Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Dinamarca

Dinamarca

Ratings: (0)|Views: 6,159|Likes:
Published by drikadriane

More info:

Published by: drikadriane on Sep 04, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/13/2012

pdf

text

original

 
Dinamarca
Aluna: Adriane S. SouzaData: 03/08/091º06
 
• Bandeira
A bandeira nacional daDinamarcaé mais comummente conhecida comoDannebrog. O nome significa "Pano honorável". O Dannebrog é vermelho comumacruzque se estende até as bordas da bandeira; a parte vertical da cruz édeslocada para a borda do arriamento ou tralha e a parte inferior para obatente, sendo que os lados direito e esquerdo, respectivamente para asbordas superior e inferior do pano. O design da cruz dabandeiradinamarquesafoi subsequentemente adotado por outrospaíses nórdicos:Suécia,Noruega, FinlândiaeIslândia. De acordo com a antiga tradição, a bandeira não foi feita por humanos mascaiu dos céus durante aBatalha de Reval(a cidade moderna deTallinnna Estônia), em1219. Abandeira da Letônia, embora não represente uma cruz, também traça as origens das cores para a batalha de Reval.Os historiadores tem uma explicação menos pitoresca para a origem dabandeira: ela provavelmente é derivada das antigas bandeiras dascruzadasdaépoca. O antigo brasão deLübeckera vermelho com uma cruz branca, e o reidinamarquêsEric da Pomerânia, conhecido por uma bandeira com uma cruzbranca, também era rei de Lübeck.A cruz no Dannebrog é semelhante a cruz deSão Filipe o Apóstolo.A bandeira civil e emblema tem proporções de 28:37. A bandeira de estado eemblema é umretângulode 28:31 comrabos de andorinhadando a ele um proporção geral de 10:19. A bandeira de guerra e emblemas são os mesmoexceto que o emblema de guerra usa um tom de vermelho mais escuro. Alargura da cruz é de um sétimo do arriamento; o arriamento é portanto divididoem 12:4:12 enquanto que o hasteamento é dividido em 12:4:21 (12:4:15 para aparte retangular da bandeira de estado).
 
• Política
Em1849, aDinamarcapassou a ser umamonarquia constitucionalcom a adopção de uma novaconstituição. Omonarcaé formalmente ochefe de estado, mas esse papel é em grande medida cerimonial.Opoder executivoé exercido pelos ministros, sendo oprimeiro-ministroum "primeiro entre iguais" (primus inter pares). Opoder legislativoestá investido noparlamento, conhecido comoFolketing,que consiste de (não mais de) 179 membros.Ostribunais da Dinamarcasão funcional e administrativamente independentesdos poderes executivo e legislativo.A atual monarca da Dinamarca é aRainha Margarida II. Seu filho, oPríncipe Fredericoé o herdeiro do trono.As eleições para o parlamento têm geralmente lugar a cada quatro anos, mas oprimeiro-ministro pode convocar eleições antecipadas.
• História
A origem de Dinamarca está perdida na pré-história. Sua fortaleza mais velha édatada doséculo VII, ao mesmo tempo que o novo alfabeto rúnico. ADinamarca foi unida por Harold Bluetooth(Harald Blåtand) por volta de 980. Após oséculo XI, os dinamarqueses ficaram conhecidos comoVikings, colonizando, invadindo e negociando em toda a Europa.Em vários momentos da história, a Dinamarca controlou aInglaterra,Noruega, Suécia,Islândia, parte dasIlhas Virgens, partes da costa Báltica e o que é agora o norte daAlemanha. Scania era parte da Dinamarca na maior parte desua história mas foi perdida para a Suécia em1658. A união com a Noruega foidissolvida em1814, quando Noruega entrou em uma nova união com a Suécia(até 1905). O movimento liberal e nacional dinamarquês teve seu momentoculminante em 1830, e após as revoluções européias de1848, a Dinamarcatornou-se umamonarquia constitucionalem1849. Depois dasegunda guerra de Schleswigem 1864, a Dinamarca foi forçada a ceder Schleswig-Holstein àPrússiaem uma derrota que deixou marcas profundas na identidade nacionaldinamarquesa. Após este ponto, a Dinamarca adoptou uma política deneutralidade, permanecendo neutra naPrimeira Guerra Mundial. Em 9 de abrilde1940, a Dinamarca foi invadida pela Alemanha Nazista (operaçãoWeserübung) e permaneceu ocupada durante toda aSegunda Guerra Mundial,apesar de alguma resistência interna. Após a guerra, tornou-se membro daOTANe, em1973, daComunidade Económica Europeia(hojeUnião Europeia).

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Hugo Dantas added this note
bastante legal e explicativo.
calves67 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->