Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
teorias_aprendizagem

teorias_aprendizagem

Ratings: (0)|Views: 193 |Likes:
Published by fabionp

More info:

Published by: fabionp on Aug 25, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
Teorias de aprendizagem
As Teorias da Aprendizagem descrevem a forma pela qual uma pessoa aprende oque as torna intimamente ligadas aos conceitos propostos pela epistemologia. É,pois, impossível compreender plenamente uma teoria de aprendizagem sementender os pressupostos epistemológicos na qual ela se baseia.Nesse campo, das 3 correntes mais freqüentemente mencionadas, 2 têm basesepistemológicas realistas (behaviorismo e cognitivismo) e 1 tem base idealista(construtivismo).É comum, aí, apresentar-se behaviorismo e construtivismo como os extremos entreos quais se situam outras correntes. Note-se, contudo, que é preciso analisar essetipo de relação com grande cuidado, pois nem sempre ela é claramente definida.Piaget, por exemplo, dizia que o conhecimento é construído pelo indivíduo, mas nãorepudiava a idéia de que a realidade existe fora do indivíduo.Uma idéia bastante aceita é aquela de que nenhuma teoria é a mais adequada paratodas as situações de aprendizagem. Assim, há correntes atuais que sugerem oaproveitamento daquilo que de melhor cada teoria tenha a oferecer e aidentificação de onde e quando isso deva ser aplicado, respeitadas as basesconceituais de cada uma.
Behaviorismo (ligado ao realismo)
Para o Behaviorismo, a aprendizagem é a aquisição de novos comportamentos quese manifestam num quadro de respostas espeficas a esmulos tambémespecíficos. Sua ênfase está colocada nos comportamentos observáveis sempreocupação com os processos mentais subjacentes; o que acontece na mente évisto com uma "caixa preta". A posição do indivíduo que aprende é, meramente,passiva (resposta a estímulos).Para facilitar a aprendizagem, deve-se criar os estímulos e oferecer reforçosadequados.
Cognitivismo (ligado ao realismo)
O cognitivismo entende que a aprendizagem ocorre através de um processo no qualas novas informações recebidas são relacionadas com informações já existentes namente do aprendedor e só depois disso são gravadas na memória. Assim, o que forgravado na memória será muito influenciado por aquilo que já existia na memória.Mesmo aceitando várias idéias do behaviorismo, o cognitivismo procura abrir a"caixa preta" dos processos mentais, subjacentes à aprendizagem, pelos quais amente adquire e reorganiza suas estruturas cognitivas. Por outro lado, novoscomportamentos são aqui vistos apenas como indicadores dos resultados daaprendizagem.Modelos mentais, schemata e memória de três estágios são temas importantespara o cognitivismoPara facilitar a aprendizagem deve-se, sobretudo, oferecer apoio ao processo deligação da nova informação com a informação já existente na memória.
Construtivismo (ligado ao idealismo)
1

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 thousand reads
1 hundred reads
Sylker Silva liked this
marciovazzi liked this
sandravelli liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->