Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
20Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Aquarismo Para Iniciantes

Aquarismo Para Iniciantes

Ratings: (0)|Views: 3,342 |Likes:
Published by iscima
Dicas para iniciantes
Dicas para iniciantes

More info:

Categories:Types, Brochures
Published by: iscima on Sep 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/09/2013

pdf

text

original

 
AQUARISMO PARA INICIANTES.
O aquarismo é um hobby fascinante e tem cativado muitas pessoas no mundo todo, desde criançasficamos encantados com os peixinhos coloridos que vemos nas feiras, lojas especializadas, parques etc, porém o que muita gente não sabe é que os peixes por mais resistente que seja necessita de um cuidado por mais básico que seja, já vi pessoas vendendo peixes na rua em saquinhos plásticos expostos no sol!! Isto éum absurdo, outros colocam vários peixes dentro de potes de vidro ou aquários minúsculos onde malconseguem nadar, e as vezes as pessoas compram para seus filhos sem ter a mínima noção de como cuidar do animalzinho. Neste pequeno guia você encontrará um breve comentário sobre como cuidar dos peixes, comomanter-los saudáveis e assim desfrutar deste mundo fascinante que é o aquarismo, com isto você poderá seaprofundar mais no conhecimento e no futuro ser um aquarista brilhante mantendo seus peixes saudáveis,aquários lindos e até tentando a procriação que é a meta que todo aquarista devia perseguir.
 Seja bem vindo ao fantástico mundo do Aquarismo.
 Você com certeza conhece ou já ouviu falar do “peixinho dourado” o popular Kinguio que muitascrianças tiveram na infância e que despertou o interesse para o aquarismo de muitas pessoas. Eu mesmotive meu interesse despertado para esta prática quando visitei um amigo que possuía em seu quintal um pequeno laguinho, quando vi fiquei fascinado, ele ainda possuía um aquário pequeno em sua casa e disseque me ajudaria a criar peixes se eu interessasse, meu primeiro aquário foi um garrafão de plástico onde eucriava alguns “barrigudinhos” depois comprei um aquário de 30cm e 03 peixes, matei eles em uma semanade tanto dar comida.Com o tempo, através de leitura e visita a lojas especializadas, adquiri um aquário maior de60x40x40 e comecei a dedicar mais atenção aos meus “filhos” como costumo chama-los, hoje meconsidero experiente e capacitado para compartilhar algumas informações importantes que levarão você amergulhar em busca de mais conhecimentos e ser mais um multiplicador deste hobby maravilhoso.
O INÍCIO
Compra do Aquário.
Em primeiro lugar é necessário um aquário, não faça como eu criando em galões, se possível adquiraum aquário de tamanho médio 50cm em diante, pois quanto maior o aquário, melhor é a manutençãoembora achamos que teremos mais trabalho, e é totalmente o contrário já que aquários pequenos a troca deágua deverá ser mais freqüente.
 
Coloque-o sobre uma base fixa, de preferência um móvel próprio onde o mesmo deve estar bem estabilizado, mantenha-o longe de janelas, onde o sol possa bater diretamente nele assim como vento etc, também evite monta-lo próximo a aparelhos de som, já que o barulho incomodará os peixes.Ao adquirir um aquário, compre também um aquecedor para as épocas frias, bomba de ar externa ou bombas submersas e se possível um filtro externo, mais caso a compra do filtro externo seja impossíveladquira as placas de fundo (FBF).Lembrando que o aquecedor deverá ser compatível com o tamanho do aquário, nunca compre pedrascoloridas elas podem perder seu tingimento e contaminar a água do aquário, uma boa dica é utilizar cascalho de areia, aquelas pedrinhas redondinhas que ao peneirar a areia surgem aos montes.
COMPRIMENTOLARGURAALTURAVOLUME D'ÁGUA
20 centímetros10 centímetros 10 centímetros 2 litros30 centímetros10 centímetros15 centímetros4,5 litros40 centímetros25 centímetros20 centímetros20 litros50 centímetros30 centímetros25 centímetros37,5 litros60 centímetros30 centímetros30 centímetros54 litros70 centímetros30 centímetros35 centímetros73,5 litros80 centímetros35 centímetros40 centímetros112 litros90 centímetros40 centímetros45 centímetros162 litros1 metro40 centímetros50 centímetros200 litros1,2 metros40 centímetros55 centímetros264 litros1,5 metros50 centímetros60 centímetros450 litros
Para saber quantos litros seu aquário possui, basta multiplicar o comprimento (cm) x largura (cm) xaltura (cm) e dividir por 1.000.
Montando o Aquário.
Já adquiriu tudo? Bom, agora vamos começar a montar o aquário, se você optou pelas placas defundo, vamos colocá-las no lugar encaixando uma nas outras, montar a torre e demais equipamentos, deinicio eu não aconselho a introdução de plantas naturais, por quê? Pelo fato da inexperiência, e como elas precisam de um cuidado especial, acho melhor adquirirmos um pouco mais de conhecimento para depoisaventurarmos a outra fase.Você pode decorá-lo com pedras, criando cavernas e outras montagens que vierem á cabeça.Depois de montado, espere alguns dias e então vá em busca dos moradores, abaixo eu listeialgumas espécies de fácil manutenção para iniciantes, são peixes que lhe darão experiência e trarão prazer a você com sua beleza e alegria.Lembre-se de só adquirir peixes compatíveis, em tamanho, temperamento,
PH
etc.Falando em
PH
, você sabe o que significa? Não? Então vai ai uma breve explicação.
 
O pH refere-se a uma medida que indica se umasoluçãolíquida é ácida (pH < 7), neutra (pH =7), ou básica/alcalina (pH > 7).
Agora vamos listar algumas espécies que você poderá adquirir para povoar seu aquário. Outra dica éque para cada
centímetro
de peixe devemos reservar 
1L
de água, tendo esta dica em mente evitaremos asuperpopulação de nosso aquário.
Beijador
- Peixe agressivo com a própria raça, deve-se colocar um exemplar sozinho, um casal ou um grupo. Um excelente peixe para aquários comunitário e que dura bastante emaquários devidamente tratados.
 
Barbo cereja
- É uma espécie muita bonita e resistente, gosta de viver emcardumes o que dá uma aparência muito bonita no aquário. Um problema para iniciantes é que aalimentação deve ser preferencialmente de alimentos vivos, mas adapta-se facilmente a rações secas, mas é provável que pode se alimentar de plantas. Chega ao máximo a 6 cm e sua reprodução em cativeiro é muitodifícil.
 
Espada – 
 peixe pacifico e muito bonito, de fácil criação e reprodução osmachos são bem fáceis de serem identificados pois possuem o chamado “gonopódio” que é seu órgãosexual, o ideal é ter 01 macho para cada 02 fêmeas.
 
Kinguio
– peixes coloridos e muito pacíficos, geralmente o primeiro peixecriado por muitos aquaristas iniciantes, porém devemos ter alguns cuidados ao escolhê-lo para habitar nosso aquário. 1º possuir um aquário com boa capacidade, já que a espécie cresce chegando a proporções

Activity (20)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Matheus Gomes Silva added this note
quimica e ramificaçoes ... odeio....
Andrey Guedes liked this
Marcio José liked this
Klelson Kosta K liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->