Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
18 Tecnicas Para Desenvolver a Criatividade

18 Tecnicas Para Desenvolver a Criatividade

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 15,644 |Likes:
Published by Karla Cruz

More info:

Published by: Karla Cruz on Aug 24, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/17/2014

pdf

text

original

 
SANDRA REGINA DA LUZ INÁCIO18 TÉCNICAS PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADETécnica 01 - Gerar idéias diferentesSaiba que um tesouro em sua cabeça - uma mina de ouro entre suas orelhas.Construir um computador com as mesmas características do seu cére-bro custaria maisdo que 3 bilhões de bilhões de dólares. Sabe como se escreve isso? Assim, um três edezoito zeros:Todo dia escreva pelo menos uma idéia sobre estes assuntos: como eu possofazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu possoajudar meus amigos; como eu posso ajudar o meu país.Escreva seus objetivos específicos de vida. Agora, carregue esta relação no bolso- sempre.Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo.Não confie na memória.Armazene idéias. Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, paraaumentar a sua eficiência no traba-lho, para ganhar mais dinheiro. E vã aumentando estebanco de dados através de leitura, viagens, conhecimen-to com novas pessoas, filmes,com-petições esportivas etc.Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que vocêobserva. E principalmente, observe tudo como se fosse à última vez que você fosse ver.Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar comoutra pessoa, faça com que ela se sinta importante.Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba oque não foi dito.Descubra novas fontes de idéias. Através de novas amizades, de novos livros, deassuntos diversos e até de arti-gos como este que você está lendo.Compreenda primeiro. Depois julgue.Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seusobjetivos.Pense todos os Dias. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos,todos os dias.Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Umadelas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Façaseu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre aidéia, não a deixe morrer.Construa GRANDES idéias a partir de que ainda são idéias. Associe idéias.Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. Efinalmente. Inverta as idéias que você tem.Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietassequilibradas, excessos em geral.Crie grandes metas. Grandes objetivos.Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando.Onde, O quê, Por que, Qual. Como.Coloque as idéias em ação. Lembre-se que uma idéia razoável colocada em açãoé muito melhor que uma grande idéia arquivada.
 
Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte dasgrandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandesinvenções foram criadas no tempo ocioso de seus criadores.Apenas para confirmar que a criatividade o é um dom, mas um potencial a ser exploradoà sua volta e dentro de você, vamos ver o que grandes inventores e pen-doresescreveram sobre CRIAR:Técnica 02 – Estímulo aleatórioA idéia do estímulo aleatório é a provocação e a busca de novas e diferentes linhas depensamento. Para preservar esse espírito, siga as seguintes diretrizes:Não passos demais: isto sugere isso... que leva àquilo... e que me faz lembrarde...Use a palavra como ela vem e não rearranje as letras, nem pegue uma parte delapara dar outra palavra. Isto é simplesmente mudar a palavra aleatória para encontraruma que se encaixe melhor nas idéias que você já tem, perdendo-se o efeitoprovocativo.Não decida que a palavra atual não é utilizável, partindo imediatamente embusca de outra. Assim, você estará somente esperando por uma palavra que se encaixenas idéias existentes.Para obter o estímulo aleatório você pode usar também imagens e objetos, emborapalavras normalmente possam ser mais ricas (são informações "empacotadas") e maispráticas de usar. Saiba mais desta e várias outras técnicas no livro indicado abaixo.Técnica 03 - Estimule a liberdade interna e a imaginaçãoUm ótimo exercício de criatividade é: diariamente, pense em pelo menos três coisas quelhe pareçam impossíveis: você voando ou atravessando paredes, o mundo sem guerrasamanhã, todos os menores de rua com moradia e assistência, extraterrestres com carasde artistas aterrissando com presentes para todos, a Terra com duas luas, ambas cheias,a lua feita de queijo, você reservando cinco minutos por dia para praticar isto... Dizemque uma mulher aplicou esta técnica para bolar um presente para seu marido, e um diaele chegou a casa e encontrou-a seminua, embrulhada em papel celofane e lacinho defita!Os principais benefícios dessa prática são: maior liberdade de pensamento (o queconduz a maior criatividade) e maior capacidade de construção mental, base doscomportamentos e realizações e uma das principais características do Sonhador deDisney. Pode também ser usada como "aquecimento" antes de uma atividade criativa.Além disso, pode ser divertido: experimente fazer isto quando estiver mal-humorado!Técnica 04 - Uma estratégia apóia a outraForam apresentadas as técnicas do estímulo aleatório e a prática de pensar em coisasimpossíveis para desenvolver o lado sonhador. Na primeira sorteia-se palavras emdicionários ou revistas para inspirar caminhos diferentes para o pensamento, ligando-asa um tema pela palavra e observando as idéias sugeridas. A segunda enseja liberdade depensamento e aperfeiçoamento da habilidade de construção mental.
 
 Para que nunca faltem temas para coisas impossíveis, ou somente para variar, podemoscombinar as duas para gerar idéias surpreendentes: usamos um estímulo aleatório parainspirar o impossível. Por exemplo, para a palavra "peito", podemos imaginar um solbrilhante na posição do coração.Técnica 05 - Que tal uma drenagem mental?Providencie um caderno. A cada manhã, você deve escrever três páginas com tudo oque lhe vier à cabeça. Qualquer coisa! "Ah, meu Deus, que vontade de ficar na cama!Ih, tenho que levar o carro pra consertar. Pensando bem, até que tem coisas boas porali..”.Não existe uma forma errada de se escrever as páginas.As páginas não precisam ser uma obra literária.Nada é demasiado belo, tolo, estúpido ou estranho para ser incluído.Não crie expectativas de que as páginas serão inteligentes (embora às vezes possamser).As páginas matinais são inegociáveis: não omita, não economize, não se importe com oseu estado de espírito nem com que seu censor interno diga.Técnica 06 -Buscando regularmente o diferenteHá vantagens em se repetir certos comportamentos; aprendemos, criamos hábitos. Eserá que pode haver alguma vantagem em se fazer algumas coisas de um jeito diferente?O cérebro tende a repetir caminhos muitas vezes trilhados. Daí ele criou as váriastécnicas de pensamento lateral, cujo objetivo é buscar novos caminhos para as idéias.Tente por exemplo vestir uma calça começando com a outra perna; é uma sensação dasmais esquisitas. Que tal o desajeitamento de escovar os dentes ou pentear os cabeloscom a outra mão? Ou começar a esfregar-se, no banho, pelos pés.Criar o hábito de fazer pequenas coisas de forma diferente, além de não custar nadaalém de um período de familiarização, vai fazer com que o seu cérebro aprenda opadrão (o chamado meta-programa) e se direcione para gerar regularmente novas idéiase possibilidades. E é claro que a vida, com novas possibilidades, pode ficar ainda maisinteressante.Técnica 07 - Mude, Mas comece devagar, comece na sua velocidade.Sente-se diferente, em outra cadeira, no outro lado da mesa.Mais tarde, mude de mesa.Quando sair, ande pelo outro lado da rua, depois mude de caminho, ande poroutras ruas, mais devagar, observando os lugares por onde passa.Tome outros ônibus, se for o caso.Mude por uns tempos o estilo das roupas, os seus sapatos velhos, procureandar descalço por uns dias.Tire uma tarde livre para passear no parque ou na praia.Saia sozinho para ouvir o canto dos pássaros.Veja o mundo de outras perspectivas.

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
Grazii_cris liked this
Dreu Rodrigues liked this
Isli Pereira liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Margarida Moura liked this
marcoromeu liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->