Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
26Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Perispírito (Estudo espiritismo)

Apostila Perispírito (Estudo espiritismo)

Ratings: (0)|Views: 3,438 |Likes:
Published by LCalazans

More info:

Categories:Types, Brochures
Published by: LCalazans on Aug 29, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/09/2014

pdf

text

original

 
PERISPÍRITO
Há no homem três coisas:
1.O corpo ou ser material análogo aos animais e animadopelo mesmo princípio vital;2.A alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo;3.O laço que prende a alma ao corpo, princípiointermediário entre matéria e espírito.
Tem assim, o homem duas naturezas:
pelo corpo, participada natureza dos animais, cujos instintos lhes são comuns;pela alma, participa da natureza dos espíritos.(
 Allan Kardec 
).
“ O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem,ou como pretendem alguns, essempre envolto emuma subsncia qualquer?
Envolve-o uma substância,vaporosa para teus olhos, mas ainda bastante grosseira paranós; bastante vaporosa, entretanto, para poder elevar-se naatmosfera e transportar-se onde queira” ( LE cap. 1/ p. 93 ).
“De onde tira o Espírito seu invólucro semimaterial ?
Do fluido cósmico universal de cada globo, razão porque nãoé idêntico em todos os mundos. Passando de um a outro, oespírito muda de envoltório, como mudais de roupa “ ( LEcap. 1 p. 94 )
“Assim, quando os esritos que habitam mundossuperiores vêm para nosso meio, tomam perispírito maisgrosseiro?
É necessário que se revistam da vossa matéria, já odissemos”. ( LE cap.1 p. 94)
O invólucro semimaterial do Espírito tem formadeterminada e pode ser perceptível?
Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vosaparece algumas vezes, quer em sonho, quer em estado de
 
vigília, e pode tomar forma visível, mesmo palpável”. ( LEcap. 1 p. 95 )“O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos maisimportantes produtos do Fluido Cósmico Universal; é umacondensação desse fluido em torno de um foco deinteligência ou alma ... “( G. cap. XIV/ 7 ).“ A camada de fluidos espirituais que cerca a Terra sepode comparar às camadas inferiores da atmosfera, maispesadas, mais compactas, menos puras, do que as camadassuperiores. Não são homogêneos estes fluidos; são umamistura de moléculas de diversas qualidades, entre as quaisnecessariamente se encontram as moléculas elementaresque lhes forma a base, porém mais ou menos alteradas. Osefeitos que esses fluidos produzem estarão na razão dasoma das partes puras que eles encerram...Os espíritos chamados a viver naquele meio tiramdeles seus perispíritos; pom, conforme sejam mais oumenos depurados os Espíritos, seu perispírito se formará daspartes mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele se encarna.
Resulta disso esse fato capital:
a constituiçãoíntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritosencarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou oespaço que a circunda...
Também resulta que:
o envoltório perispirítico de umEspírito se modifica com o progresso moral que este realizaem cada encarnação, embora ele encarne no mesmo meio;que os Espíritos Superiores, encarnando excepcionalmente,em missão, num mundo inferior, tem perispírito menosgrosseiro do que os indígenas desse mundo “. ( G cap.XIV/ 10 )
 
“ O perispírito é ainda corpo organizado que, representandoo molde fundamental da existência para o homem, subsiste,além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria,de conformidade com seu peso específico “ ( Emmanuel )O perisrito é o envoltório com que os espíritos seapresentam e com o qual, no mundo espiritual, assinalamsua vivência.Obs. : Mudança da constituição do perispírito quando damudança de mundos – Durante a ida do espírito para o novomundo gradativamente ele vai perdendo as substâncias domundo que está deixando e, ao mesmo tempo, assimilandoas substâncias do outro mundo em que vai viver ou visitar.Assim, aos poucos, as subsncias o trocadas e, aochegar, já está com o perispírito apto à vida naquele mundonovo. É um processo gradual.
No estudo do perispírito temos a considerar,basicamente:DEFINIÇÃO
“ O perispírito é o laço que une o Espírito à matéria docorpo, sendo tirado do meio ambiente, do fluido universal;contém ao mesmo tempo, eletricidade, fluido magnético e,até certo ponto, a matéria inerte. Poder-se-ia dizer que é aquintessência da matéria, o princípio da vida orgânica, masnão da vida intelectual, porque esta está no Espírito. É alémdisso, o agente das sensações externas. No corpo essassensações estão localizadas pelos órgãos que lhes servemde canais. Destruído o corpo, as sensações ficamgeneralizadas”. ( LE p. 257 )O corpo perispirítico e o corpo carnal tem origem nomesmo elemento primitivo; ambos são matéria, ainda queem dois estados diferentes.

Activity (26)

You've already reviewed this. Edit your review.
1gorr liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Paulo Monjão liked this
Matheus Lessa liked this
ffafi liked this
J F Do N liked this
fenelon liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->