Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Codecs

Codecs

Ratings: (0)|Views: 335|Likes:
Published by Cineenterprise
Na área de gravação de Cd’s e de vídeo, existem termos que podem passar
despercebidos, mas escondem maravilhas. Um deles é o famoso codec, que tanto pode
significar COder/DECoder (ou seja, codificador/decodificador) quanto COmpression /
DECompression (compressão/descompressão).
Na área de gravação de Cd’s e de vídeo, existem termos que podem passar
despercebidos, mas escondem maravilhas. Um deles é o famoso codec, que tanto pode
significar COder/DECoder (ou seja, codificador/decodificador) quanto COmpression /
DECompression (compressão/descompressão).

More info:

Published by: Cineenterprise on Sep 20, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/19/2012

pdf

text

original

 
Codecs
Conheça essas ferramentas fundamentais para áudio e vídeo
 Na área de gravação de Cd’s e de vídeo, existem termos que podem passardespercebidos, mas escondem maravilhas. Um deles é o famoso codec, que tanto podesignificar COder/DECoder (ou seja, codificador/decodificador) quanto COmpression DECompression (compressão/descompressão).Um codec é basicamente um algoritmo, cuja função é comprimir dados quando vocêestá gravando e produzindo arquivos de áudio ou vídeo e descomprimir quando oarquivo está sendo executado.O intuito dessa compressão e descompressão de dados é justamente reduzir o tamanhodo arquivo sem que haja perda de qualidade, vantagem muito importante em uma épocade intensa propagação de conteúdo via internet. Além disso, o codec também tem afunção de fazer a codificação/decodificação de dados, ou seja, a conversão de sinaisanalógicos em digitais, que serão compreendidos por sistemas de computadores.Assim, arquivos de áudio e de imagens, que são inicialmente sinais analógicos,precisam ser codificados para que possam trafegar por computadores e outrosequipamentos similares. Depois, os sinais digitais voltam a ser decodificadosnovamente em sinais analógicos, ou seja, em arquivos de som e imagem propriamenteditos.Justamente por esse motivo, quando se fala em codec, geralmente estamos nosreferindo a ambos os progressos: o de codificação e o de decodificação, pois, nesseâmbito, eles são praticamente dependentes um do outro.Quando um arquivo de áudio ou de vídeo é comprimido, automaticamente é aplicadauma tecnologia que resulta em arquivos com novas extensões (diferentes dos arquivosoriginais). Esse novo formato pode ser alterado e manipulado por softwares específicos,especialmente desenvolvidos para essa função. Já na reprodução de um arquivo, ocorrea operação inversa: há um processo de descompressão, que permite reproduzir oconteúdo mediante a decodificação dos dados. Essa tradução é o que torna tãoimportante o papel dos codecs.Esses algoritmos podem ser empregados nas áreas de hardware, software ou em umacombinação de ambos.O funcionamento de um codec do tipo software é bastante parecido com o de um plug-in: são pequenos programas embutidos ou feitos para um software maior. Em geral,temos notícias desses pequenos notáveis somente quando tentamos rodar um arquivo enão conseguimos por falta de um codec inesperado. Isso acontece porque grande partedos codecs já acompanha os aplicativos com que trabalham. Assim, muitas vezes nemtomamos conhecimento de sua existência.Já os softwares que usam os codecs não podem ser descartados. É por intermédio delesque o usuário consegue ter acesso um codec. Os principais softwares que usam codecssão os encoders, responsáveis por converter formatos de arquivos, e os players, quefazem a descompressão e tornam possível a reprodução de dados.
*CÓPIA QUE NÃO É IGUAL AO ORIGINAL*
 
 
 É interessante notar que a utilização de codecs não significa, necessariamente, umarquivo igual ao original. Os métodos de compressão sem perda não produzemarquivos compactos. A taxa de compressão fica entre 1:2 e 1:4, o que dificulta atransferência dos arquivos, que pode permanecer um tanto quanto pesado.Já nos métodos com perda de qualidade, não há uma taxa padrão, já que cabe aousuário indicar o quanto de perda de compressão deverá empregar – é o que acontece,por exemplo, na geração de músicas em
mp3
.Os métodos de compressão podem ser simétricos ou assimétricos. Os simétricosrealizam as mesmas operações para comprimir ou descomprimir os arquivos, enquantoos assimétricos fazem a leitura aleatória dos dados, procurando a melhor maneira dereduzir bits e compactar uma seqüência de dados. A compressão usada para gravar umDVD, por exemplo, é assimétrica, assim como a maior parte dos métodos decompressão de vídeo.Alguns players já fazem a conversão de formatos sem compressão para arquivosmenores, utilizando os codecs instalados no próprio sistema. Entre os players que jávêm com a opção de conversão, estão o MusicMatch Jukebox e o BSPlayer.
Diferentes Tipos de Codecs
 Agora que você já sabe o que é um codec, conheça o seu funcionamento. Vamosaprender um pouco mais sobre os diferentes tipos disponíveis atualmente.
*CODECS DE ÁUDIO*
 
AC3 (Áudio Coding 3 ou Dolby Digital)
Também conhecido como Dolby Digital, este codec possui tecnologia avançada decompressão de áudio que permite codificar dados em até seis canais separadamente.
Ogg Vorbis
Codec rival em potencial ao MP3 e que vem ganhando adeptos por causa de sua taxa decompactação, aliada do fato de ser um formato open source, livre de quaisquer patentes epagamentos de royalties.
LAME (Lame Ain´t na mp3 Encoder)
Tido como um dos melhores codecs para a criação de MP3. Por ter licença GPL, suatecnologia possui código aberto, permitindo que melhorias sejam efetuadas.
MP3 (MPEG Layer – 3 Audio Coder)
Esta sigla dispensa apresentações. Codec official do MP3 que oferece excelente qualidade desom em um arquivo relativamente pequeno (um minuto de áudio equivale a um arquivo de 1MB).
Real Áudio
 
Formato padrão da Real Networks (extensões .RA, .RAM ou .RM). Primeiro formato a serdisponibilizado em streamings na Internet e transmissões em tempo real. Era o mais comum atéa popularização do MP3. Usa compressão percentual como o MP3, mas tem um algoritmodiferente. A qualidade em streaming não é das melhores e o arquivo não é compatível comoutros players.
WMA (Windows Media Player)
Formato criado pela Microsoft para disputar com o MP3 o mercado de compressão de áudio.Apesar de seus freqüentes problemas na reprodução de sons graves, o WMA possui uma altataxa de compactação, com qualidade mediana em relação aos MP3 gravados sob taxas defreqüências de 44 KHz.
AAC (Advanced Áudio Coding)
Formato de compressão desenvolvido pela Apple para o Ipod e seu software de músicasiTunes. Comprime com mais qualidade que o MP3 a 64 Kbps e suporta proteção de direitoautoral dos arquivos, sendo a base para a iTunes Store, A proteção criptográfica do AAC foiquebrada por “DVD Jon” Johansen em 2003, o mesmo autor da quebra da encriptação daregionalização dos DVDs.
 Formatos sem Compressão
 
WAVE (Waveform Áudio File Format)
Formato de audio feito pela IBM e a Microsoft para gravação de CDs destinados a sistemas desom tradicionais. Próprio da plataforma Windows, é um formato não-comprimido, ou seja, ébem maior do que os arquivos codificados. Pode possuir vários blocos de informaçõesadicionais, que funcionam como as tags ID3 do MP3.
AIFF (Áudio Interchange File Format)
Encontrado nas extensões AIF ou IEF, é um formato não-comprimido, desenvolvido pelaApple para gravação de CDs de áudio comuns a ser utilizado principalmente nos computadoresMacintosh. Funciona como .WAV do PC, e pode ser tocado por diversos players, como oWindows Media Player e o QuickTime.
MIDI (Musical Instrument Digital Interface)
Protocolo usado para controlar a transferência de dados entre instrumentos eletrônicos. Éencontrado principalmente em sintetizadores, teclados e celulares.
AU
Padrão da linguagem Java, foi desenvolvido pela Sun e pela Next e é utilizado em estaçõesUnix*
CODECS DE VÍDEOS
*
DivX

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
eduolfer liked this
fridaymoon liked this
darimoreira liked this
darimoreira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->