Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
63Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA AO MEIO AMBIENTE E AS MANIFESTAÇÕES DE CIDADANIA AMBIENTAL

A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA AO MEIO AMBIENTE E AS MANIFESTAÇÕES DE CIDADANIA AMBIENTAL

Ratings: (0)|Views: 27,465 |Likes:
Published by Jvs

More info:

Published by: Jvs on Sep 21, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/23/2013

pdf

text

original

 
A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLNCIA AO MEIO AMBIENTE E ASMANIFESTAÇÕES DE CIDADANIA AMBIENTAL.JEFERSON VALDIR DA SILVA
1
Mestrando do curso de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidadedo Vale do Itajaí.
Introdução
O meio ambiente
2
é um dos temas mais debatidos na sociedadecontemporânea, visto a sua importância e complexidade
3
. Em todos osrecantos do mundo a cada dia que passa deteriora-se a qualidade ambiental econsequentemente a qualidade de vida.Há poucas décadas atrás as discussões mundiais eram apenas focadasem poluição local e a curta distância. Hoje este tema é deveras complexo,transfronteiriço, e alcança até mesmo uma dimensão planetária. Exemplo dissotemos os efeitos globais
4
, como: o efeito estufa e as mudanças climáticas.
1
Formado em Segurança Pública pela UNIVALI, em Direito e Pós-Graduação “latu sensu” em EducaçãoAmbiental pela UNIDAVI, atua como Comandante da Polícia Ambiental do Alto Vale do Itajaí. Email: jvsambiental@yahoo.com.br.
2
DEEBEIS citando José Afonso da Silva diz que: “O
conceito de meio ambiente
há de ser, pois,globalizante, abrangente de toda natureza original e artificial, bem como os bens culturais correlatos,compreendendo, portanto, o solo, a água, o ar, a flora, as belezas naturais, o patrimônio histórico,artístico, turístico, paisagístico e arqueológico.” DEEBEIS, Toufic Daher.
Elementos de direitoambiental brasileiro.
São Paulo: Leud, 1999. p. 26.
3
“Os problemas com que as sociedades contemporâneas e o sistema mundial se confrontam no fim doséculo são complexos e difíceis de resolver.” SANTOS, Boaventura de Souza.
Pela Mão de Alice - Osocial e o político na pós-modernidade.
3º ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 319.
4
Por Efeitos Globais ROCHA nos ensina que: “A Primeira consideração sobre o assunto é a temperaturado sistema terra-atmosfera. A Terra ‘’e receptora da radiação termal do sol. A constante solar: 440Btu/hr/ft² (equivalente a 2 cal/cm²/min) revela a caloria que é recebida na atmosfera terrestre. Estes fatossão conhecidos, mas o que não esta elucidado é a função da atmosfera e dos oceanos na redistribuiçãodesta entrada de energia solar por todas as latitudes. Definem-se três efeitos globais que o ar poluído provoca no homem e à natureza como um todo: a) Efeito Casa-Verde devido ao CO2; b) Efeito MudançaClimática; c) Efeito Estufa. De 1840 até a década de 1940 a temperatura da atmosfera vem aquecendo0,6º C e algumas vezes esfriando 0,3º C por ano. A presença do CO2 no ar reduz a perda de calor por irradiação infravermelha. Isto pode causar um aumento da temperatura da orem de 1,1º C na temperaturamedia do planeta. Origem do CO2: queima de combustíveis fosseis, processo de respiração, atividade
 
Como o passar dos anos, e devido ao aproveitamento dos recursosnaturais como fonte de rendimentos, aliado ao pensamento de fontesinesgotáveis de recursos naturais, os problemas ambientais tornaram-se maisgraves.Desta feita, o processo de globalização exerce influência nas questõesambientais, já que retira do Estado o controle sobre estas questões; o território,torna-se cada vez menos importante frente aos problemas ambientais, estesque são transfronteiriços.Com este processo, floresce a economia ecogica que faztransformações significativas na estrutura produtiva das empresas, junto aestas mudanças, nasce um novo sistema da gestão ambiental. Graças aosavanços tecnológicos surge um novo sistema criado pela globalização.A importância do meio ambiente para a qualidade de vida da populaçãoé ponto central e comprovado, devido a essa importância começa a ser motivosde discursos internacionais.Os problemas ambientais, nesta direção, também são aclamados emfóruns internacionais, já que estes não estão restritos a apenas alguns países,são problemas transnacionais.Para tanto, o meio ambiente é um bem econômico essencial àsatividades humanas, exigindo a necessidade de mudaas do atualdesenvolvimento, que é voltado apenas à exploração e utilização dos recursosnaturais. Utilização esta, que vêm ocasionando mudanças radicais no meioambiente global.
vulcânica, queimadas, decomposição de matéria orgânica. De um modo geral, admite-se que, por meio dafotossíntese e da respiração, a produção de oxigênio e o consumo de CO2, pelas plantas, e o consumo deO2 e produção de CO2 nos outros seres vivos, por serem processos antagônicos, estejam equilibrados. Oque põe em risco este balanceamento é a queima intensa dos combustíveis fósseis, bem como da própriamadeira e da vegetação em geral. A combustão substitui a decomposição ou a respiração orgânica: produzcalor com consumo de oxigênio e combustíveis (composto orgânico) com a liberação de gás carbônico. Adevastação das florestas (para queimada de madeira, bem como para outras aplicações) e a poluição daságuas podem comprometer a produção e a reserva de oxigênio na Terra. A energia perdida na queima de 1Km² de floresta equivale à energia solar que pode ser aproveitada neste mesmo Km² (1 Km² de florestaqueimada corresponde a 1 Mega Cal). Os componentes mais importantes do sistema climático são, alémda atmosfera, os oceanos e as calotas de gelo com as usa enormes capacidades caloríficas, as quaisdirecionam o comportamento da atmosfera, e também da vegetação, que pode armazenar a umidade dosolo e determinar a reflexão da luz solar. Em mais de 50%, as emissões de monóxido de carbonorepresentam, atualmente, a principal causa com efeitos sobre o clima. Devido à elevada concentração deoligogases na atmosfera, a irradiação térmica procedente da Terra é absorvida, sendo assim deslocado oequilíbrio radioativo com o solo no sentido de um aquecimento da troposfera, esfriando-se, ao mesmotempo, a estratosfera.” ROCHA, José Sales Mariano da.
Educação Ambiental Técnica para os ensinosFundamental, Médio e Superior
, 2º ed. Santa Maria: Imprensa Universitária. 1999. p. 24-5.
 
Também as questões sociais são intimamente ligadas às questõesambientais, para tanto, a defesa do meio ambiente passa a ser um desfio asociedade global. Estes desafios e estas mudanças só poderão ocorrer com aparticipação popular, através do exercício da cidadania ambiental.A gestão dos bens ambientais clama pela participação social, mas istosó ocorrerá se for proporcionado ao cidadão à informação, à participação e oacesso à justa, bem como os instrumentos condizentes ao EstadoDemocrático e Ambiental de Direito.
A Globalização e as questões ambientais

Activity (63)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
mogifernando liked this
lzfoletto liked this
Erinalda Damasceno Costa added this note
é uma merda essa pesquisa
Cleide Lopes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->