Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
15Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
folclore brasileiro

folclore brasileiro

Ratings: (0)|Views: 3,173 |Likes:
Published by danielezamorano

More info:

Published by: danielezamorano on Sep 16, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/06/2012

pdf

text

original

 
Atividade 01 - Nosso Folclore, Nossa gente
1. Lendas. Esta modalidade literária pode ser definida como a narrativa que explica o surgimento dealgum elemento do universo, ensina e fixa costumes e crenças de determinada região. Sua funçãoexplicativa e normativa faz com que os povos, ao longo de sua história, preservem esses relatos,transmitindo-os de geração em geração. Observa-se que, seus personagens, aparecem seressobrenaturais pertencentes ao imaginário do povo da região em que ela se desenvolve.A estrutura da lenda é semelhante à das narrativas tradicionais, isto é apresenta três partes distintas:introdução, desenvolvimento e conclusão.2. Após a explicação desse gênero literário, proponha aos alunos que acessem o site:Site de dicas.3. Nesse site serão encontradas as lendas mais conhecidas do Brasil. Leia junto com seus alunos cadauma delas: A lenda do Curupira. O boi-tatá, Martinta Perera, O Lobisomem, A mula-sem-cabeça, Amulher da Meia Noite.4. Divida a sala em 6 equipes. Cada equipe ficará responsável por uma lenda. Os alunos farão odesenho e escreverão as características de cada personagem, e cada equipe explicará para o restanteda turma o seu personagem.5. Não esqueça de montar um painel com todas as lendas trabalhadas.6. Se quiser, escolha um tema de preferência da turma e produzam um texto coletivo da modalidadelenda.
Saiba mais!
Acesse o siteSua pesquisa. Nesse site você encontrará as lendas mais conhecidas.
Referências Bibliográficas
Material Didático Expoente - volume 3 - Língua Portuguesa.SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização. Do plano do choro ao plano da ação. PortoAlegre: Artmed, 2001.
– Atividade 02 -Tradições populares
A partir de uma discussão sobre folclore brasileiro, identificando alguns elementos característicos, oprofessor entrará no siteFolcloree mostrará como o folclore representa a identidade cultural de nossopovo. Clique no ícone "Folclore" e, para tornar a discussão mais interessante, entre no ícone"Simpatia" e depois em "Males - doenças naturais"; aí os alunos se depararão com uma série deindicações de medicina popular para a cura de vários problemas de saúde. Um desdobramentopossível é que os alunos chequem a veracidade de determinadas indicações das tradições populares.Ainda mostrando a força da cultura popular, pode-se acessarWWFe, clicando em "Fauna e flora",basta escolher algum animal; sugerimos os golfinhos rotatórios e o panda, pois são mais comoventese as imagens são muito boas.No siteAnimalasiapodemos ver como a ignorância tem levado povos de diversos países a cometerematrocidades contra os animais, como a extração da bile de ursos pandas (considerada afrodisíaca)ainda vivos.Objetiva-se criar um debate quanto aos aspectos positivos e negativos das tradições populares. Isso
 
dará margem a inúmeros desdobramentos, principalmente porque é comum que os próprios alunosrelatem experiências a esse respeito.
Referência Bibliográfica
Material Didático Expoente, Língua Portuguesa, 5ª série, volume 04, unidade 01.
– Atividade 03 - A História do Folclore
 O folclore começa dentro da nossa casa, na nossa comunidade. Para saber mais sobre folclore, acesseo siteNova EscolaEdição janeiro/fevereiro de 1999.Das guerras medievais e das passagens bíblicas até as intrigas palacianas na África o folclore poderender aulas fascinantes.
Reflexo/Pedro Vargas
 
Ruas de São Manuel (SP) enfeitadas para o Corpus Christi: atradicional festa católica é comemorada no país inteiro comcerimônias religiosas.
 Elas são coloridas, alegres, devotas. Seusparticipantes rezam, cantam, dançam e até simulam batalhas medievais. As festas folclóricasbrasileiras são uma fonte preciosa da história do nosso povo. De origens conhecidas ou anônimas,elas guardam em sua essência – que é também a da formação do povo brasileiro – elementos dediferentes culturas. Trabalhar com as festas folclóricas em sala de aula não é apenas uma maneira decontar a nossa história. É, sobretudo, um instrumento para revelar e reforçar a identidade dos alunos.
Folclore se aprende em
As manifestações culturais de um grupo social – festas, crenças, superstições, danças – sãoconsideradas folclore desde que sejam tradicionais (praticadas há várias gerações), funcionais(satisfaçam necessidades da comunidade) e tenham aceitação coletiva. Segundo o antropólogo efolclorista Tião Rocha, presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento de Belo Horizonte,é fundamental que os alunos identifiquem o folclore onde eles vivem e não tenham a sensação de queé preciso ir buscá-lo em lugares distantes. “Todos nós, independentemente de classe social e faixaetária, somos portadores de folclore”, afirma ele. Por isso, qualquer trabalho escolar sobre as festaspopulares deve ser precedido por uma pesquisa das manifestações folclóricas dentro de casa, nobairro e na comunidade. Só então o aluno estará preparado para estudar outras manifestaçõesculturais, sem considerá-las exóticas. Tião desenvolveu um roteiro de pesquisa sobre folclore jáaplicado, com sucesso, em várias escolas da capital mineira. Nele, alunos de 1ª a 8ª série pesquisamem casa, entrevistando pais, avós e vizinhos sobre temas que revelem a existência de raízes
 
folclóricas.2. Após a leitura, proponha aos alunos que façam uma entrevista com seus pais e avós sobre osseguintes temas:a. Qual era seu brinquedo preferido? De que era feito?b. Que brincadeiras faziam as crianças na sua época e com quem brincava?c. Que tipo de comida era servida em dias de festa?d. Que história gostava de ouvir quando criança? Quem contava?3. Compare as respostas dos pais e dos avós. Elabore uma listagem com as brincadeiras e osbrinquedos mais citados.a. Faça um levantamento das brincadeiras mais citadas e monte um gráfico para observar qual é apreferida.b. Escolha a brincadeira mais citada e brinque com seus colegas. Faça oregistro através de um relatório.c. Dramatizem a história que mais foi citada e produzam um texto coletivo.
Sugestão:
Proponha um lanche comunitário com os avós, para o qual poderão trazer uma comidaque relembre sua infância; trazer um brinquedo antigo. Durante o lanche, promover a troca deexperiências com os demais, enriquecendo mais o trabalho.Assim, os alunos perceberão que, como eles, existem outras pessoas em outros lugares que tambémpossuem hábitos, costumes e tradições próprias e as atividades sobre folclore farão mais sentido.
Referências Bibliográficas
Material gráfico apostilado Expoente volume 3.
– Atividade 04 - Histórias do Povo - Lendas
1. As manifestações folclóricas brasileiras são muito ricas e diversificadas. Entre estas inúmerasmanifestações, destacamos as lendas como forma de iniciar um trabalho mais detalhado sobre ofolclore brasileiro.Inicie a atividade explicando à turma que as lendas são histórias contadas pelos povos para explicarseus medos, suas crenças e os fenômenos da natureza.Solicite, então, aos alunos, que acessem o endereçoCanal kidse leiam as informações a respeito dodia do folclore e de alguns personagens muito conhecidos pelo povo brasileiro.2. Prossiga a atividade indicando o siteSite de Dicase solicitando que leiam as lendas sobre A Vitória-régia, A Mula sem cabeça, O Lobisomem e o Curupira.A linguagem apresentada é simples, o que facilitará a compreensão dos alunos.3. Na seqüência, verifique com a turma se conhecem alguma outra lenda e registre as informações noquadro.Proponha aos alunos uma pesquisa sobre lendas da região em que vivem, para que sejamapresentadas à turma em forma de teatro (fantoches, teatro de vara, teatro de sombras, etc.).No siteSite de Dicasseus alunos poderão realizar uma pesquisa detalhada, tendo em vista que eletraz informações e de acordo com cada região do país.4. Assim que concluírem a pesquisa, divida a turma em grupos de acordo com o número de lendas

Activity (15)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Carlos da Silva liked this
Diego Prestia liked this
Rodolfo Ferraz liked this
carlospedreira liked this
tereneves liked this
Bruno Matos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->