brasil é impressionante, em 2007 o país se destacou entreos TOP 10 de países que mais são sedes de eventos internacionais no mundo, ficando 7º noranking da ICCA com 207 eventos internacionais no ano de 2006.Em Pesquisa promovida pela InterScience, para jornal Meio & Mensagem, sobre as“Tendências do Mercado Publicitário no Brasil”, realizada pelo Instituto InterScience com os100 maiores anunciantes do país. Os resultados indicaram que a propaganda vem perdendoterreno para outras ferramentas de marketing, entre as quais o setor eventos, que ocupa lugarde destaque:Segunda posição entre os grandes anunciantes;Terceira posição nas verbas de comunicação em 2003;Segunda posição na alocação de recursos em 2003.
 
2
Isso só mostra que dentre as diversas ferramentas do marketing, os eventos vem sedestacando como uma das formas mais rentáveis de retorno utilizadas pelas empresas.Segundo a American Marketing Association (AMA):“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criação,comunicação e entrega de valor para os clientes e para a gestão do relacionamento com elesde maneira a beneficiar a organização e seus stakeholders”.Kotler (200, p. 30) define:“Marketing como um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêmaquilo que necessitam e o que desejam com criação, oferta e livre negociação de produtos eserviços de valor com os outros”.Portanto, marketing pode ser visto como uma função da empresa e como um processo social,mas de maneira geral trata-se de um processo de planejamento e execução da concepção,determinação do preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocasque satisfaçam metas individuais e organizacionais.Assim, pode-se dizer que a realização da função de marketing nas empresas visa garantir acompreensão sobre as características do mercado consumidor (perfil socioeconômico,distribuição geográfica, desejos e necessidades) e do ambiente da empresa para adequar aoferta (produto, preço, praça e promoção).Nos eventos especificamente existem a predominância de produtos na forma de serviços, noqual se faz necessária a compreensão de que o evento é o componente central da troca que setrata o marketing da empresa que organiza, divulga, patrocina e participa.Para exemplificar a predominância de produtos na forma de serviços, temos a indústriafonográfica representada por gravadoras, selos, artistas, compositores, produtores musicais,executivos etc, que poderia não sobreviver nos tempos atuais se não tivessem os eventosartísticos: shows de lançamentos e de turnês como parte integrante nas divulgações de suasmúsicas, CD’s, DVD’s, proporcionando experiências únicas, agradáveis e memoráveis aopúblico-alvo.
-
CONCEITOS DE EVENTOS
“Evento é um acontecimento criado com a finalidade específica de alterar a história darelação organização-público, em face das necessidades observadas. Caso esseacontecimento não ocorresse, a relação tomaria rumo diferente e, certamente,problemático”.
Simões (1995).
 “O evento é uma reunião de um, ou mais público(s) em atividades de interesse comum,podendo ser definido como um fato ou acontecimento espontâneo ou organizado, capaz deprovocar interesse e que pode ser explorado para fins mercadológicos”.
(Costa e Talarico, 1996)
“Conjunto de ações profissionais desenvolvidas com o objetivo de atingir resultados qualificadose quantificados junto ao público-alvo; conjunto de atividades profissionais desenvolvidas com oobjetivo de alcançar o seu público-alvo através do lançamento de produtos, da apresentação depessoas, empresas ou entidades, visando estabelecer o seu conceito ou recuperar o seupúblico-alvo; realização de ato comemorativo, com ou sem finalidade mercadológica, visandoapresentar, conquistar ou recuperar o seu público-alvo”.
Canton (1997).
 
3
Finalizando, ela afirma:“evento é a soma de ações previamente planejadas com o objetivo de alcançar resultadosdefinidos perante seu público-alvo.“Evento é uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e/ou entidades realizadaem data e local especial, com o objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativose estabelecer contatos de natureza comercial, cultural, esportiva, social, familiar, religiosa,científica etc.”.
Zanella (2006).
 “Evento é componente do mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços,fazendo uso da capacidade sinérgica da qual dispõe o poder expressivo no intuito de engajarpessoas numa idéia ou ação”.
Giácomo (1993).
“Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, comfinalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, idéiase pessoas, por meio de um acontecimento previamente planejado, a ocorrer em um únicoespaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, quer seja por meiode recursos da tecnologia”.
Meirelles (1999).
As conceituações de eventos podem estar inseridas até dentro da visão de uma atividadeprofissional, tendo uma definição específica.Relações Públicas:"Para as relações públicas, evento é a execução do projeto devidamente planejado de umacontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de umaorganização junto ao seu público de interesse".
Cesca (1997).
Para o Turismo de negócios:“Constituem parte significativa na composição do produto turístico, atendendointrinsecamente as exigências de mercado em matéria de entretenimento, lazer,conhecimento, descanso e tantas outras motivações”.
Andrade (1999).
Para os Comunicadores:“Qualquer fato que pode gerar sensação e, por isso, ser motivo de notícia (seja esta decunho interno ou externo). Com base nesta definição, pode-se destacar as seguintescaracterísticas de um evento:- o evento como um fato;- o evento como um acontecimento que gera sensação; e- o evento como notícia”.
MELO NETO (P. de. Op. cit. p. 56).
Uma explicação pela presença do evento em todos os setores econômicos é sua utilizaçãocomo forma de promover marcas, divulgar e comercializar produtos ou serviços e atingir opúblico-alvo. Ou seja, a realização de eventos é uma parte fundamental para o êxito doplanejamento estratégico das empresas.Portanto, a análise dos eventos, como instrumento de promoção e estratégia de marketing, éhoje requisito indispensável para a divulgação e promoção de produtos e serviços por toda aeconomia.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->