Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
16Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Ética no ambiente escolar

Ética no ambiente escolar

Ratings: (0)|Views: 4,594 |Likes:
Published by limagoncalves

More info:

Published by: limagoncalves on Aug 22, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/18/2013

pdf

text

original

 
17
o
Workshop de Educação Escolar Cristã
17
o
Workshop de Educação Escolar Cristã
Palestra:
Ética no ambiente escolar 
Autor:
Rosalice Gualberto
Instituição:
AECEP
Uma escola cristã é composta de vários grupos de pessoas voltados para a execução deum objetivo comum, que deve estar expresso na visão e missão da instituição. A despeito das particularidades da missão de cada entidade educacional, podemos afirmar que todas admitemuma pluralidade de ões em meio as suas equipes de trabalho e o relacionamentoescola/pais/comunidade é vital para o bom empreendimento escolar. Entretanto, essas relações detrabalho e suas inter-relações com os pais e comunidade nem sempre são fáceis e desprovidos deatritos e desajustes. O objetivo desse ensaio, portanto, é conscientizar os educadores de que avida ética pautada nas escrituras é a única possibilidade para a existência e manutenção de umaescola sadia.De início já precisamos então definir o que vem a ser uma vida ética, visto que é por meiodela que o ambiente escolar será transformado em um local onde a vida de Deus possa ser vista/manifesta.Todo cristão que deseja viver eticamente reconhece que suas crenças ou premissas (quemé Deus, quem é o homem e que é o mundo) determinam suas ações. Portanto, o que é umcomportamento adequado a um cristão dentro de um grupo? Diante de infinitas escolhas, qualdeveria ser a mais acertada? Há um parâmetro pelo qual o cristão pode discernir se suas decisõessão acertadas? Ponderaremos sobre essas questões mais à frente.De início, trataremos da origem das palavras estudadas:
Etimologia
:Do grego
ethica
– 
etheos
– o que se relaciona com o caráter 
 Ethos
– costume ou hábito.É uma subdivisão da filosofia: metafísica, epistemologia e ética. Daí receber o nome defilosofia moral.
Moral 
– latino (adjetivo
moralis
) – que significa costume ou uso.Quando falamos de ética, então, estamos nos referindo a um conjunto de leis (morais) pelo qual se pode avaliar a conduta humana.
 MoralCostumes
(o que deve ser)( o que é)PrescriçãoDescriçãoA leiA vidaO padrãoA condutaSem nenhum padrão ético (leis morais), os julgamentos (avaliações morais) não seriam possíveis.
AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios
1
 
17
o
Workshop de Educação Escolar Cristã
Mesmo entre os eticistas cristãos, há variedade de propostas e entendimento sobre comoviver uma vida ética. De qualquer modo é preponderante hoje a idéia de que ser ético envolvemuito mais a semelhança em caráter com Cristo (ser) do que a imitação de suas ações (fazer).Por que a questão do ser (caráter) precede a questão do fazer (ações e atitudes)? Porque aênfase que Jesus deu à atitude do coração sobrepuja a questão do ato em si. De acordo com ele, overdadeiro estado de moralidade não é avaliado pela atitude externa das pessoas, mas pelacondição interna do coração (Mt5-7).Somente é possível agradar a Deus, vivendo uma vida santa, experimentando-se se onovo nascimento (recebendo a vida de Deus) e renovando-se a mente com a Palavra de Deus. Aação ética sempre será decorrente de uma mudança de dentro para fora. Nos versos 14 a 16 de Mateus 5 Jesus diz que o ser luz deveria preceder o ato de fazer  brilhar a luz diante dos homens. Ou seja, primeiramente a Palavra viva que é Cristo deveiluminar nosso coração e então estaremos aptos a mostrar aos homens as boas obras (açõeséticas) a fim de glorificarmos a Deus.
 Mateus 5:14-16 
Ser luz Boas obras (ações éticas)A aparência externa nunca pode ser sinônima de piedade como também é bem expressonas escrituras (Cl2:20-23)A maioria das pessoas acredita que ser ético é simplesmente agir de determinada maneiraou abster-se daquilo que é recriminado pela maioria. Ora, como cristãos, entendemos que Deus esua palavra é o que traz direção e iluminação às ações humanas. Portanto, agir pelo que pensa amaioria ou pelo que deliberam os homens não é necessariamente um viver ético.Atualmente o padrão moral da sociedade como um todo é alarmante. Por isso, asempresas e as instituições públicas estão cada vez mais empenhadas em estabelecer códigos econselhos de ética a fim de manter um padrão moral razoável. Entretanto, como bem observaMaria do Carmo Whitaker e Maria Cecília C. De Arruda em seus conceitos sobre éticaempresarial, as pessoas já ingressam nas instituições com seus próprios padrões de conduta. Eum código não será capaz de alterar isso.“...
a conduta ética das empresas é o reflexo da conduta deseus profissionais. Tal conduta não se limita ao cumprimentoda legislação, sendo o resultado da soma dos princípiosmorais de cada um de seus integrantes. Assim como a edu-cação, a ética vem do berço. A conduta ética, portanto, quese espera das empresas vai muito além do simples cumpri-mento da lei, mesmo porque, pode haver leis que sejam antiéticas ou imorais. Importa que os homens de negócios sejambem formados, que os profissionais sejam treinados, pois ocerne da questão está na formação pessoal. Caso contrário,a implantação do código de ética será inócua.”
Visto que um viver ético não é algo tão fácil de ser alcançado, procuraremos analisar sucintamente qual a maneira estabelecida por Deus para se conseguir uma vida de integridade.
AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios
2
 
17
o
Workshop de Educação Escolar Cristã
A ética no Antigo Testamento
O Antigo Testamento retrata um Deus em aliança com o homem. Toda a narrativa bíblicatrata da história da aliança (a consciência de um relacionamento único com Deus). A ética do povo hebreu, portanto, não estava vinculada à certas virtudes ou à busca da felicidade, mas àobediência a Deus originada de um relacionamento. A própria lei dada no Sinai atesta que a vidado povo deveria ser pautada pelo amor, num relacionamento com o Senhor Deus e com o próximo.Atentemos para o conteúdo de dois salmos que versam sobre a vida ética do povo deDeus:Salmos 15“Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo?Quem há de morar no teu santo monte?O que vive com integridade, e pratica a justiça,e de coração, fala a verdade:o que não difama com sua língua,não faz mal ao próximo,nem lança injúria contra o seu vizinho;o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo,mas honra aos que temem ao Senhor;o que jura com dano próprio e não se retrata;o que não empresta o seu dinheiro com usura,nem aceita suborno contra o inocente.Quem deste modo procede não será jamais abalado”.Salmos 24: 3-4Quem subirá ao monte do Senhor Quem há de permanecer no seu santo Lugar?O que é limpo de mãos e puro de coração.Que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Nesses escritos, há uma ênfase sobre o tipo de pessoa que estaria apta a permanecer nomonte (presença) do Senhor. Aquele cuja vida e ações demonstrassem obediência a Deus.O povo do Senhor deveria ser obediente pelo fato de serem um povo da aliança,escolhidos para relacionarem-se com o Deus santo e refletirem essa santidade ao mundo. Essaera a tônica de uma vida ética vetero testamentária.Ao longo da história da aliança com Israel, Deus revelou a si mesmo e a seu caráter. Elenunca requereu algo que não tivesse mostrado ao povo. Conforme exposto em Mq6:1-8, Deusdeclarou ao homem o padrão ético (do bem).
 Padrão ético (Miquéias 6:1-8)
O que é bom (o que Deus pede do homem)Praticar a justiçaAmar a misericórdiaAndar humildemente
AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios
3

Activity (16)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Débora Silva liked this
Alice Pereira liked this
André Ferreira liked this
Daniela Ferreira liked this
Ana Paula Santos liked this
Vitor Manuel liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->