Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
62Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TEMPERAMENTOS HUMANOS

TEMPERAMENTOS HUMANOS

Ratings: (0)|Views: 10,966 |Likes:
Published by MARCELO
TRABALHO DE PSICOLOGIA SOBRE TEMPERAMENTOS.
TRABALHO DE PSICOLOGIA SOBRE TEMPERAMENTOS.

More info:

Categories:Types, Resumes & CVs
Published by: MARCELO on Aug 25, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/01/2014

pdf

text

original

 
TEMPERAMENTOS
 
I. INTRODUÇÃO
A Psicologia tem estudado o comportamento humano e tentado compreendê-lo para auxiliar apedagogia ,o auto-conhecimento e a cura dos distúrbios da mente humana. Muitas teorias temse sucedido, muitas vezes se completando, outras vezes eliminando crenças tidas comoverdades até então.Hoje é aceito o conceito de que há uma parte da personalidade humana que é genética, ouseja, já nasce conosco e outra parte é moldada a partir de nossa interação com o meio emque vivemos, por meio de nossas experiências de vida, relacionamentos e traumas.A teoria dos Temperamentos trata da parte genética da nossa personalidade. Outras teoriascomo a da Caracterologia tem o mesmo objetivo, apenas criando uma terminologia específicae uma forma de análise um pouco mais complexa.A Teoria dos Temperamentos se baseia na estrutura de quatro temperamentos básicos comsuas características particulares e cujos nomes não devem ser associados ao significadopejorativo muitas vezes atribuído às pessoas que conhecemos. Alguns pontos importantesdevem ser levados em consideração antes de iniciarmos a descrição dos temperamentos:Os temperamentos não são maus ou bons. Todos tem seus lados positivos e negativos comoé natural em qualquer ser humano. .A Teoria dos Temperamentos é um modelo científico que tenta nos ajudar a conhecermo-nosmelhor, não havendo ninguém que seja exclusivamente de um ou outro temperamento. Ébastante comum termos um temperamento dominante e um secundário .Durante a nossa vida, devido às nossas experiências, traumas e necessidades, certascaracterísticas de nossos temperamentos podem se sobressair e outras se ocultarem, o quenão significa dupla personalidade ou fingimento .O correto desenvolvimento de uma pessoa deve passar pelo aperfeoamento dascaracterísticas positivas de seu temperamento e a luta constante por vencer seus pontosfracos .
II. Consideremos os quatro temperamentos na seguinte ordem :
II.1. MelancólicoII.2. Fleumático
 
II.3. ColéricoII.4. Sangüíneo
II.1. MELANCÓLICO
O Melancólico é voltado para si mesmo, e, às vezes, pensamos nele como o que possui otemperamento "sofredor", pois é muito exigente consigo mesmo, através de uma constanteauto-análise. Ele é uma pessoa naturalmente sombria, tristonho e pessimista, entretanto émuito bem dotado e com tendências para gênio. Um exemplo de melancólico típico é o cantor e compositor João Gilberto, introspectivo, detalhista e perfeccionista. Características muitovalorizadas pela Bossa Nova.
1.1. Ocupações e passatempos
ArtistaMúsicoContador ArquitetoEspectador em eventos esportivos.Educador (Matemática, Ciências e línguas) .Decorador DesenhistaEscritor Artes manuais .Poesia (escreve ou aprecia) .
1.2. Emoções1.2.a. Pontos positivos:
Ama a música e as artes.Natureza rica e sensível .Capacidade analítica .Reage fortemente à emoção .Pensador profundo, dado à reflexão .
1.2.b. Pontos negativos:
Depressivo e triste .Pessimista; está sempre olhando o lado negativo das coisas .Gosta de sofrer- mártir .Hipocondríaco.Introspectivo ao ponto de prejudicar-se .Orgulhoso.
 
1.3;Relacionamento com outros1.3.a. Pontos positivos:
Amigo em quem se pode confiar .Amigo ao ponto do auto-sacrifício .Faz amigos cautelosamente .Tem profunda afeição pelos amigos .
1.3.b.Pontos negativos:
Critica os defeitos dos outros .Busca sempre a perfeição e julga tudo de acordo com seus ideais .Temeroso do que outros pensam dele; desconfia de todos .Pode ter um violento acesso de cólera, após um prolongado período de animosidade.Muitas vezes sente-se ferido profundamente Pode conservar uma mágoa e ser vingativo.Desgosta daqueles que se lhe opõem .É de difícil convivência .
1.4. Atividades1.4.a. Pontos positivos:
Fortes tendências para o perfeccionismo gosta de trabalho analítico e detalhado .Tem autodisciplina. Sempre leva a cabo o que começa .Grande pendor para o trabalho intelectual e criativo .Consciencioso ao ponto de observar minúcias .Bem dotado, com tendências para gênio .Conhece suas próprias limitações .
1.4.b. Pontos negativos:
Indeciso.Muito teórico, e pouco prático .Cansa-se facilmente ,Hesita muito para iniciar novas empreitadas .Analisa exageradamente , o que a leva adesencorajar-se .Sua ocupação na vida tem que exigir o máximo de sacrifício, abnegação e serviço.Fica deprimido com suas criações.
II.2. FLEUMÁTICO
O Fleumático é super introvertido, e tem uma tranqüilidade singular que lhe confere umtemperamento de fácil relacionamento, manso e bem equilibrado. Ele é teimoso e indeciso, eresigna-se ao destino que se lhe apresentar. São exemplos de fleumáticos aqueles músicosque tocam contrabaixo em bandas de Jazz ou Rock e que independente do ritmo da música

Activity (62)

You've already reviewed this. Edit your review.
daniloquirino liked this
CLEUSCORZ liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Fernanda Janser liked this
Drika Rosa liked this
Jpscribd liked this
andre luiz costa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->