Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
34Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Bioquímica

Bioquímica

Ratings: (0)|Views: 2,973 |Likes:
Published by vanS2tuty

More info:

Published by: vanS2tuty on Sep 17, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/21/2013

pdf

text

original

 
Bioquímica
Introdução:
A Bioquímica é como o próprio nome indica a química da vida. É oramo da ciência que faz a ponte entre a
Química
, estudo das estruturas einterações entre átomos e moléculas, e a
Biologia
, estudo das estruturas einterações das células e organismos vivos. Visto que todos os seres sãoconstituídos por moléculas "inanimadas", a vida é no seu nível mais básicoum fenômeno bioquímico.Os conhecimentos bioquímicos nunca são estanques tendo elevadaaplicabilidade nas áreas mais diversas como a medicina e ciências dasaúde, indústrias farmacêutica, alimentar e química e na biotecnologia, queatualmente se vê no topo dos investimentos de várias empresas muito porcausa dos conhecimentos de bioquímica e biologia molecular que seacumularam na última metade do séc. XX.
Lipídios:
 
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada,apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte deenergia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além decolaborar na composição da membrana plasmática das células (osfosfolipídios).São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade emsolventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares),apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.Essa característica é de fundamental importância, mesmo oorganismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque ainsolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra eextracelular.Os lipídios podem ser classificados em óleos (substânciasinsaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nosalimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas(abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também nagema de ovo.Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, osesteróides e os cerídeos.
Cerídeos →
classificados como lipídios simples, são encontrados nacera produzida pelas abelhas (construção da colméia), na superfície dasfolhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exerce função deimpermeabilização e proteção.
Fosfolipídios →
moléculas anfipáticas, isto é, possui uma regiãopolar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar(calda hidrofóbica), que repele a água.
Glicerídeos →
podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) àtemperatura ambiente.
Esteróides →
formados por longas cadeias carbônicas dispostas emquatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismosvivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis(colesterol).Ácidos graxos ex:
 
Lipídios simples:

Activity (34)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
lavado9 liked this
Jessica Pires liked this
Janaina Nunes liked this
André Luiz liked this
Luciana Yuri liked this
Larissa Oliveira liked this
Carlos Ferreira liked this
Ligia Regel liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->