Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
290Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Conceitos e Funcoes Basicas Recursos Humanos

Conceitos e Funcoes Basicas Recursos Humanos

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 172,746|Likes:
Published by Rhumanos

More info:

Published by: Rhumanos on Aug 30, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/13/2013

pdf

text

original

 
ANAC 8
Conceitos e ferramentas de gestão de recursos humanos
.ANAC 9
Funções básicas de recursos humanos
, provimento, capacitação, avaliação, retençãode talentos, benefícios, gratificações, pagamento e controle.A moderna Administração de Recursos humanos é hoje entendida como uma responsabilidadede linha (de cada chefia) e uma função de staff (do setor de pessoal).De modo genérico, a administração de RH pode ser dividida em 5 subsistemas:
1)
Subsistema de Suprimento (ou Provimento, captação, provisão ou de agregar) de RH(planejamento de RH, recrutamento e seleção de pessoal):2)Subsistema de Aplicão de RH (descrão e análise de cargos, avaliação dedesempenho, cultura);3)Subsistema de Manuteão de RH (compensão, recompensas, benefícios sociais,higiene e segurança, disciplina, relações sindicais);4)Subsistema de Desenvolvimento de RH (treinamento e desenvolvimento de pessoas,desenvolvimento organizacional, comunicações);5)Subsistema de Controle (ou Monitoramento) de RH (banco de dados e sistemas deinformação, auditoria de RH).8
CONCEITOS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
.
(TJ AP 2003 PSICOLOGO)
1. As relões de poder nas organizações podem ser corretamenteconstruídas em bases de recompensa e de competência.Gab:1.V
(STJ 2004 ANALISTA ADMINISTRATIVO)
138___ No contexto da modernização do setor público e dareprodução do espírito gerencial nesse setor, os funcionáriospúblicos foram freqüentemente os primeiros alvos desseprocesso, especialmente nos Estados Unidos da América, emque, por meio do enxugamento, buscava-se diminuir oscustos da máquina pública, alcançando o objetivo dediminuição do tamanho do Estado.139 Uma das formas mais eficientes de se preparar os gerentespúblicos para uma gestão mais moderna é encaminhá-lospara capacitação em escolas de administração de empresas,onde podem aprender técnicas e modelos de gestãoinovadores que possam implementar no setor público.GAB:138V139F
 
(TERRACAP 2004 TECNICO ADMINISTRATIVO)
72
Compete à diretoria de administração de recursos humanos a definição do quantitativo daforça de trabalho a ser alocado no almoxarifado.
73
Definir alterações na estrutura organizacional da empresa é atribuição da diretoria deadministração de recursos humanos.Acerca da gestão de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
76
Entre as atividades típicas dessa área estão a definição das normas de atendimento ao público externo à organização, a estruturação e o gerenciamento de planos de cargos e salários,a avaliação do processo de recrutamento de recursos humanos e a escolha dos gerentesintermediários.
77
Guarda semelhanças de atuação no setor público com relação ao setor privado.
78
É uma atividade que, embora possua área de atuação específica, permeia as ações de todosos gerentes da organização.
79
Abrange a administração dos direitos trabalhistas dos empregados da empresa.
80
Demanda de seus profissionais conhecimentos de sociologia, psicologia e antropologia.GAB:72V73F. Essa não é função da administração de recursos humanos. É função dos dirigentes daorganização ou de OeM (organização e métodos).76F.
A definição das normas de atendimento ao público externo àorganização é função do setor de relações públicas, logo não é função daadm. de recursos humanos.
77F.
Os conceitos de recursos humanos são os mesmos, porém a forma deatuação do setor em empresas privadas e no setor público é bem diferente.
78V79V80V
(ANA 2006 ANALISTA ADM)
Acerca de recursos humanos (RH), sua importância, seus objetivos, suas atividades e suarelação com outros sistemas da organização, julgue os itens subseqüentes.76 Quatro são os objetivos centrais da administração de pessoal: objetivo societário, objetivoorganizacional, objetivo funcional e objetivo pessoal.77 O objetivo societário postula que a administração de pessoal deve ser um instrumento daefetividade da organização, não sendo um fim em si mesma.78 Para cumprir seus objetivos, os administradores de pessoal empenham-se em atividades queconduzam à existência de uma força de trabalho efetiva para a organização, sendo essasatividades relacionadas a obtenção, desenvolvimento, utilização, avaliação, manutenção eretenção dos empregados.79 Fazem parte das atividades de apoio do objetivo funcional o cumprimento legal, os serviçosexigidos e a relação sindicato-administração.80 A administração de pessoal é um sistema fechado. Apesar de ter interfaces com outros órgãoda administração, é autônoma em seu processo decisório e apresenta pouca troca de informaçãocom as demais áreas da organização.
 
Gabarito:76 V77 F É o contrário.78 V79 F80 F Interage com outros órgãos.
(ANA ANALISTA QUALQUER ÁREA 2006)
Marina, após terminar o curso de análise de sistemas, participou deprocesso seletivo para vaga de emprego em uma rede de drogarias. Oprocesso de seleção consistia em prova de conhecimento, análise decurrículo e entrevista situacional. Na entrevista realizada para cadagrupo de cinco candidatos —, a psicóloga responsável por essa etapa exibiuum filme sobre a filosofia, os objetivos e os processos de trabalho daempresa, e que também apresentava suas dependências sicas. Oscandidatos selecionados nessas etapas receberam um padrinho, gerente daunidade de trabalho, para monitorá-los em atividades teóricas e práticaspor um período de seis meses na empresa. O gerente também enfatizavaas expectativas da empresa em relação aos empregados. Ao final desseperíodo, os candidatos avaliados satisfatoriamente pelos padrinhos foramcontratados. Marina, aprovada em todos as etapas do processo seletivo,conseguiu seu primeiro emprego.Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.96 Na etapa final do processo seletivo descrito, foram desconsideradasfontes diversificadas de avaliação sobre o desempenho dos candidatos.97 Apenas aprendizagens vinculadas às tarefas do cargo e expectativascomportamentais relacionadas aos valores organizacionais foramenfatizadas no processo de seleção.98 O perfil profissional do empregado e o perfil profissiográfico do cargodeveriam ter sido comparados ao final do processo seletivo.99 O objetivo de um treinamento introdutório, como o descrito acima, énormalmente, verificar se as amostras comportamentais observadas nasetapas preliminares de seleção mantêm-se no novo contexto de trabalho.100 O caso retrata que a participação do candidato em programas detreinamento introdutório está associada positivamente a níveis elevados dedesempenho no trabalho. João Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande bancoestatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central,interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados das agências. Asupervisora encarregada pela agência visitada por João Henrique disse-lhe,confidencialmente, que algo estava errado nessa agência. Segundo ela, arotatividade de empregados estava muito elevada e o havia temposuficiente para trabalhar com os novos empregados, devido às visitas aclientes e aos empréstimos a serem feitos. Além disso, os supervisores dasagências contratavam os empregados sem se comunicar com o escritóriocentral ou com outras agências.Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.

Activity (290)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
Luth Sousa liked this
lua2244 liked this
Clarice Cardim liked this
Clara Dantas liked this
maluko2 liked this
Clesyo Moreira liked this
Thais Moraes liked this
Fatima Del Bosco liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->