Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
43Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Diagrama de Pareto

Diagrama de Pareto

Ratings: (0)|Views: 17,736|Likes:
Published by rfgregolin
Gestão de Qualidade
Gestão de Qualidade

More info:

Published by: rfgregolin on Sep 15, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/14/2012

pdf

text

original

 
Poucas causas levam à maioria das perdas, ou seja,“Poucas são vitais, a maioria é trivial.”
Juran – Engenheiro de Controle de Qualidade(N.)1904 -
www.brasilacademico.comProf. Alexandre Gomes
PRINCÍPIO DE PARETO
Vilfredo Pareto1848 - 1923Economista
 No fim do século XIX, o economista sociopolítico Vilfredo Pareto observouque havia uma distribuição desigual de riqueza e poder na população total.Ele calculou matematicamente que 80% da riqueza estava em mãos de 20%da população (Será que o Brasil ainda está no século 19 ?)
Diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causasde perdas que devem ser sanadas.Sua origem decorre de estudos do economista italiano Pareto e do grande mestre da qualidadeJuran.
 
O diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício,ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras queordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas.
Como fazer o diagrama de Pareto?
Alguns passos importantes:
1.determine o tipo de perda que você quer investigar.2.especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar.3.organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto quevocê decidiu investigar 4.preencha a folha de verificação5.faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente defreqüência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa freqüência sobdenominação “outros” e calcule o total.6.calcule as freqüências relativas, as freqüências acumuladas e asfreqüências relativas acumuladas.
* Veja a animação mostrando um exemplo (slides de aula):http://www.brasilacademico.com/maxpt/links_goto.asp?id=17881
 
0%20%40%60%80%100%A B C D E D
Tipo de defeito
   %   D   E   D   E   F   E   I   T   O   S
www.brasilacademico.comProf. Alexandre GomesEx.: Distribuição das peças segundo o tipo de defeitos
DefeitoFrequênciarelativaFreq. Acum.A0,350,35B0,250,6C0,150,75D0,10,85E0,10,95D0,051Total1
Algumas recomendações:
O diagrama de Pareto estabelece prioridades, isto é, mostra em que ordem os problemas devemser resolvidos.1.verifique e teste diversas classificações, antes de fazer o diagrama definitivo2.estude o problema medindo-o em várias escalas3.quebre grandes problemas ou grandes causas em problemas ou causas específicas,estratificando ou subdividindo em aspectos mais específicos.
Exercícios
1. Uma pesquisa sobre satisfação do cliente com uma amostra de 210 indivíduos que tiveramalta de um grande hospital urbano durante o mês de junho levou à seguinte listagem de 384reclamações:
Motivo de reclamaçãonúmeroAborrecimento com outros pacientes/visitantes13Atrasos para exames34Barulho28Falta de atendimento à campainha71Respostas inadequadas às perguntas38Serviço de alimentação precário117Tratamento ríspido por parte do corpo de funcionários62Todos os outros21Total384
Construa um diagrama de Pareto
Faça um resumo dos resultados que encontrou e sugira melhorias.2
 
www.brasilacademico.comProf. Alexandre Gomes
 
2. Os dados a seguir representam o consumo diário de água por domicílio em um subúrbio, numverão recente:
Fontes de consumo de águaGalões por diaBanho e ducha99Beber e cozinhar11Lavagem de louça13Lavagem de roupa33Regar o jardim150Toalete88Diversos20Total414
Analise os dados acima visando a seguinte ação: uma vez que a prefeitura da cidade está preocupada com o desabastecimento de água, escreva uma carta com base nos resultadosencontrados em sua análise, destacando áreas problemáticas e propondo leis que visemeconomizar água pela modificação de hábitos da população.3. Na tabela apresentada em seguida são dados a freqüência e o custo da recuperação de livroscom defeitos, segundo o tipo de defeito, em 45 de 2.000 livros produzidos por uma gráfica.Utilize o diagrama de Pareto para tentar detectar as principais fontes de problemas.
Tipos de defeitos
FreqüênciaCustoPáginas em branco50,05Páginas rasgadas20,05Má plastificação82,00Mau refilamento101,00Amarrotado204,50Total45
3

Activity (43)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Luciane Amorim liked this
leila_642090506 liked this
Neylon César liked this
Dom Totti liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->