Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pró-vida

Pró-vida

Ratings: (0)|Views: 1,383|Likes:
Published by Carol
Apologhetics (in Portuguese) | Apologética (em português)
Apologhetics (in Portuguese) | Apologética (em português)

More info:

Published by: Carol on Sep 16, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
Um estudo sobre a seita PRÓ-VIDA
Natanael RinaldiRevista Defesa da Fé nº 59 - agosto de 2003
 
A integração cósmica pregada pelo movimento de Celso Charuri
Um movimento estranho de caráter esotérico, sediado na cidade de São Paulo, já alcançoualgumas outras cidades do país.Embora não possamos defini-lo como uma sociedade secreta religiosa, como a Maçonaria, aTeosofia ou a ordem Rosa-Cruz, este movimento, porém, não deixa de manter um certo"secretismo" em relação às suas atividades e doutrinas, restritas aos seus membros. A curiosidadede alguns dos interessados só pode ser satisfeita com a condição de a pessoa matricular-se noscursos oferecidos pelo Instituto.Quase todas as circulares, por meio das quais são oferecidas instruções aos participantes doInstituto, apresentam a seguinte declaração (ou pergunta) em manchete: "Como vai a sua mente?".Com isso, demonstra que sua preocupação maior é o desenvolvimento da mente, cujo objetivo éfazer que o participante chegue ao que denominam "Integração cósmica".
O que é realmente a Pró-Vida?
Deixemos que o dr. Celso Charuri, idealizador e fundador da entidade, responda à pergunta: "aPró-Vida é um Instituto, com sede na capital de São Paulo, que se propõe a conduzir osinteressados a uma integração cósmica".A fim de colocar o leitor a par da referida entidade, prosseguimos com as indagações.O que significa integração cósmica?"Significa fazer que o homem amplie sua visão em relação ao `habitat' em que vive. Em simplespalavras, significa sair do seu egocentrismo, depois de sua cidade, depois do seu estado, depoisde seu país, depois de seu planeta, depois de todos os planetas e as sim por diante, até descobrir que ele é uno e todo ao mesmo tempo, e que dentro dele brilha a mesma centelha divina quetambém está presente numa bactéria do mais longínquo planeta imaginável".E como a Pró-Vida conduz os interessados a este propósito?"Por intermédio de nove cursos, nos quais são discutidos e analisados temas dentro da esferamental, física e espiritual".Lá se pratica treinamento mental? "Sim, de uma forma ordenada, por profissionais capacitados,representados por médicos, fisiologistas, psicólogos e filósofos".Em que consiste o treinamento mental?"Consiste numa série de processos, que visam a retirada dos véus que impedem ao homem acaptação de vibrações energéticas que nos cercam".O que acontece quando estes véus são retirados?"Acontece uma ampliação de consciência, até chegar à consciência cósmica".Que benefício isto traz ao homem?
 
"Com a ampliação da consciência, o homem conhecerá a Verdade que o levará à Justiça, que lhedará liberdade e, finalmente, o homem encontrará a almejada paz".E o que é a central geral dos dízimos? "É, em resumo, o ato manifestado, ou seja, a ação que éprópria do homem integrado cosmicamente. Em outras palavras, é o privilégio de ser nas mãos dequem dá"' (grifo do autor).Diante dos pontos centrais expostos pela Pró-Vida, tecemos os seguintes comentários a respeito:
PANTEÍSMO
Pode-se afirmar que a Pró-Vida é mais uma entidade que integra o conceito do Movimento NovaEra. Que conceito é este? Administrar melhor a mente do indivíduo a fim de alcançar, pelodesenvolvimento da mente, sua própria divindade, tornando-se Um com o Todo.A Nova Era propaga que "Jesus nos ensinou a usarmos o que hoje a Ciência da Mente reconheceque é uma lei infalível e universal: o que você pede, o que você pensa e deseja, o que vocêmentaliza, acontece, porque o subconsciente é acionado para executar. No âmago dosubconsciente está o Pai, o eu "superiror".2Quando lemos a respeito de conceitos como os expostos, logo nos lembramos que este grupoadmite um princípio religioso conhecido como panteísmo, ensino próprio das religiões orientais,como o budismo, o hinduísmo, o taoísmo, entre outros. Este ensino admite que tudo é Deus eporque tudo é Deus, então Deus, como um ser pessoal espiritual, não existe. Para este conceito, aidentidade Pró-Vida dá uma nova nomenclatura: "integração cósmica". Nos outros movimentosocultistas, a expressão é "consciência cósmica".Segundo o dr. Celso, "integração cósmica" é sair do egocentrismo [...] até nos unirmos no DeusUno e Todo.
A ORAÇÃO DO PAI-NOSSO
Ao ensinar a oração do Pai-nosso, Jesus incluiu uma súplica que deveria ser repetida todas asvezes que ela fosse feita: "... seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mt 6.10).Ao contrário da oração-modelo recomendada por Jesus - "seja feita a tua vontade, assim ria terracomo no céu" - houve alguém num passado longínquo que fez uma oração diferente, dentro dosmoldes a que se propõe a Pró-Vida com seus cursos de desenvolvimento mental, sugestionando oconceito de "nos unirmos no Deus Uno e Todo". A pessoa em questão foi Lúcifer, o líder dos coroscelestiais. A sua oração está dita nos seguintes termos: "Eu subirei ao céu, acima das estrelas deDeus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, ao lado do norte.. Subireisobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" (Is 14.13,14).A vontade de Deus já não era mais importante para Lúcifer. Ele tinha decidido "fazer a sua própriavontade". E, com um terço das hostes angelicais, ele lançou a sua rebelião. Foi um esforçoabortado porque Deus reagiu rapidamente. As legiões de anjos que acompanharam Lúcifer foramlançadas fora do céu como estrelas cadentes. O domínio de Lúcifer foi imediatamente reduzido doestado celestial para um posto distante do universo chamado terra. O seu espírito de anarquiacontra-explodiu da maneira mais terrível. No entanto, Lúcifer, agora Satanás, não admitiria derrotaou erro. Então começou a procurar outras vítimas as quais pudesse enganar para fazer o seutrabalho, como ele tinha feito com os anjos ímpios. Seus olhos caíram sobre Eva e, imediatamente,pôs as mãos à obra.
 
"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinhafeito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Edisse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore queestá no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em quedele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gn 3.1-5).A frase de Satanás ainda não mudou: "É assim que Deus disse?". Sempre lançando dúvidas sobrea autoridade da Palavra de Deus. Deus tinha dado ordens específicas a Adão e Eva para que nãocomessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois, caso o fizessem,certamente morreriam. Satanás lançou a idéia de que talvez Deus estivesse enganado e que elescertamente não morreriam. Ao contrário, seriam como deuses. Esta é a promessa do MovimentoNova Era e de seu Instituto menor, a Pró-Vida.Diz o dr. Celso que a "'integração cósmica' é sair do egocentrismo [...] até nos unirmos no DeusUno e Todo".As teses básicas da doutrina panteísta são:a) Nada existe, exceto a matéria.b) Deus e o universo são idênticos.c) Todas as coisas, corpóreas ou espirituais, emanam da substância divina.d) A substância divina torna-se todas as coisas por manifestação ou evolução de si mesma.e) Deus é um ser universal e indefinido que, ao determinar-se a si mesmo, compõe o universo queé diversificado em gêneros, espécies e indivíduos.
UM DEUS PESSOAL
Ao contrário, a Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só Deus. Os judeuspronunciam em altos sons: "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás,pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças"(Dt 6.4,5).O próprio Deus afirma sua singularidade: "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória,pois, a outrem não darei" (Is 42.8).O apóstolo Paulo ensina também que devemos descobrir "qual seja a boa, agradável, e perfeitavontade de Deus para as nossas vidas" (Rm 12.2). Este Deus revelou-se na Bíblia como o Pai, oFilho e o Espírito Santo (Mt 3.16,17; 28.19; 2Co 13.13).
ETAPAS PARA ALCANÇAR A PAZ
Além de oferecer aos seus alunos condições de alcançarem a integração cósmica, o dr. Celsodeclara:"Com a ampliação da consciência, o homem conhecerá a Verdade. Esta o levará à Justiça, que lhedará Liberdade e, finalmente, o homem encontrará a almejada Paz".Em outras palavras, alcançar a paz por caminhos diferentes dos apontados na Bíblia.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->