Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
44Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Bonsai ♣ Livro em Português

Bonsai ♣ Livro em Português

Ratings: (0)|Views: 5,618 |Likes:
Published by GutoReiz
Livro curto e muito simples, ótimo para iniciantes na arte Bonsai, bastante objetivo e com informações suficientes para iniciar na arte Bonsai, e com muitas dicas e técnicas que podem ser aproveitadas até mesmo por antigos amantes da arte Bonsai.
Livro curto e muito simples, ótimo para iniciantes na arte Bonsai, bastante objetivo e com informações suficientes para iniciar na arte Bonsai, e com muitas dicas e técnicas que podem ser aproveitadas até mesmo por antigos amantes da arte Bonsai.

More info:

Published by: GutoReiz on Aug 22, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/13/2013

pdf

text

original

 
Origem do Nome
 ___ 
O objetivo principal dos chineses quando começaram a cultivar o bonsai erapoder contemplar a natureza de perto através da árvore miniaturizada plantada empedras ou em bandejas. Daí vem o significado da palavra bonsai:
  ___ 
BON = bandeja ou bacia SAI = cultivo. Ou seja, "cultivado em uma bandeja".
  ___ 
Este nome pelo qual a arte do Bonsai é mais conhecida atualmente, é umapalavra japonesa. Porém, na China, diz-se mais naturalmente panorama oupaisagem (Jing) e não cultivo ("Sai", pronúnia japonesa do ideograma "Zai" -cultivo). Daí se origina-se o nome Penjing (Paisagem em bandeja).Fonte: Revista O Mundo do Bonsai nº4
Origens do Bonsai
 ___ 
Durante muito tempo constavam nesta gina poucas e desatualizadasinformações sobre a história desta arte, pois eu havia pesquisado apenas em livrose revistas nacionais ou traduzidos para o português(que ainda não são muitos).Após realizar algumas pesquisas, em outras fontes, pude verificar que o pouco quehavia escrito não era muito "profundo" e agora disponibilizo dados mais precisos.
  ___ 
Pois bem,
a história provavelmente começou na China.
Uma das primeirasreferências ao Bonsai é feita em uma lenda que data por volta da Dinastia Han,entre 206 AC e 220 DC, ou seja, a mais de 2000 anos atrás. De acordo com alenda, Fei Jiang Feng da Dinastia Han possuía o poder mágico de reduzir a Terra,miniaturizando montanhas e rios, árvores, ssaros e feras, casas, barcos,carruagens e seres humanos os quais eram colocados em uma espécie de vaso.Levando em consideração as crenças místicas da época, podemos concluir queprovavelmente Feng não era nenhum feiticeiro ou algo parecido, ele poderia ser umartista de Penjing (palavra chinesa que significa "paisagem em uma bandeja").
  ___ 
Por volta da época da Dinastia T'sin(265-420 DC), a arte do Penjing passou aser descrita em registros escritos e novas referências continuam a ser encontradasnos registros escritos da Dinastia Tang(618-906 DC). Acredita-se que o mais antigoregistro em pintura também data dessa época.
 
No Japão...
 ___ 
Provavelmente, o Bonsai chegou ao Japão devido ao Budismo e, apesar dosprimeiros registros sobre o Bonsai no Japão datarem por volta do século XIII,acredita-se que o Bonsai chegou a esse país por volta do século XI, ou seja, há1000 anos atrás, pois os registros do século XIII já ilustram o Bonsai como umaarte muito disciplinada.
1
 
 ___Com o passar do tempo, a arte adquiriu as características que possuiatualmente. Na China, a técnica utilizada era a coleta de plantas naturalmenteminiaturizadas, principalmente em locais montanhosos, e replantá-las em vasos.Foi no Japão que se criaram as técnicas para se fazer com que mudas comuns,passassem a ter o aspecto de árvores velhas com a utilização de ferramentasapropriadas para poda, modelação dos galhos, etc.
Outras Histórias
 ___Existem, porém, outras hipóteses a respeito do surgimento do Bonsai. Umadelas diz que o bonsai surgiu devido a invasão da China pelos povos Bárbaros. Pois,como muitos pessoas fugiam e se deslocavam para outros lugares, havia anecessidade de trazer um "pedaço", como lembrança, das terras onde moravam.Outros ainda dizem que o Bonsai surgiu na Índia e foi trazido para a China e oJapão com o Budismo.
História do Bonsai no Brasil
 ____ 
No início do século XX, quando ocorria as primeiras emigrações japonesas paraBrasil, provavelmente, os japoneses trouxeram consigo os primeiros bonsai e astécnicas para fazê-los. Começava, a partir desse momento, a história do Bonsai noBrasil.
  ___ 
Durante muitos anos a arte, praticamente, permaneceu restrita aos japoneses eseus descendentes. Após a algum tempo, começaram a ser vendidos algunsexemplares na Feira do Bairro da Liberdade em São Paulo. Começava então apopularização do Bonsai que foi intensificada pela influência norte americana. NosEstados Unidos o bonsai se popularizou um pouco mais cedo. A chegada ao Brasildos filmes Karatê Kid, que faziam uma verdadeira apologia à arte e foramreprisados várias vezes na televisão, serviu como uma grande forma de divulgação.Deste modo a arte do Bonsai cresceu e hoje temos diversas associões e,inclusive, um encontro nacional todos os anos.
 ___ 
Os estilos de Bonsai são as formas que o bonsai pode ter e por isso todasexistem na natureza. Dos cinco primeiros estilos básicos de bonsai, derivam osdemais.
2
 
Chokkan(Ereto formal)
 ___ 
Este estilo baseia-se nas árvores gigantes que crescemisoladamente. Deve ter um único tronco reto e rígido, e umadistribuição de galhos perfeita, diminuindo a medida que otronco se afasta do solo, formando um triângulo. Os galhospodem ser horizontais ou dirigidos para baixo, mas nos doiscasos devem se harmonizar com a árvore.
Moyogi(Ereto informal)
 ___ 
O bonsai neste estilo tem um único tronco comcerta sinuosidade ou inclinação. Esse estilo assumeuma forma correspondente à maioria das árvores naspraças, parques, ruas, e na própria natureza. ___O bonsai Moyogi pode ter galhos exageradamentetortuososos, ou com pouco tortuosidade. O maisimportante é que a árvore possua um aspecto geral deinformalidade.
Shakan(Inclinado)
 ___O bonsai shakan tem o tronco inclinado e sempre reto, independente de ser grosoou fino. A diferença entre este estilo e o estilo Fukinagashi(varrido pelo vento) é ofato de os galhos crescerem nos dois lados da árvore.
Kengai(Cascata)
 ___No estilo Kengai a maior parte da árvore cresce para baixo, atingindo um nívelinferior ao da borda do vaso. A diferea entre este estilo e o estilo Han-Kengai(semi cascata) é que no bonsai Kengai a parte da árvore em quedarealmente cai enquanto que no estilo Han-Kengai ocorre uma insinuação de queda,
3

Activity (44)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
gilsonkan liked this
poetahot69 liked this
Mel Mel liked this
José Eduardo liked this
Bob Almada liked this
Thais Ferreira liked this
Washington Lopes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->