Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
150Activity

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
IHC: Interação entre Homem e Computador - Apostila_TASI-IHC_2009-2

IHC: Interação entre Homem e Computador - Apostila_TASI-IHC_2009-2

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 7,505 |Likes:
Apostila de interação entre homem e computador (IHC) utilizada para ministrar aula de TASI para o curso de sistemas de informação na Unieuro, Brasília - DF entre 2005 e 2009.
Apostila de interação entre homem e computador (IHC) utilizada para ministrar aula de TASI para o curso de sistemas de informação na Unieuro, Brasília - DF entre 2005 e 2009.

More info:

Published by: Irla Bocianoski Rebelo on Sep 12, 2009
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
Apostila para o curso de Sistemas de Informação | UNIEURO | 2009
Produzida por Irla Bocianoski Rebelo | A reprodução de trechos é permitida desde que citada a fonte
1
 
 APOSTILA DE IHC
Interação Entre Homem e Computador 
 Esta apostila possui informações relacionadas à usabilidade, arquitetura deinformação, teste, avaliação de interfaces e interações entre outros assuntos relacionados à área de Interação Homem-Computador.
IRLA BOCIANOSKI REBELOTecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação – TASIApostila desenvolvida para o curso de Sistemas de InformaçãoCENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO
Ultima atualização em Fevereiro de 2009
 
 
Apostila para o curso de Sistemas de Informação | UNIEURO | 2009
Produzida por Irla Bocianoski Rebelo | A reprodução de trechos é permitida desde que citada a fonte
2
 
O CONTEÚDO
Esta apostila é direcionada aos alunos da disciplina de TASI (Tecnologias Aplicadas a Sistemas deInformação) do curso Sistemas de Informação da UNIEURO.A construção do conhecimento disponibilizado nesta apostila é proveniente de diversas fontes, mas areferência mais utilizada e sugerida como bibliografia principal é o livro “Design de Interação: Além daInteração homem computador” de Preece, Rogers e Stuart (2005).Outros autores utilizados como fonte de pesquisa são Jakob Nielsen, Bem Shneiderman, ClaudiaWodtke, Rosenfield e Morville dentre outros citados ao longo do curso.Ao final da disciplina o aluno conhecerá os diversos conceitos relacionados as interações comprodutos tecnológicos e, em especial, a usabilidade e os testes ou tarefas de avaliação caracterizadas portestes formais ou informais verificação do bom uso dos produtos por seus usuários. A construção desteconhecimento passa pela compreensão do funcionamento da mente do usuário que permite, por exemplo, arealização de avaliações heurísticas e percursos cognitivos dos procedimentos de interação. Este conteúdoapoiará o aluno nas decisões de construção de interfaces e sistemas de interação mais eficientes aos seususuários.As aulas serão apoiadas com atividades de criação, análise e interpretação de sistemas de interaçãoem busca de soluções para problemas que poderão ser identificados conforme os conceitos aprendidos.Referências de boas e más práticas de interação ilustrarão os conceitos estudados.
A AUTORA
A professora Irla Bocianoski Rebelo é formada em arquitetura e urbanismo, mestre e doutora emEngenharia de Produção com pesquisas voltadas para o uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV). Nomestrado sua pesquisa focou em aplicações da tecnologia de RV na área de arquitetura e urbanismo comoalternativa de visualização e para o desenvolvimento de projetos. No doutorado a RV é analisada conformeos princípios, modelos e procedimentos de interação possíveis em ambientes tridimensionais em busca deuma solução de avaliação para desenvolvedores de aplicações com a tecnologia de RV.Sua formação aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, mas pesquisas dedoutorado foram enriquecidas no
 Institute of Advanced Studies
(IAS - Universidade das Nações Unidas –UNU, Tókio, Japão) e no
 Massachusetts Institute of Technology (
MIT - Boston, Estados Unidos). Durante operíodo de desenvolvimento de sua tese de doutorado também estabeleceu contato com professores epesquisadores no Centre
Universitaire D´Informatique
(Uni Dufour) na
Université de Genève
– UNIGEenquanto habitava em Genebra na Suíça.O conhecimento da autora nas áreas de Interação entre Homem e Computador foi adquirido com ointuito de entender as habilidades, capacidade e limitações do ser humano nas tarefas de manipulação deelementos de interface para interagir com os diferentes tipos de sistemas, em especial em RV. Mas taisconceitos, o que inclui design de interação, arquitetura de informação, usabilidade, entre outros, sãocategorizados em cenários que vão além dos sistemas computacionais, incluindo assim qualquer tipo deequipamento que exija a interação do usuário para a realização de tarefas.
EMENTA
 
Apostila para o curso de Sistemas de Informação | UNIEURO | 2009
Produzida por Irla Bocianoski Rebelo | A reprodução de trechos é permitida desde que citada a fonte
3
 
A Interface é a ponte de comunicação de qualquer sistema; o meio utilizado pelo usuário para obterêxito na realização de tarefas. A troca de informação é compreendida pelo procedimento de interação quepode acontecer em diferentes ambientes ou cenários, utilizando diferentes meios e técnicas.O objetivo da disciplina TASI é orientar o aluno na compreensão do usuário como parte importanteno processo de desenvolvimento de sistemas tendo como foco as condições de uso de interação associadas àsatividades pertinentes. A partir disso o aluno poderá direcionar suas soluções de desenvolvimento deprocessos de interação e interfaces adequadas para uma utilização mais prática do sistema.Nesta disciplina serão compreendidos os princípios que orientam e definem a
usabilidade
desistemas e aplicações diversas com foco na
Interação entre Homem e Computador - IHC, design earquitetura de informação
e na
interface
e seus elementos. Além disso, serão vistos modelos de testes ecomo acontece um processo de avaliação levando e conta os conceitos de usabilidade que determinam afacilidade de uso e interação com sistemas, os cenários de aplicação de avaliações, as técnicas de coleta dedados e os detalhes de ordem prática e ética que devem ser definidos em um planejamento de avaliação.
CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA PARA OS OBJETIVOS DO CURSO
A disciplina deve capacitar o aluno a conceber, projetar, implementar, validar e avaliar projetos eprocedimentos de interface e interação. As informações fornecidas na disciplina apontam as habilidades edificuldades do ser humano para o entendimento e realização das tarefas e as necessidades envolvidas noprocesso de desenvolvimento de projetos de interação, interface e design de aplicações multimídia ousistemas de uso restrito ou público. Esta disciplina contribuirá para a formação de um profissional deinformática que compreenderá um pouco mais sobre sua responsabilidade em encontrar soluções adequadasde interface e interação entre o sistema e o usuário.
OBJETIVO GERAL
O objetivo desta disciplina é oferecer aos alunos uma visão geral da área de IHC (Interação entreHumano e Computador), destacando as principais teorias de fundamentos, conceitos, métodos e técnicasutilizadas para a concepção, desenvolvimento e avaliação de sistemas e multimídias. A disciplina ofereceráaos alunos condições de encontrar soluções adequadas para o projeto de conteúdo, interface e interaçãoconsiderando a experiência do usuário potencial daquele produto e o propósito do sistema.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O índice da apostila oferece uma visão geral dos assuntos tratados na disciplina. Eles podem sercompreendidos como os objetivos específicos que retratam um conjunto de conceitos que devem sercompreendidos dentro da área de Interação entre Homem e Computador – IHC e avaliação.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
O procedimento de ensino do curso será com base em aulas expositivas feitas pelo professor,apoiada por exercícios sugeridos em sala e laboratório. A avaliação será feita por meio de aplicação deprovas e trabalhos que permitirão medir a compreensão e desempenho do aluno quanto ao uso dos conceitosaprendidos. O aluno deverá fazer os exercícios que serão indicados pelo professor, pois assim estarápreparado(a) para participar e compreender as aulas expositivas.

Activity (150)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Fabiano Fagundes liked this
Adriano Oliveira liked this
yargonet liked this
Rafa Vieira liked this
delley_fx8260 liked this
delley_fx8260 liked this
delley_fx8260 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->