Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
10Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho Monografia (Blog)

Trabalho Monografia (Blog)

Ratings: (0)|Views: 4,048|Likes:
Published by reneleal

More info:

Published by: reneleal on Sep 15, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/12/2011

pdf

text

original

 
1As teorias da motivação foram consideradas produtivas durantes das décadasde 1940 até 1960, onde foram construídas as teorias como a de Maslow (1943) que sereferiam as necessidades, a teoria de McClelland (1953) que tratava de afiliação, poder erealização, a teoria ERC (existência, relacionamento e crescimento) de Alderfer (1969) ea teoria bifatorial de Herzberg, Mausner e Snyderman (1959). De modo geral, as teoriasque se sustentam no conceito de necessidade partem da premissa de que há uma energiaou força que excita ou gera uma tensão interna no organismo, experimentadasubjetivamente como um impulso ou desejo para agir de modo que se reduza a forçadeste mesmo impulso, tensão ou desejo.
 Essas teorias, em certo sentido, estariam interessadas em desvendar osaspectos individuais biológicos e psicológicos que desencadeariam impulsoou desejo; em outras palavras, a falta ou carência de algo a ser  suprido(ZANELLI, 2004, p. 150).
A relação entre motivação e desempenho se circunstancia a partir dediversificados fatores que se interpõem como fontes de mediação no trabalho. Aidentificação de tais fatores, e a compreensão das mutuas influencias exercidas nainteração entre os conceitos de motivação e de desempenho no trabalho, são consideradasrelevantes à obtenção de níveis considerados condizentes de satisfação, qualidade e produtividade na realização de tarefas nas organizações, ou seja, o alcance dos objetivosorganizacionais se encontra atrelado ao desempenho eficiente e eficaz nos níveisindividual, grupal e organizacional e tal preceito é considerado válido tanto paraorganizações públicas, em que um desempenho precário repercute em serviços de baixaqualidade e insatisfação dos usuários, quanto para as organizações de natureza privada.Para a sociedade de um modo geral, é relevante que nas organizações, tanto publicas como privadas, as atividades sejam desempenhadas com qualidade e produtividade. Na atualidade, o primeiro interesse da esfera social é o de que asorganizações, por intermédio dos seus participantes, tenham um desempenho queefetivamente venha ao encontro das necessidades e expectativas daqueles que poderão beneficiar dos produtos ou dos serviços prestados, mas a globalização e a introdução denovas tecnologias nas organizações formais de trabalho talvez sejam as duas maiores
 
2razoes para o surgimento de pesquisas sobre as relações entre motivação, criatividade,grupos e mais recentemente, diferenças culturais.Segundo Zanelli (2004, p. 170) “No caso do Brasil, observam-se doismovimentos: um direcionado para a delimitação conceitual e classificação das teorias damotivação (...) e o outro para a pesquisa empírica (...)”.
 Definimos motivação como a disposição em exercer altos níveis de esforços para alcançar os objetivos organizacionais, condicionada pela habilidade doesforço em satisfazer alguma necessidade individual. Em termos menosacadêmicos, motivação é uma função de três elementos chave-esforço,objetivos organizacionais e necessidades (ROBBINS, 2004, p. 203).
A teoria das necessidades de Maslow é ilustrada por uma pirâmide de cinconíveis, onde a base da pirâmide é o nível onde consistem as necessidades desobrevivência, com o ar, água, comida, o segundo nível da pirâmide consiste nasnecessidades de segurança, proteção de possíveis perigos, como as relacionadas a abrigoe proteção, o terceiro nível refere-se às necessidades sociais, que incluem amor, afeição erelacionamento com outras pessoas, o quarto nível é o estima, que envolve o respeito a si próprio e aos outros, e o ultimo nível, é o da auto-realização, esse nível refere-se àsatisfação dos objetivos pessoais e ao alcance pleno do potencial individual. No processo do trabalho após o empregado ter suprido as suas necessidades básicas, inicia – se um processo que visa saciar as suas necessidades mais elevadas, ecomo o seu processo de motivação não acompanha o seu poder aquisitivo, pode assimocasionar um problema do empregado com a organização geradora do emprego.Analisar as atividades desenvolvidas pela empresa, pois produzem impacto nomunicípio pesquisado e possivelmente determina o padrão de comportamento pelos seusfuncionários, como o seu padrão de consumo.Através da analise dos dados obtidos durante a pesquisa, pode – se comprovar ou não a incidência do conflito entre o poder aquisitivo e as necessidades dosfuncionários. Os dados que irão ser levantados serão: Coleta de dados no setor industrialda cidade citada anteriormente; Nível de Renda; Faixa Etária; Gênero e Escolaridade.Pesquisa de fonte direta e de dados salariais com as instituições serão atravésde aplicação de questionário para pesquisa empírica.
 
3Esta monografia será dividida em três capítulos e uma conclusão.
I - Teorias da Motivação.
Este capítulo tratará de explicar as teorias da motivação, especialmente àteoria das necessidades de Maslow, que no caso se trata da teoria que será trabalhado estamonografia.
II - Entrevista com mentor do parque Industrial da cidade de Ouroeste.
Este capítulo será reservado para entrevista com o prefeito que iniciou o projeto e as obras do hoje parque industrial da cidade de Ouroeste.
III – METODOLOGIA
Este capitulo se refere à metodologia utilizada na pesquisa de campo com osfuncionários das empresas selecionadas, o método de padronização e a analise dos dadosobtidos através do questionário aplicado.

Activity (10)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
NOVACOV liked this
nox12 liked this
carloscac4 liked this
fili100 liked this
sagoncal liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->