Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
43Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Guia Do Quebra-gelo

Guia Do Quebra-gelo

Ratings: (0)|Views: 6,892 |Likes:
Published by morais1810

More info:

Published by: morais1810 on Sep 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
G
UIA
 
DO
Q
UEBRA
-
GELO
 Adaptação do livreto de Randall G. Neighbour 
O
QUE 
 
 É 
 
UM 
 
QUEBRA
-
GELO
?
Um quebra-gelo é uma pergunta simples que ajuda as pessoas a sesentirem confortáveis em um grupo. O quebra-gelo ajuda indivíduos afocalizarem nos outros. Isso vai ajudar a criar uma boa atmosfera para areunião do grupo pequeno.
 P 
OR
 
QUE 
 
USAR
 
UM 
 
QUEBRA
-
GELO
?
Quebra-gelos são vitais para o amadurecimento dos grupos pequenosou células. As pessoas não divulgam de imediato suas necessidades eferidas em um grupo. O quebra-gelo ajudar a praticar o compartilhamento eaprender que é seguro compartilhar coisas profundas. Sem quebra-gelos,seu grupo não vai ter a liberdade de compartilhar abertamente questõesdifíceis. Considere um quebra-gelo como o primeiro passo na preparação para nadar. Se você não aprender as técnicas simples de respiração, vocêterá medo e irá afundar! Reuniões de grupos pequenos não são diferentes.Se você quer que seu grupo se aprofunde em questões mais íntimas, o usoregular de quebra-gelos será fundamental, mesmo que pareça sem utilidade.Quebra-gelos também ajudam você a conhecer coisas dos membrosda sua célula que você poderia não descobrir de outra maneira. No início deuma reunião, um líder da célula perguntou: “Qual era o seu brinquedo preferido quando criança?”. Muitos falaram de brinquedos como Falcon,Barbie ou alguma outra boneca. Uma mulher falou: “Eu cresci naAlemanha durante a 2ª Guerra Mundial e naquela época eu não tinhanenhum brinquedo. Eu morei com minha irmã em um túnel subterrâneo”. Àmedida que o grupo começou a expressar simpatia diante de sua difícilexperiência, ela falou: “Eu não precisava de brinquedo. Eu tinha minhairmã”. Levaria meses para essa senhora tímida compartilhar dessa maneira.Agora, com essa pergunta simples, o grupo percebeu um novo lado da vidadessa senhora.
I
 NTIMIDADE
 
EM
 
UM
 
GRUPO
 
PEQUENO
 
COMEÇA
 
COM
 
UM
 
APERTO
 
DE
 
MÃOS
 
E
 
COM
 
UM
 
BOM
 
QUEBRA
-
GELO
.1
 
G
UIA
 
DO
Q
UEBRA
-
GELO
 Adaptação do livreto de Randall G. Neighbour 
Q
UANTO
 
TEMPO
 
 DEVE 
 
 DURAR
 
UM 
 
QUEBRA
-
GELO
?
Um quebra-gelo normal leva um minuto ou menos para cada pessoaresponder. Alguns podem levar mais tempo, mas cuidado com o tempo! Seo grupo tiver 12 pessoas, e cada uma delas falar por 5 minutos, a reuniãodurará 1 HORA só com o quebra-gelo! Portanto, bom senso e moderaçãosempre caem bem.
 D
 IFERENTES 
 
TIPOS 
 
 DE 
 
QUEBRA
-
GELOS 
 .
Existem milhares de perguntas que se pode fazer para um grupo de pessoas, mas apenas algumas irão atingir o objetivo adequado para seugrupo. Quando seu grupo é novo, escolha quebra-gelos que irão apresentar a história de cada participante (irmãos e irmãs, o meio de transporte quevocê usava enquanto estava crescendo, etc.) e perguntas que irão ajudar todos se sentirem confortáveis (Diga como foi sua semana, comparando-secom uma fruta ou vegetal). O fator decisivo é o aprofundamento dosrelacionamentos. Se vocês estiverem juntos por alguns meses, uma pergunta mais séria como: “Qual foi a coisa mais importante que aconteceucom você na semana passada?” é bastante apropriada.
Q
UEBRA
-
GELOS 
 
 PARA
 
OS 
 
 ESTÁGIOS 
 
 DA
 
VIDA
 
 DA
 
CÉLULA
 .
Existem cinco estágios da vida da célula:
conhecimento, conflito,comunidade, alcançar os outros e multiplicação
. Cada estágio requer umtipo diferente de pergunta. Quanto mais tempo um grupo está junto, mais profundas podem ser as perguntas. Mas não se esqueça que o quebra-gelo éuma pergunta para focalizar todos num tempo que terão juntos e não ummeio para entrar em um tempo de ministração. (Ex.: Alguém compartilhar um problema e o líder ou outro membro do grupo já começa a ministrar sobre tal pessoa dando-lhe conselhos ou uma palavra de conhecimento. O
I
 NTIMIDADE
 
EM
 
UM
 
GRUPO
 
PEQUENO
 
COMEÇA
 
COM
 
UM
 
APERTO
 
DE
 
MÃOS
 
E
 
COM
 
UM
 
BOM
 
QUEBRA
-
GELO
.2
 
G
UIA
 
DO
Q
UEBRA
-
GELO
 Adaptação do livreto de Randall G. Neighbour 
mais acertado é deixar para o próprio momento de ministração, ou seja, noterceiro “E”, a Edificação.).
OMO
 
FACILITAR
 
UM 
 
 BOM 
 
QUEBRA
-
GELO
?
A melhor maneira para facilitar o quebra-gelo é fazer uma pergunta eresponde-la você mesmo dentro do limite de tempo. Então dirija-se à pessoa do seu lado direito ou esquerdo e peça para compartilhar. Isso possibilita duas coisas: define o limite de tempo e oferece um bom exemplode uma resposta. A maioria das pessoas entende depois de uma ou duasrespostas e não precisa mais fazer perguntas para esclarecer.Sempre continue pelo círculo, pessoa por pessoa, e peça para cadaum deixar para fazer comentários adicionais depois da reunião. Isso sugere para os que falam muito que podem responder ao quebra-gelo apenas umavez, e também permite que pessoas quietas compartilhem e não fiquem por último para responder a pergunta toda semana.Dê a permissão para as pessoas “passarem à vez”, para que nãosintam que estão sendo colocadas debaixo de holofotes. Algumas pessoas precisam de mais tempo para “preparar” ou para “pensar” do que outras.Eno, quando todos tiverem respondido, pergunte para aqueles que passaram se eles gostariam de responder. A maioria vai querer responder.O quebra-gelo é uma das melhores partes da reuno para sedelegada para um membro do grupo. É fácil compartilhar essa parte dareuno. Convidando outro para liderar partes da reuno cria umsentimento entre os membros de pertencerem ao grupo.
OMO
 
 LIDAR
 
COM 
 
O
 
 INESPERADO
 
 DURANTE 
 
O
 
QUEBRA
-
GELO
?
O que fazer quando alguém de repente fala alguma coisa realmenteséria durante o quebra-gelo? (Ex.: “Perdi o meu emprego”, “Meu paimorreu ontem”, “Minha esposa me abandonou”). Agradeça a pessoa na
I
 NTIMIDADE
 
EM
 
UM
 
GRUPO
 
PEQUENO
 
COMEÇA
 
COM
 
UM
 
APERTO
 
DE
 
MÃOS
 
E
 
COM
 
UM
 
BOM
 
QUEBRA
-
GELO
.3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->