Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
40Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Escorva de Bomba Hidráulica

Escorva de Bomba Hidráulica

Ratings: (0)|Views: 11,085 |Likes:
Published by Thiago

More info:

Published by: Thiago on Aug 28, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/07/2013

pdf

text

original

 
Escorva de Bomba
:
É a eliminação do ar existente no interior da bomba eda tubulação de sucção. Esta operação consiste em preencher com o fluídoa ser bombeado todo o interior da bomba e todo o interior da tubulação desucção, antes do acionamento da mesma.As bombas de líquidos e de misturas de líquido e sólidos podem perderescorva e pode ser necessária a escorva da bomba. A perda de escorva égeralmente devida à entrada de ar no interior da bomba ou da tubulação desucção. As folgas de operação e os princípios de funcionamento das bombasusadas para líquidos faz com que, quando bombeiam vapores ou gases, nãopossam deslocar o ar, vapor ou gás devido à densidade muitas vezes menordestes fluidos.
Válvula de pé com crivo:
Válvula de retenção colocada na extremidadeinferior da tubulação de sucção para impedir que o fluído succionadoretorne ao reservatório quando houver parada no funcionamento da bomba,evitando que esta trabalhe a seco. No exemplo abaixo (Figura 1.1) estáinstalada junto ao pé da tubulação de sucção e só irá permitir a passagemdo fluido no sentido ascendente e quando houver o desligamento do motor,irá manter a carcaça da bomba e a tubulação de sucção cheia do fluido. Diz-se, nestas circunstâncias, que a válvula de pé com crivo mantém a bombaescorvada.
 
Por apresentar partes móveis, a válvula de pé é suscetível ao maufuncionamento, limitando a confiabilidade do sistema e apesar de existir emmuitas instalações, ela aumenta acentuadamente a perda de carga nasucção, possui custo considerável, necessita de limpeza freqüente erepresenta risco em instalações com automação de partida, devido ao seudesgaste ou mau funcionamento, oriundos de partículas contidas no fluído.
Crivo:
Grade ou filtro de sucção, normalmente acoplado a válvula de pé,que impede a entrada de partículas de diâmetro superior ao seuespaçamento.
Exemplos de Válvula de Pé com Crivo
 
 Exemplo de Instalação de Bombeamento simples 1.1.
(M) -
Motor de acionamento
(2) -
Reservatório de sucção
(B) -
Bomba
(3) -
Linha de sucção
(RE) – Redução excêntrica:
Redução que liga o final da tubulação desucção à boca de entrada da bomba, de diâmetro, normalmente, menor.Com a excentricidade visa-se evitar a formação de bolsas de ar à entrada dabomba o que estrangula a secção de entrada e dificulta o funcionamentonormal da bomba.
Exemplos de Reduções Excêntricas
 
 
(VR) – Válvula de retenção:
Válvula também unidirecional instalada àsaída da bomba e antes do registro. Tem as seguintes funções:- Impedir que o peso da coluna seja sustentado pelo corpo da bomba,pressionando-o e provocando vazamento no mesmo.- Possibilitar, caso haja algum problema com a válvula de pé e que provoquea perda da escorva que através de um recurso chamado “by-pass” faça – sea escorva automática da bomba, evidentemente, após se ter sanado opossível defeito da válvula de pé.
Exemplos de Válvulas de Retenção 
Tanques de escorva:
Oferecem maior garantia de escorva do que asválvulas de pé, quando dimensionados e aplicados corretamente.Geralmente, são de formato cilíndrico ou ovalados, instalados vertical ouhorizontalmente. O equipamento é de fácil construção e instalação, não tempartes móveis, praticamente não sofre desgastes e o custo de aquisição ésemelhante ao da válvula de pé.

Activity (40)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Cíntia Máximo liked this
Bruno Boechat liked this
Valéria Borges liked this
Cassya Maviony liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->