Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
74Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Revisao Economia Política - DIREITO OPET - 1

Revisao Economia Política - DIREITO OPET - 1

Ratings: (0)|Views: 16,445 |Likes:
Published by cesarcosta_opet
QUESTÕES PARA ESTUDO DA PROVA DE ECONOMIA POLÍTICA - 1º BIMESTRE
QUESTÕES PARA ESTUDO DA PROVA DE ECONOMIA POLÍTICA - 1º BIMESTRE

More info:

Published by: cesarcosta_opet on Sep 17, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/05/2014

pdf

text

original

 
ECONOMIA POLÍTICA
1) Por que os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassezde recursos de produção?
- Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção sãoescassos; contudo, as necessidades humanas o ilimitadas, e sempre serenovam.
2) O que é um sistema econômico e como eles podem ser classificados?
- Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social eeconômica pela qual esorganizada uma sociedade. È um sistema deorganização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços queas pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem – estar.
Os elementos básicos de um sistema econômico são:
- Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem osrecursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, asreservas naturais e a tecnologia.- Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas.- Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são abase da organização da sociedade.
Os sistemas econômicos podem ser classificados em:SISTEMA CAPITALISTA OU ECONOMIA DE MERCADO
É aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e apropriedade privada dos fatores de produção. Pelo menos até o inicio do séculoXX, prevalecia nas economias ocidentais o sistema de concorrência pura, ondenão havia a intervenção do Estado na atividade econômica.Principalmente a partir de 1930, passaram a predominar os sistemas de economiamista, onde ainda prevalecem as forças de mercado, mas com a atuação doestado, tanto na alocação e distribuição de recursos como na própria produção debens e servos, nas áreas de infra - estrutura, energia, saneamento etelecomunicações.
 
SISTEMA SOCIALISTA, OU ECONOMIA CENTRALIZADA,
Caracteriza-se por forte intervenção, regulamentação e planificação por parte doEstado na economia.Ou ainda economia planificada, é aquele em que as questões econômicasfundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominandoa propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias demeios de prodão, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos.matérias - primas.Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidadesilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicosfundamentais: O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
O QUE E QUANTO PRODUZIR?
Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentrodo leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos asrespectivas quantidades a serem fabricadas.
COMO PRODUZIR?
A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizadospara a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. Aconcorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como vão seproduzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, dentre os métodos maiseficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.
PARA QUEM PRODUZIR?
A sociedade tetambém de decidir como seus membros participarão dadistribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependeránão só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, dadeterminação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios docapital, mas, também, da repartição inicial da propriedade e da maneira como elase transmite por herança.Em economia de mercado, esses problemas são resolvidos predominantementepelo mecanismo de preços atuando por meio de oferta e da demanda. Naseconomias centralizadas, essas questões são decididas por um órgão central deplanejamento, a partir de um levantamento de recursos de produção disponíveis edas necessidades do país.
 
3) Conceitue: Bens de Capital, Bens de Consumo, Bens Intermediários eFatores de produção.Bens e ServiçosBem
é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas.
Bens livres
: são aqueles que existem em quantidade ilimitada, não tem preço,não exigem esforço humano e sua utilização não implica uma relação econômica.Ex.: ar, luz do sol, mar.
Bens econômicos
: são relativamente escassos, tem preço e exigem um esforçohumano na sua obtenção. Divide-se em bens materiais e bens imateriais (ouserviços). Ex.: automóveis, alimentos, vestuário.
Bens materiais
: são os bens propriamente ditos, tangíveis. Quanto ao destinodividem-se em bens de consumo e capital.
Bens imateriais
(serviços): são intangíveis, não podem ser estocados, acabam nomesmo momento da sua produção.
Bens Privados
: são produzidos e possuídos privadamente.
Bens Públicos
: refere-se ao conjunto de bens fornecidos pelo setor público.
Bens de Capital:
são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas quenão se desgastam totalmente no processo produtivo. È o caso, por exemplo, demáquinas, equipamentos e instalações. São usualmente classificados no ativo fixodas empresas, e uma de suas características é contribuir para as melhorias daprodutividade da mão-de-obra.
Bens de Consumo:
destinam-se diretamente ao atendimento das necessidadeshumanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados comoduráveis (geladeiras, fogões, automóveis) ou como não-duráveis (alimentos,produtos de limpeza, )
Bens Intermediários:
são aqueles que são transformados ou agregados naprodução de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo(insumos, matérias-primas e componentes). Diferenciam-se dos bens finais, quesão vendidos para consumo ou utilização final. Os bens de capital, como não sãoconsumidos no processo produtivo, são também bens finais.

Activity (74)

You've already reviewed this. Edit your review.
Jessica Yohara liked this
Mariana Divino liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Kleia Marcelo Vidal added this note
legal
Kellen Lustosa liked this
Luccio Lee liked this
Graziela Ronconi liked this
mmpereira573 liked this
Rangel Costa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->