Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword or section
Like this
5Activity

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Biblia Do Carro

Biblia Do Carro

Ratings: (0)|Views: 440 |Likes:
Published by AMSA87

More info:

Published by: AMSA87 on Sep 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/21/2012

pdf

text

original

 
1
A BÍBLIA DO CARRO
"Copyright (C) 2001-2002 - Direitos reservados e registrados pelo escritor 
Paulo G. Costa
"
 
2
Motor
 
O motor é a fonte de energia do automóvel. Converte a energia calorífica produzidapela combustão da gasolina em energia mecânica, capaz de imprimir movimentonas rodas. O carburante, normalmente constituído por uma mistura de gasolina ear (a mistura gasosa), é queimado no interior dos cilindros do motor.A mistura gasosa é formada no carburador ou calculada pela injeção eletrônica, nosmotores mais modernos, e admitida nas câmaras de explosão. Os pistões, que sedeslocam dentro dos cilindros, comprimem a mistura que é depois inflamada poruma vela de ignição. À medida que a mistura se inflama, expande-se, empurrandoo pistão para baixo.O movimento dos pistões para cima e para baixo é convertido em movimentorotativo pelo virabrequim ou eixo de manivelas o qual, por seu turno, o transmiteàs rodas através da embreagem, da caixa de câmbio, do eixo de transmissão e dodiferencial. Os pistões estão ligados ao virabrequim pelas bielas. Uma árvore decames, também conhecida por árvore de comando de válvulas, movida pelovirabrequim, aciona as válvulas de admissão e escapamento situadas geralmentena parte superior de cada cilindro.A energia inicial necessária para por o motor em movimento é fornecida pelo motorde arranque. Este engrena numa cremalheira que envolve o volante do motor,constituído por um disco pesado, fixado à extremidade do virabrequim ou árvore demanivelas.O volante do motor amortece os impulsos bruscos dos pistões e origina umarotação relativamente suave ao virabrequim. Devido ao calor gerado por um motorde combustão interna, as peças metálicas que estão em contínuo atrito engripariamse não houvesse um sistema de arrefecimento.Para evitar desgastes e aquecimento excessivos, o motor inclui um sistema delubrificação. O óleo, armazenado no cárter sob o bloco do motor, é obrigado acircular sob pressão através de todas as peças do motor que necessitam delubrificação.
 
3
Basico
 
A estrutura do motor deve ser suficientemente rígida para poder suportar aselevadas pressões a que estão sujeitos os mancais do virabrequim e as demaispeças internas. É constituída basicamente por duas partes ligadas por meio deparafusos: a superior chamada de cabeçote do motor e a inferior chamada de blocodo motor, que contém o virabrequim. Tanto o cabeçote como o bloco podem ser deferro fundido, embora também se utilize o alumínio na sua fabricação por ser maisleve e permitir uma melhor dissipação do calor.Atualmente, quase todos os motores apresentam as válvulas no cabeçote. Nocabeçote do motor existe, para cada cilindro uma câmara de explosão, um coletorde admissão, um coletor de escapamento, uma válvula de escapamento, umaválvula de admissão e um orifício com rosca para o alojamento da vela.O motor recebe a mistura gasosa através das válvulas de admissão e expele osgases resultantes da combustão através das válvulas de escapamento. Omecanismo de abertura e fechamento das válvulas situa-se normalmente na partesuperior do cabeçote do motor.

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
saltolivre liked this
brasuka liked this
Quinho_Freires liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->