Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Produção Mecânica I

Produção Mecânica I

Ratings: (0)|Views: 3,637 |Likes:
Published by tim203

More info:

Published by: tim203 on Aug 30, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/22/2012

pdf

text

original

 
 furadeiras
A
furadeira mecânica
é umamáquina operatrizderivada dos antigostornos mecânicos. Estasmáquinasjuntamente ao torno mecânico deram origem à outras máquinas operatrizes como asfresadoras, eretíficasde cilindros.
Componentes de uma furadeira
A furadeira é uma máquina especializada composta em geral de um cabeçote,chamado fuso, que põe em rotação uma ferramenta chamada broca.A ferramenta chamada  broca é uma haste metálica confeccionada emmetal duromuitas vezes produzido pelo processo desinterizaçãocomposto de canais helicoidais que facilitam a saída de materialerodido ou usinado do gume de corte para fora do furo, semelhante à um  parafuso deArquimedes. A broca penetra no metal ou outro material deixando um furo redondo e dedimensões precisas.Portanto, as furadeiras são máquinas operatrizes especializadas emfazer furos.
Tipos de furadeiras
Existem diversos tipos de furadeiras, entre estas destacam-se as furadeirashorizontas, as furadeiras industriais, as furadeiras verticais, as furadeiras radiais, asfuradeiras manuais, furadeiras eletro-pneumáticas automáticas e as furadeiras de avançoservo-acionadas.
Furadeiras horizontais
A nomenclatura é auto explicativa, estas máquinas estão montadas horizontalmente paralelas aosoloe fazem furos longitudinais paralelos ao solo também.Em geral são equipamentos de grandes dimensões que fazem furos de grande diâmetros em peças pesadas e de difícil manuseio, daí a necessidade de se utilizá-la no sentido horizontal.
Furadeiras industriais
São máquinas de grande porte e com muitos recursos, em geral possuem mesas defixação de peças que se incinam em diversosângulos,além de serem mesas coordenadas. Em geral estas máquinas trabalham em três eixos, podendo fazer furos em quaisquer ângulos e posições.
 
Furadeiras verticais
São as furadeiras mais comuns encontradas em geral em qualquer estabelecimentometalúrgico, são compostas de uma base de fixação das peças à serem furadas, esta pode ounão ter uma morsa e uma mesa de coordenadas de deslocamento e inclinação das peças àserem furadas em três eixos. É semelhante à furadeira industrial, a única diferença são osrecursos e tamanho do equipamento.
Furadeira radial
É uma máquina operatrizsemelhante às fresadoras, possui um cabeçote móvel radialmente em 360 graus horizontais, além de ter suporte de ferramentas ( brocas
 
) cominclinação variável em 360 graus verticais. Em geral possui uma mesa de coordenadas emtrês eixos (x,y,z), além de ter inclinações da mesa em 180 graus. A furadeira radial é umamáquina indispensável na moderna indústriametalúrgica. Foi a partir das furadeiras radiais,dos tornos automáticos, e das fresadoras universais que surgiram os modernos centros deusinagens robotizados.
Furadeira manual à bateria
São furadeiras como a nomenclatura indica máquinas que se prestam aos maisdiversos usos na indústria e no lar. São máquinas extremamente versáteis. Servem comofuradeiras, esmeratrizes, marteletes, aparafusadeiras além de outros usos que dependem dacriatividade do usuário.
Furadeira Eletropneumática Automática
As unidades de furar possuem acionamento eletropneumático com velocidade deusinagem regulável através do regulador hidráulico incorporado e "stop" mecânicoregulável, garantindo a precisão de profundidade do furo processado. As unidadesexecutam o avanço rápido de aproximação, avanço lento de usinagem e retorno rápido à posição de repouso, apresentando um funcionamento suave e silencioso. As posições derepouso e final de curso são monitoradas eletricamente.
 
Morsa (ferramenta)
A
morsa
ou
torno de bancada
é um instrumento ouferramentanormalmentemontado sobre uma bancada.Possui duas partes, os
mordentes
, que se deslocamaproximando-se uma da outra para segurar ou apertar peças e componentes a seremtrabalhados. Normalmente é confeccionado em ferro fundido, e seus respectivos tamanhos,indicados normalmente como 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12 correspondem ao tamanho dosmordentes.
Serra de arco
Uma
serra de arco
ou
segueta
é umaferramentapara cortar ou serrar, principalmentemadeira,compensados, metais,  plásticos.É composta por um arco durável e umalâminade serra que pode ser reposta quando o desgaste chegar ao limite.Ao utilizar,faça a pressão de corte no sentido do corte dos dentes. Pressionar no sentido contrário podedanificar a lâmina. Como norma de segurança, não coloque os dedos na trajetória de corte.
8 - NOMENCLATURA DO TORNO MECÂNICO
8.1 - Barramento
O barramento forma o corpo principal do torno e serve de apoio ao carro principal eo cabeçote móvel,assim como para a fixação do cabeçote fixo. Todo barramento éconstruído de ferro fundido especial e endurecido durante a usinagem.A parte superior do barramento apresenta filetes trapezoidais, que constituem as guias para o deslize os órgãosmontados sobre o barramento. Este perfil trapezoidal do barramento tem a vantagem deresistir melhor à pressãodo trabalho, compensar o desgaste das partes em atrito e proporcionar grande precisão.O barramento é geralmente provido de uma cava, isto é, deuma cavidade em frente ao cabeçote fixo. Esta construção permite o torneamento de peçascurtas e de grande diâmetro, que não passaria sobre o barramento inteiriço.Para dar apoioao carro principal, quando este tiver que trabalhar sobre o vão, introduz-se na cava um bloco do próprio barramento, chamado
PONTE,
que prolonga o perfil do barramento até ocabeçote fixo.
8.2 - Cabeçote fixo
O cabeçote fixo é a parte do torno pela qual a peça é presa e da qual recebe omovimento de rotação característico do processo de torneamento. Este conjunto chamadode cabeçote fixo está montado sobre o barramento à esquerda, é fixado por meio de parafusos e a sua peça principal é o eixo da árvore.

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Lalesca Sena liked this
Yago Reis liked this
Stelio Salatiel liked this
Juvenal Oliveira liked this
brucno liked this
Ero_Psycho liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->